Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/74
Tipo: Dissertação
Título: Sistema móvel analisador de qualidade da energia elétrica
Autor: Martins, Jefferson Beethoven 
Primeiro orientador: Jorge, David Calhau
Resumo: As recentes mudanças na natureza das cargas ligadas ao sistema elétrico têm gerado uma série de novos problemas. Diversos ruídos, até então inofensivos, se tornaram um entrave ao funcionamento de modernos equipamentos. Eletrodomésticos e outros equipamentos surgem a cada dia, o que aumenta não apenas a demanda por energia, mas também, por qualidade. Os cuidados com a rede elétrica que alimentava um chuveiro na década de 70, por exemplo, são diferentes daqueles necessários ao se alimentar um microcomputador. Por esse motivo, as concessionárias de energia envidam esforços para manter a energia plenamente disponibilizada ao consumidor, considerando novos aspectos que possuem o objetivo de fornecer energia ininterruptamente e dentro de indicadores de qualidade. Para que a energia atinja o consumidor da maneira adequada é necessário tomar vários cuidados desde a sua geração. Este trabalho apresenta uma ferramenta móvel desenvolvida para simular um relé de distância, dispositivo muito utilizado para acusar faltas em linhas de alta tensão (até a data da apresentação do protótipo nada similar foi encontrado em artigos e banco de dados científicos). Os dados colhidos da rede elétrica são simulados por um microcontrolador, sendo posteriormente enviados a um celular com sistema operacional Android versão 2.3. Através de uma transmissão GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) os dados podem ser recebidos em qualquer lugar do planeta, sendo encaminhados a uma rede neural que mostrará se a falha está em determinado trecho de proteção. Além de simular o relé de distância, através da rede neural, os dados adquiridos são inseridos em um banco de dados, o que produz um repositório que traz informações sobre as falhas em uma rede de alta tensão. Através da geração de gráficos, torna-se possível analisar o histórico de eventos em determinada rede elétrica e até mesmo alterar os parâmetros de funcionamento do microcontrolador. O principal intuito deste trabalho é mostrar que o atual estágio de software e hardware dos dispositivos móveis já permite executar aplicações a priori utilizadas em computadores pessoais. Cálculos outrora feitos em desktops podem migrar para plataformas móveis, o que traz comodidade e, principalmente, mobilidade. Inúmeros aplicativos, como os jogos, exploram o poder de processamento destas novas gerações, porém ainda são poucos os programas focados em engenharia elétrica que estão presentes em plataformas móveis.
Palavras-chave: Qualidade de energia
Orientação a objetos
Android
Java
Microcontroladores
Área do CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Citação: MARTINS, Jefferson Beethoven. Sistema móvel analisador de qualidade da energia elétrica. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Data do documento: 4-Apr-2013
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Jefferson B Martins.pdf601,88 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.