Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBATISTA, Diego de Morais-
dc.creator.ID07912626697por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2962251233042359por
dc.contributor.advisor1CALDEIRA, Pedro Jorge Zany Pampulim Martins-
dc.contributor.advisor1ID01809906679por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4110419521142450por
dc.date.accessioned2019-06-26T18:44:37Z-
dc.date.issued2018-09-18-
dc.identifier.citationBATISTA, Diego de Morais. Avaliação técnica do trabalho desenvolvido no setor de acessibilidade, da assistência estudantil, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - estudo de caso. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/699-
dc.description.resumoO presente estudo é um relatório técnico, resultado de pesquisa para conclusão do Mestrado Profissional em Administração Pública, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Nele foi analisado, através de pesquisa de campo, bibliográfica e documental, o trabalho desenvolvido pelo Setor de Acessibilidade da UFTM, bem como suas dificuldades e necessidades de investimentos para otimização dos serviços prestados. Por fim, foram realizadas entrevistas com quatro alunos atendidos pelo setor, sendo um representante para cada grupo, definidos por: deficiência física, sensorial – visual, sensorial – auditiva e mental/transtorno de aprendizagem; um professor de cada um desses alunos; e dois gestores; além da análise de relatórios produzidos por alunos Tutores Inclusivos. A partir da confirmação das percepções dos serviços prestados, por meio das entrevistas e relatórios, foram elencadas vinte e quatro percepções que influenciaram treze importantes ações propostas para otimização do trabalho do Setor. Destaca-se ainda, atividades importantes desenvolvidas pelo setor, em especial, o Programa de Tutoria Inclusiva (PTI), além de relatos relevantes quanto às vivências e contato com alunos atendidos por esse Programa. Entendese que esse trabalho pode e deve influenciar novas pesquisas, além de ser referência para outras instituições de ensino, especialmente as federais (IFES), em busca de melhor eficácia das ações desenvolvidas para acessibilidade da pessoa deficiente quanto à assistência estudantil.por
dc.description.abstractThe present study is a final technical report, a result of research for the conclusion of the Master's Degree in Public Administration, at Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). In this report, we analyzed, through the field, bibliographical and documental researches, the work developed at the UFTM Accessibility Area, as well as its difficulties and investment needs to optimize the services provided. Finally, interviews were conducted with four students attended by the sector, being one representative for each group, defined by: physical, sensorial - visual, sensorial - auditory and mental / learning disorders; a lecturer from each of these students; and two managers; in addition, we have considered the report analysis by Inclusive Tutors students. From the confirmation of the perceptions of the services provided, derived from interviews and reports, twenty-four perceptions were recorded that influenced thirteen important actions proposed to optimize the work of the Accessibility Area. It is important to highlight activities developed by the Area, especially the Inclusive Tutoring Program (ITP), as well as relevant reports regarding experiences and contact with students served by the ITP. It is understood that this work may and should influence new researches, besides being a reference for other educational institutions, especially the federal ones (FTI), in search of a better effectiveness of the actions developed for the accessibility of the disabled person in the student assistance Area.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/4493/Dissert%20Diego%20de%20M%20Batista.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacionalpor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDiscentes.por
dc.subjectAcessibilidade.por
dc.subjectInclusão.por
dc.subjectUniversidade.por
dc.subjectTutoria Inclusiva.por
dc.subjectAccessibility.eng
dc.subjectInclusion.eng
dc.subjectUniversity.eng
dc.subjectInclusive Tutoring.eng
dc.subject.cnpqOrganizações Públicaspor
dc.titleAvaliação técnica do trabalho desenvolvido no setor de acessibilidade, da assistência estudantil, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
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