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dc.creatorSOUZA, Rebeca Ainoã-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3198060841337142por
dc.contributor.advisor1CASTRO, Sybelle de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8874475622392551por
dc.date.accessioned2016-07-18T19:59:17Z-
dc.date.issued2014-12-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Rebeca Ainoã. Avaliação da integração das ações e serviços na assistência ao portador de Tuberculose em Uberaba/MG. 2014. 119f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.por
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou avaliar a integração das ações e serviços na assistência ao portador de Tuberculose (TB) em Uberaba/MG e identificar, dentro das dimensões estudadas, as ações e serviços com maior e menor integração. Pesquisa observacional, seccional, com abordagem quantitativa realizada em Uberaba/MG. Coletaram-se os dados no período de Abril a Junho de 2014 através da aplicação de um questionário estruturado e readaptado para o âmbito da TB. Participaram da pesquisa 101 profissionais das unidades de saúde (USs) da atenção primária, de uma unidade regional de saúde e do ambulatório de referência do município. Os dados foram analisados por técnicas descritivas, análise de variância e teste de Tukey. A atenção à TB foi avaliada nas dimensões: Organização da atenção à TB; Articulação com a comunidade; Autocuidado apoiado; Suporte à decisão; Desenho do sistema de prestação de Serviços; Sistemas de informação clínica e Integração dos componentes do modelo de atenção às pessoas com TB. Cada dimensão possuía 4 ou 6 componentes que foram pontuados de 0 a 11. Cada componente e as dimensões como um todo foram classificados em capacidades limitada, básica, razoável ou ótima para atenção à TB, segundo a definição: média < 3 = capacidade limitada; 3 ≤ média < 6 = capacidade básica; 6 ≤ média < 9 = razoável capacidade e média ≥ 9 = capacidade ótima. Por fim, procedeu-se à classificação geral do município pela média aritmética das dimensões avaliadas. Nenhuma dimensão foi classificada com ótima capacidade. Apenas a dimensão Desenho do sistema de prestação de serviços foi classificada com razoável capacidade, enquanto as demais obtiveram classificação com capacidade básica. A dimensão Articulação com a comunidade respondeu pelo pior desempenho avaliado. Como potencialidades da atenção à TB identificaram-se a realização do Tratamento Diretamente Observado (TDO) em todas as USs, a presença da articulação do Agente Comunitário com a equipe de saúde e a Comunidade e o fornecimento de informações e recomendações sobre TB para todos os usuários das USs abordadas. Em contrapartida, a ausência de benefícios e incentivos ao portador de TB, o pouco interesse dos gerentes das USs em relação ao controle da doença, a escassez de estratégias para o fortalecimento da Atenção Básica (AB) como local preferencial do tratamento da TB, a inexistência de parcerias entre os serviços de saúde e os recursos comunitários (Organizações Não-Governamentais, Pastorais, Igrejas, Centros Comunitários, dentre outros.) para o manejo do agravo, a não atuação dos Conselhos Locais de Saúde nas decisões referentes à TB, a capacitação deficiente dos profissionais das equipes de saúde, a incompletude dos Registros e ausência de um sistema de registro informatizado, representaram alguns dos pontos críticos observados na assistência ao portador de TB no município que prejudicam a continuidade do cuidado por meio da fragmentação deste e comprometem a resolutividade das ações e serviços prestados. Os serviços de saúde devem, através de estratégias que fortaleçam a AB como centro ordenador do cuidado e promovam a dissolução das fragilidades identificadas, formar uma rede integrada de ações e serviços para o acolhimento e resolução das demandas apresentadas pelos portadores de TB e seus familiares, provendo tais indivíduos de uma assistência contínua, integral e resolutiva.por
dc.description.abstractThis researched aimed to assess the integration of actions and services in Tuberculosis (TB) patient assistance in Uberaba/MG and identify, within the analyzed scope, actions and services with biggest and smallest integration. In order to do that, an observational and sectional research with a quantitative approach was carried out in Uberaba/MG. Data collecting took place from April to June 2014 via a structured questionnaire adapted to the TB scenario. The survey was made with 101 professionals from primary healthcare units (USs), from a regional health unit and from the city reference clinic. Data were analyzed by descriptive techniques, analysis of variance and Tukey test. The following dimensions of care to TB were evaluated: organization of TB care; interaction with the community; support to self care; support to decision; service system design; clinical information system and integration of the components of the model of care to TB carriers. Each dimension consisted of 4 or 6 components. Each component and dimensions as a whole were classified as limited, elementary, reasonable and excellent capacity of care to TB according to these standards: average < 3 = limited capacity; 3 ≤ average < 6 = elementary capacity; 6 ≤ average < 9 = reasonable capacity and average ≥ 9 = excellent capacity. Finally, the city was ranked according to the arithmetic mean of the assessed dimensions. None of the dimensions was ranked excellent capacity. The service system design dimension was the only one ranked reasonable capacity whereas the others were ranked elementary. Interaction with the community had the worst performance. As potentials to TB healthcare, it was possible to identify directly observed treatment (TDO) done in all USs, the presence of community workers joining the health team and the community, and the information recommendation offer about TB to everybody who uses the