Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/92
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRIBEIRO, Daniele Bueno Godinho-
dc.contributor.advisor1MOREIRA, Wagner Wey-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5798244047692726por
dc.date.accessioned2015-11-27T18:52:46Z-
dc.date.available2013-07-26-
dc.date.issued2012-09-17-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Daniele Bueno Godinho. Licenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Física. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012.por
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar o discurso dos professores com formação em Educação Física que ministram disciplinas integrantes das propostas curriculares dos Cursos de Educação Física presenciais do Estado do Tocantins, sobre a relação entre os tipos de formação proposta: Licenciatura e bacharelado. A partir deste objetivo propomos uma reflexão sobre os caminhos percorridos pela Educação Física e sua relação com a ciência enquanto área de conhecimento, até chegarmos ao ponto central desta discussão, ou seja, a divisão das áreas de conhecimento científico. Participaram como sujeitos da pesquisa 14 professores dos cursos presenciais de graduação de Educação Física do Estado do Tocantins nos cursos de bacharelado e licenciatura, atuantes durante o primeiro semestre do ano de 2012 em suas respectivas instituições. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e as informações coletadas foram obtidas através das entrevistas na pesquisa de campo. Para a análise dos discursos recorreremos à técnica elaborada por Moreira; Simões & Porto (2005) designada: Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Percebemos que ainda falta clareza sobre os objetivos, competências e habilidades pertinentes a cada tipo de formação da Educação Física (licenciatura e bacharelado), ressaltando que essa divisão, ainda é motivo de dúvida para a maioria dos professores entrevistados que ministram aulas nas duas habilitações no Estado do Tocantins.por
dc.description.abstractThe present study has as objective to analyze the speech of the professors with formation in Physical Education whom ministrated integrant discipline of the curricular proposals from the actual Courses of Physical Education of Tocantins State on the relation between the types of proposed formation: Degree and Bachelor. From this goals we consider a reflection on the ways covered for the Physical Education and its relation with science while knowledge area, until approaching at the central point of this quarrel, that is, the division of the areas of scientific knowledge. 14 professors of the actual Physical Education graduation courses of the Tocantins State of bachelor and degree had participated as citizens of the research, operating during the first semester of the year of 2012 in its respective institutions. One is about a study of qualitative nature and the collected information had been gotten through the interviews in the field research. For the analysis of the speeches we will appeal to the technique elaborated for Moreira; Simões & Porto (2005) assigned: Analysis of Content: Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meaning. We perceive lacks of clarity on the objectives, competence and abilities pertinent to each type of formation of the Physical Education (degree and bachelor), standing out that this division is still reason of doubt for the majority of the interviewed professors who teach lessons in the two qualifications in the State of Tocantins.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/342/Dis%20Daniele%20B%20G%20R.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectLicenciaturapor
dc.subjectBachareladopor
dc.subjectGraduation in Physical Educationeng
dc.subjectProfessional formationeng
dc.subjectDegreeeng
dc.subjectBacheloreng
dc.subject.cnpqEducação Físicapor
dc.titleLicenciatura e bacharelado: a formação profissional na área de Educação Físicapor
dc.title.alternativeDegree and bachelor: the professional formation in the area of the Physical Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dis Daniele B G R.pdf891,98 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.