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dc.creatorSANTOS, Camila Souza dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9188316881882087por
dc.contributor.advisor1MOTA, Bruno Curcino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7108358377567474por
dc.date.accessioned2017-10-24T15:59:58Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Camila Souza dos. Cortiços: modos de ler e habitar. 2016. 147f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.por
dc.description.resumoDe acordo com Cosson (2014), o letramento literário consiste na apropriação da literatura enquanto linguagem. Nessa teoria, a leitura literária não ocorre de fato se o leitor não toma parte do que está lendo. Uma das formas de fazer com o que o aluno se aproprie da literatura é desenvolver estratégias que auxiliem no momento da leitura da obra Deste modo, tão importante quanto a escolha da obra é a proposta de trabalho que o professor irá desenvolver. Em sua obra, intitulada Letramento literário: teoria e prática, Cosson (2006) levanta uma série de propostas de atividades que contemplam o trabalho com o texto literário na escola. A sequência é muito pertinente à tese que defende a literatura não apenas como fruição. Dados os fatos, a presente pesquisa tem por objetivos fazer um levantamento teórico sobre a situação da leitura literária no ambiente escolar e propor uma sequência de atividades para o 8º ano do ensino fundamental, baseada nos princípios do letramento literário e na proposta de Cosson (2006). A seleção do livro Dez dias de cortiço, uma releitura de O cortiço, de Aluísio Azevedo, se deu pelo fato de a obra representar temas relevantes ao crescimento intelectual dos alunos e que estão fortemente presentes na realidade dos adolescentes envolvidos na pesquisa. Espera-se com a proposta dar um exemplo de atividade prática com o livro literário que sirva como fonte de pesquisa para outros professores da educação básica que buscam construir estratégias mais eficazes de promover o letramento literário.por
dc.description.abstractAs it is at Cosson (2014) the literary literacy is the appropriation of literature as language. At his theory literary reading do not happen if the reader do not take part of what is reading. One way to help the student appropriate literature it is to develop strategies that assist at the time of reading the literary work. Because of this it is important at the moment of choosing the literary work to choose as well the school activity that the teacher will develop. In his work entitled “Letramento literário: teoria e prática” Cosson (2006) come up with a series of activities that can be used in literary text in school. The sequence of this work is very relevant to the thesis that defends the literature not only as a way of enjoyment. This research aims to make a theoretical survey on the situation of literary reading in the school environment and propose a series of activities for the 8th grade of elementary school based on the principles of literary literacy as proposed at Cosson (2006). The selection of the book “Dez dias de cortiço” (a retelling of the book “O Cortiço” from Aluísio de Azevedo) was because the work represent relevant issues to the intellectual growth of the students and are strongly present in the reality of teenagers involved in the research. It is hoped that the proposal can be an example of practical school activity with the literary book which serves as a research resource for other teachers from basic education seeking to build more effective strategies to promote literary literacyeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2562/Dissert%20Camila%20S%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação básica.por
dc.subjectEnsino de literatura.por
dc.subjectLetramento literário.por
dc.subjectSequência expandida de Cosson.por
dc.subjectDez dias de cortiço.por
dc.subjectBasic education.eng
dc.subjectTeaching of literature.eng
dc.subjectLiterary literacy.eng
dc.subjectExpanded sequence of Cosson.eng
dc.subject“Dez dias de cortiço”.eng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleCortiços: modos de ler e habitarpor
dc.title.alternativeTenement: reading methods and dwelling.eng
dc.typeDissertaçãopor
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