Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/462
Tipo: Dissertação
Título: Ação do professor do primeiro ano do ensino fundamental: o lugar da corporeidade, da motricidade e dos jogos
Autor: RIOS, Fabíola Teixeira Araujo 
Primeiro orientador: MOREIRA, Wagner Wey
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a ação dos professores do primeiro ano do Ensino Fundamental, observando o lugar da corporeidade, da motricidade e dos jogos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica trazendo à tona vários autores de referência na área do desenvolvimento infantil, corporeidade, motricidade, jogos, brinquedos e brincadeiras. Após a finalização dos estudos, foram realizadas observações das ações de três professores de uma escola pública estadual e três professores de uma escola particular durante seis encontros com cada sujeito, perfazendo um total de 36 encontros de, aproximadamente, duas horas cada. A fim de atingir o objetivo almejado, definiu-se por uma abordagem qualitativa em pesquisa, com base na análise do fenômeno situado. Para esta análise, alguns passos metodológicos foram seguidos, tais como: leituras das descrições espontâneas tentando compreender a linguagem e ações dos professores; construção das unidades de significado; análise do discurso individual (ideográfica); análise reflexiva em busca da estrutura essencial do fenômeno (nomotética). Após a reflexão do fenômeno, chegou-se à matriz nomotética com doze unidades de significado individual, contendo grandes pontos de convergências, sinalizando um padrão de ações que, na construção dos resultados determinou alguns pontos de atenção, a saber: questões relativas ao conteúdo programático e organização do trabalho pedagógico do primeiro ano do Ensino Fundamental em relação aos jogos; questões da corporeidade, da motricidade e do corpo disciplinado; bem como o tema relação professor e aluno. Na conclusão, com base na interpretação perspectival do fenômeno, foram salientados alguns pontos de ansiedade e levantados pontos de alerta aos professores desta fase de escolarização. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética, por meio do Parecer nº 1.343.986.
Resumo: This paper have as its aim, to analyze the action of the first year teachers of elementary school, watching the place of the embodiment, the mobility and the games. It was done a bibliographic research bringing up several authors of reference in the field of child development, corporeality and motor skills, games, toys and plays. After the completion of the studies, it were carried out observations of the actions of three teachers of a public school and three teachers from a private school in the city of Araxá, MG, during six meetings with each subject, making a total of 36 meetings of approximately two hours each. In order to achieve the desired objective it was set a qualitative approach in research based on the analysis of the situated phenomenon. For this analysis some methodological steps were followed such as: readings of spontaneous descriptions trying to understand the actions and speeches of teachers; construction of units of meaning; analysis of individual speech; reflective analysis in the search of the essential structure of the phenomenon. After the reflection upon the phenomenon, it was reached to the nomothetic matrix, with twelve individual units of meaning with great convergence points signaling a pattern of actions that in the construction of the results determines some concerns with issues of the programmatic content and organization of the pedagogical work of the first year of elementary school in relation to the games, issues of embodiment, the motricity and disciplined body, as well as the issues of the relationship between teacher and student. In the conclusion, based on the interpretation from the perspective of the problem, some concerns and alerts were raised to teachers in this school phase. This study was approved by the Ethics Committee with the number: 1.343.986.
Palavras-chave: Corporeidade.
Motricidade.
Jogos.
Ação de Professores.
Embodiment.
Motricity.
Games.
Teacher action.
Área do CNPQ: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citação: RIOS, Fabíola Teixeira Araujo. Ação do professor do primeiro ano do ensino fundamental: o lugar da corporeidade, da motricidade e dos jogos. 2016. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós­Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 22-Feb-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Fabiola T A Rios.pdfDissert Fabiola T A Rios1,12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons