Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/69
Tipo: Dissertação
Título: Análise fatorial de correspondências múltiplas na análise de bancos de dados de tuberculose.
Autor: ANGELOTTI, Lucila Costa Zini 
Primeiro orientador: SCATENA, Lucia Marina
Resumo: O Brasil ocupa a 19ª posição no ranking da Organização Mundial de Saúde em incidência de casos de tuberculose (TB) e o estado de Minas Gerais é o responsável pela quarta maior carga da doença no país. O objetivo do presente trabalho foi analisar as características sociodemográficas e clínicas dos casos novos de TB notificados no estado de Minas Gerais no período de 2003 a 2010 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em relação ao tipo de tratamento indicado e ao desfecho do tratamento, utilizando-se a Análise Fatorial de Correspondências Múltiplas (AFCM). Os resultados mostraram que o desfecho abandono foi associado à ausência de informações. A cura esteve correlacionada às características médias e mais frequentes de casos de TB e maior a presença de informação, acompanhamento dos casos e indivíduos que realizaram o tratamento diretamente observado (TDO). O óbito a indivíduos com aids e forma clinica extrapulmonar. O TDO foi associado ao sexo masculino, escolaridade, raças preta e outras raças (amarela e parda), presença dos agravos associados alcoolismo e diabetes, baciloscopia de escarro (1ª amostra) positiva e no segundo mês negativa, teste tuberculínico não realizado ou reator fraco, teste de HIV negativo e forma clínica da doença pulmonar. O Tratamento autoadministrado foi associado ao sexo feminino, escolaridade maior que 9 anos, raça branca, presença de agravos associados como doença mental e outras doenças, baciloscopia de escarro (1ª amostra) negativa, teste tuberculínico reator forte e não reator. A utilização da AFCM permitiu resumir a informação contida em um grande número de variáveis e modalidades. Os resultados obtidos podem subsidiar a elaboração e destinação de ações de prevenção e combate à doença.
Palavras-chave: Tuberculose-Características sociodemográficas
Tuberculose-Características clínicas
Análise multivariada
Análise fatorial
Área do CNPQ: Doenças Infecciosas e Parasitárias
Idioma: por
País: BR
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Citação: ANGELOTTI, Lucila Costa Zini. Análise fatorial de correspondências múltiplas na análise de bancos de dados de tuberculose.. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Data do documento: 13-Mar-2013
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Lucila Angelotti.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.