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dc.creatorARAÚJO, Flávia Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4249271401873370por
dc.contributor.advisor1MORAIS, Carlos Francisco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323820110814784por
dc.date.accessioned2019-11-01T19:39:24Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationARAÚJO, Flávia Silva. A formação de uma comunidade leitora em uma escola pública de Uberaba-MG. 2019. 114f . Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG .por
dc.description.resumoEm um cenário com tantos avanços e inovações tecnológicas que transformaram alguns comportamentos, é impossível não reconhecer que a leitura exerce um papel de grande valor. Por meio dela pode-se aguçar o senso crítico, impulsionar o aprendizado, fomentar a busca de liberdade, promover o desenvolvimento cognitivo, entre outras coisas. Entretanto, dados de pesquisas como Retratos da Leitura no Brasil apontam uma situação nada favorável e confirmam a premência de discussões acerca das práticas que se têm adotado em nossas escolas. Tal situação suscitou a pergunta de pesquisa: como o texto literário poderia desenvolver nos alunos o gosto pela leitura? Esse questionamento fez com que nos voltássemos para nossa própria prática e percebêssemos a necessidade de ações sistematizadas. Assim, enveredamos pelos caminhos do letramento literário e encontramos respaldo nas etapas da sequência básica descritas por Cosson (2018): motivação, introdução, leitura e interpretação. Nosso objetivo geral, a saber, formar e desenvolver uma comunidade leitora em uma turma de 6º ano de uma escola pública de Uberaba foi definido a partir dessa necessidade. Como objetivos específicos, este conteúdo se propôs a: a) criar e aplicar dinâmicas que possibilitem a ampliação das habilidades cognitivas e criativas do aluno; b) elaborar uma sequência didática a partir do método preconizado por Cosson (2018); c) estimular a produção de textos orais e escritos; d) possibilitar o afloramento de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; e) proporcionar ao indivíduo o desenvolvimento cognitivo e intelectual; f) avaliar o comprometimento nas dinâmicas e as produções dos alunos; g) propor estratégias que facilitem o desenvolvimento de comunidades leitoras. Desenvolvemos nossa fundamentação de acordo com os constructos teóricos de Candido (1988), Cosson (2014, 2018), Petit (2008), Zilberman (1986, 2008, 2008a), Zappone (2007), dentre outros. De natureza quanti-qualitativa, nossa pesquisa sistematizou a abordagem do texto literário com atividades variadas sobre o livro A ilha perdida. Os passos bem delineados contribuíram para despertar no aluno o gosto pela leitura e equiparam o professor de estratégias para abordar o texto literário com eficácia.por
dc.description.abstractIn a scenario with so many advances and technological innovations which have transformed some behaviors, it is impossible not to recognize how reading still plays a valuable and remarkable role. Through it, one can sharpen critical sense, boost learning, instigate the pursuit of freedom, promote cognitive development, among other things. Nevertheless, data from surveys as Retratos da Leitura no Brasil point to an unfavorable context and confirm the urgency of discussions on the practices that have perpetrated in our schools. Such a situation has raised a research question: How could the literary text develop in students a taste for reading? This questioning led us to turn to our own practice and realize the need for taking systematized actions. Thus, we go through the paths of literary literacy and find support in the stages of the basic sequence described by Cosson (2018): motivation, introduction, reading, and interpretation. Our general goal, namely to build and develop a reading community in a 6th grade class of a public school in Uberaba was established based on this need. As specific goals, this content aims to a) create and apply dynamics allowing the expansion of cognitive and creative abilities of the student; b) elaborate a didactic sequence from the method recommended by Cosson (2018); c) stimulate the production of oral and written texts; d) allow the flourish of emotions, the training of fantasy and imagination; e) provide to the individual cognitive and intellectual development; f) evaluate the commitment in the dynamics and the productions of the students; g) propose strategies to promote the development of reading communities. We develop our basis according to the theoretical constructs of Candido (1995), Cosson (2014, 2018), Petit (2008), Zilberman (1986, 2008a, 2008), Zappone (2007), amid others. Of quanti-qualitative nature our research systematized the approach of the literary text with varied activities on the book The lost island. The well-designed steps helped to awaken the student's liking for reading and prepare the teacher with strategies to approach the literary text effectively.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6076/Dissert%20Flavia%20S%20Araujo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de literatura.por
dc.subjectLeitura.por
dc.subjectFormação de leitores.por
dc.subjectLetramento literário.por
dc.subjectLiterature teaching.eng
dc.subjectReading.eng
dc.subjectTraining of readers.eng
dc.subjectLiterary literacy.eng
dc.subject.cnpqLinguagem e letramentos.por
dc.titleA formação de uma comunidade leitora em uma escola pública de Uberaba-MGpor
dc.typeDissertaçãopor
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