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Tipo: Dissertação
Título: Estilo de liderança do enfermeiro: construçãoe validação de instrumento de avaliação.
Autor: Ferreira, Maria Beatriz Guimarães 
Primeiro orientador: Simões, Ana Lúcia de Assis
Resumo: A liderança no contexto hospitalar constitui tema de grande interesse por ser uma ferramenta capaz de promover mudanças na prática de trabalho e melhorias na qualidade da assistência. Diante da indisponibilidade de um instrumento específico de liderança que contemplasse atividades assistenciais executadas em qualquer unidade de internação, o objetivo desse estudo foi construir um instrumento para mensuração dos estilos de liderança do enfermeiro, na perspectiva da Teoria Situacional, bem como realizar validação aparente e de conteúdo, e avaliar propriedades métricas do instrumento. Trata-se de estudo metodológico, desenvolvido de acordo com as etapas: elaboração do instrumento com 26 atividades assistenciais, dividido em 06 domínios (cuidados básicos, medicações, procedimentos invasivos, curativos, orientações, anotações, geral); validação aparente e de conteúdo pelo julgamento de juízes especialistas na área; estudo piloto; validade de critério a partir de variáveis profissionais do líder e análise de confiabilidade, por meio do teste e re-teste, em um intervalo de 15 dias. Realizado num hospital de ensino no interior de Minas Gerais, com participação de 46 enfermeiros, pareados a 46 técnicos/auxiliares. Quanto à validade, todos os domínios assistenciais apresentaram poder discriminativo para uma liderança desejável, no entanto não houve diferença estatisticamente significativa. Considerando gerenciamento como o critério mais importante para procedimentos invasivos, a análise do poder a posteriori revelou que a diferença estatística, para um nível de significância de 0,05, seria alcançada com um tamanho amostral 3 vezes maior. Na análise de confiabilidade, os domínios cuidados básicos (k=0,41; p=0,01), procedimentos invasivos (k=0,54; p<0,001); anotações (k=0,42; p<0,001) e o geral (k=0,51; p=0,03) apresentaram concordância moderada e foram estatisticamente significativos. O domínio medicação (k=0,37; p=0,01) apresentou valor de p estatisticamente significativo e uma confiabilidade regular. Os domínios curativos e orientações não apresentaram diferenças estatisticamente significativas e concordâncias desprezíveis, respectivamente, K=0,01 e K=0,16. Interessante ressaltar que o estudo indicou grande proporção de respostas discordantes nas opiniões dos líderes e liderados, o que pode ter interferido nos valores da validade e confiabilidade. Os resultados, descritivamente, apontam que o instrumento Liderança do Enfermeiro Avaliação do Líder e Avaliação do Liderado pode constituir-se em um instrumento válido e confiável, podendo ser aplicado em ambiente hospitalar; porém, é necessário que este instrumento seja aplicado em populações maiores e heterogêneas, a fim de melhor avaliar suas propriedades métricas.
Resumo: The leadership in the hospital context is subject of great interest for being a tool capable of promoting changes in the work practice and improvements in the quality of care. Given the unavailability of a specific instrument of leadership that encompassed care activities performed in any inpatient unit, the aim of this study was to design an instrument to measure the leadership styles of the nurse in the perspective of the Situational Theory, as well as to perform apparent validation and of content, and to evaluate parameter properties of the instrument. It is a methodological study, developed according to the steps: the elaboration of the instrument with 26 care activities, divided into 7 domains (primary care, medication, invasive procedures, dressings, guidelines, notes, general); apparent validation and of content by judgment of expert judges in the area; pilot study; validity of criteria from professional variables of the leader and analysis of reliability through test - re-test during an interval of 15 days. It was carried out in a school hospital in the countryside of Minas Gerais, with the participation of 46 nurses paired to 46 technicians/assistants. As to the validity, all care domains presented discriminative power for a desired leadership however there was no statistically significant difference. Considering management as the most important criteria for invasive procedures, the analysis of a posteriori power revealed that the statistical difference for a significance level of 0.05 would be reached with a sample size three times bigger. In the analysis of reliability, the primary care domain (k=0.41; p=0.01), invasive procedures (k=0.54; p<0.001); notes (k=0.42; p<0.001) and general (k=0.51; p=0.03) presented moderate agreement and were statistically significant. The medication domain (k=0.37; p=0.01) presented statistically significant p value and regular reliability. The domains dressing and guidelines did not present statistically significant differences and concordances were insignificant, K=0.01 and K=0.16 respectively. It is interesting to remark that the study indicated large proportion of discordant answers regarding the opinion of leaders and followers which might have affected the validity and reliability values. The results described indicate that the instrument Leadership of the Nurse Evaluation of the Leader and the Follower can be a valid and reliable instrument which can be applied to hospitals, but it is necessary that this instrument to be applied to larger and heterogeneous populations in order to better evaluate its metric properties.
Palavras-chave: Liderança
Estudos de validação
Gerenciamento da prática profissional
Equipe de enfermagem
Leadership
Validation studies
Practice management
Nursing team
Nursing staff
Área do CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: BR
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Atenção à Saúde das Populações
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Citação: FERREIRA, Maria Beatriz Guimarães. Estilo de liderança do enfermeiro: construçãoe validação de instrumento de avaliação.. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde das Populações) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Data do documento: 15-Dec-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde

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