Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/86| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Meio ambiente e brincar: os saberes dos professores de Educação Física Escolar |
| Autor(es): | GUIMARÃES, Alexandre Magno |
| Primeiro Orientador: | MOREIRA, Wagner Wey |
| Resumo: | A humanidade, durante toda a sua existência, enfrenta diversos momentos de crise. A crise advinda das mudanças ocorridas no meio ambiente tem se tornado foco de debates e pesquisas envolvendo diferentes áreas científicas. Essas mudanças sejam elas nos âmbitos social, político, urbano, cultural, econômico, ou em outros, afetam diretamente a humanidade, pois, essa relação homem e meio ambiente está presente desde a sua existência. Pensar essas alterações na área educacional se faz necessário, considerando que elas ocorrem de forma intensa, principalmente na área tecnológica. A presente dissertação tem como objetivos identificar as ideias dos professores de Educação Física escolar em relação ao meio ambiente e ao brincar; refletir sobre a influência das alterações ambientais no brincar. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativa, a partir da abordagem da análise de conteúdo denominada Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado construída por Moreira, Porto e Simões (2005). A concepção de meio ambiente apresentada pelos sujeitos da pesquisa mostrou uma mudança de atitude e do olhar sobre o tema, considerando o tema em sua amplitude e complexidade, o mesmo sobre o brincar e a formação profissional, confirmando por meio dos dizeres dos sujeitos entrevistados a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança e do adolescente. A importante tarefa dos professores de Educação Física apresentada é poder se utilizar do brincar como meio de apreensão de conhecimentos e desenvolvimento humano e da inserção do tema meio ambiente nas aulas com a finalidade de gerar reflexões por parte dos alunos sobre assuntos que perpassam a sociedade da qual ele está inserido. |
| Palavras-chave: | Educação física escolar Meio ambiente Brincar |
| CNPq: | Educação Física |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
| Sigla da Instituição: | UFTM |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
| Citação: | GUIMARÃES, Alexandre Magno. Meio ambiente e brincar: os saberes dos professores de Educação Física Escolar. 2012. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/86 |
| Data do documento: | 1-Nov-2012 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissert ALEXANDRE M GUIMARAES.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