researched USs. On the other hand, the absence of benefits and incentives to TB patients, the small interest USs managers have towards controlling the disease, few strategies to strengthen basic healthcare (AB) as preferential place for TB treatment, the lack of partnerships between healthcare service and community resources (NGOs, churches, community centers, among others.) to handle severity, the absence of action from local health councils in decisions regarding TB, poor training of professionals in health teams, incomplete registries and lack of a computerized registry system are some of the critical points found in the assistance to the TB patient in the city and they undermine care continuity due to its fragmentation and compromise the resolution of actions and services. Health service ought to, by employing strategies which strengthen AB as a care center and promote the dissolution of the identified fragilities, stablish a network of actions and services for facing and meeting the demands presented by TB carriers and their families, giving them continuous and full assistance.eng
dc.description.abstractEsta investigación tuvo como objetivo evaluar la integración de las actividades y servicios de atención a los pacientes con tuberculosis (TB) en Uberaba/MG e identificar, dentro de las dimensiones estudiadas, acciones y servicios con integración mayor y menor. La investigación fue observacional, seccional, con enfoque cuantitativo, y fue realizada en Uberaba/MG. Fueron recogidos datos correspondientes al período entre abril y junio de 2014, mediante la aplicación de un cuestionario estructurado y readaptado a lo que respecta la tuberculosis. 101 profesionales de unidades de salud (USs) de atención primaria, de una unidad regional de salud, y del principal ambulatorio del município participaron de la investigación. Los datos se analizaron por técnicas descriptivas, análisis de varianza y prueba de Tukey. La atención dada a la tuberculosis se evaluó en las dimensiones: Organización de la Atención a la Tuberculosis; Articulación con la Comunidad; Apoyo al Autocuidado; Apoyo a la Decisión; Diseño del Sistema de Prestación de Servicios; Sistemas de Información Clínica y Integración de los Componentes del Modelo de Atención a las personas con TB. Cada dimensión tenía 4 o 6 componentes. Cada componente y las dimensiones en su conjunto fueron clasificados como limitado, básico, razonable o óptimo para capacidades de atención a la tuberculosis, de acuerdo con la definición: promedio <3 = capacidad limitada; 3 ≤ promedio < 6 = capacidad básica; 6 ≤ promedio < 9 = capacidad razonable y promedio ≥ 9 = capacidad óptima. Al fin, fue realizada la calificación general del municipio mediante el promedio aritmético de las dimensiones evaluadas. Ninguna de las dimensiones fue clasificada como óptima. La única dimensión clasificada con capacidad razonable fue la de Diseño del Sistema de Prestación de Servicios, mientras las demás dimensiones fueran clasificadas con capacidad básica. El peor desempeño evaluado ocurrió en la dimensión "Articulación con la Comunidad". Como características de la atención a la tuberculosis con potencial para mejoras se identificaron la realización de Tratamiento Directamente Observado (TDO) en todas las USs, la presencia y articulación Del Agente Comunitario con el equipo de salud y con la Comunidad, y el fornecimiento de informaciones y recomendaciones sobre la tuberculosis para todos los usuarios de las USs . A parte de eso, la ausência de incentivos y beneficios para los pacientes con tuberculosis, el bajo interés de los directivos de las USs en relación con el control de la enfermedad, la falta de estrategias para el fortalecimiento de la Atención Primaria (AP) como el sitio preferido de tratamiento de la tuberculosis, la falta de alianzas entre los servicios de salud y los recursos de la comunidad (Organizaciones no Gubernamentales, Pastorales, Iglesias, Centros Comunitarios, entre otros) para el manejo de la enfermedad, la falta de actuación de los Consejos Locales de Salud en las decisiones relativas a la tuberculosis, la formación profesional deficiente de los equipos de salud, el carácter incompleto de los registros y la ausencia de un registro informatizado, fueron algunas de las dificultades críticas que observamos en la asistencia a las personas con TB en el municipio que perjudican la continuidad de la atención a través de la fragmentación y comprometen la capacidad de resolución de las acciones y servicios prestados. Los servicios de salud deberían, a través de estrategias que fortalezcan la AP como un centro de ordenación de la atención y promueven la disolución de los puntos débiles identificados, formar una red integrada de programas y servicios para la acogida de los pacientes con tuberculosis y sus familias y la resolución de sus demandas, proporcionando a esos individuos una asistencia continua, integral y eficaz.spa
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/1434/Dissert%20Rebeca%20A%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagempor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTuberculosepor
dc.subjectAtenção Primária à Saúdepor
dc.subjectAvaliação de Serviços de Saúdepor
dc.subjectTuberculosiseng
dc.subjectPrimary Healthcareeng
dc.subjectHealth Services Assessmenteng
dc.subjectTuberculosisspa
dc.subjectSalud de Atención Primariaspa
dc.subjectEvaluación de Servicios de Saludspa
dc.subject.cnpqEnfermagempor
dc.titleAvaliação da integração das ações e serviços na assistência ao portador de Tuberculose em Uberaba/MGpor
dc.title.alternativeAssessment of integration of actions and services in Tuberculosis patient assistance in Uberaba/MGeng
dc.title.alternativeEvaluación de las actividades y servicios de integración para ayudar al portador de la Tuberculosis en Uberaba/MGspa
dc.typeDissertaçãopor
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