Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDELALÍBERA, Beatriz Cristina da Silva-
dc.creator.ID03719302601pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1751045490714246pt_BR
dc.contributor.advisor1OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta-
dc.contributor.advisor1ID35121012837pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037654075125918pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-21T16:44:18Z-
dc.date.available2018-02-27-
dc.date.available2022-03-21T16:44:18Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1070-
dc.description.resumoO PROFMAT – Mestrado Profissional Semipresencial em Matemática em Rede Nacional – é uma modalidade de pós-graduação que se destina a capacitar professores da Educação Básica, torná-los multiplicadores de suas produções e promover impactos na Educação Básica. Desta maneira, os cursos de formação continuada podem contribuir para um ambiente de ensino que considere o aluno como sujeito do processo de ensino-aprendizagem por meio de estratégias metodológicas como o jogo, que incentivam a criação e o pensamento crítico do estudante. O lúdico, então, torna-se indispensável para promover aulas de Matemática significativas, pois estimula a motivação, o raciocínio e contribui para a socialização e o desenvolvimento da cidadania. Diante dos argumentos que preconizam os jogos para promover a construção do conhecimento e o ensino da Matemática pretendemos, neste trabalho, investigar as produções acadêmicas do PROFMAT que envolvam a utilização dos jogos como estratégia de ensino de Matemática por meio de uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento. Organizaram-se as informações provenientes das produções acadêmicas do PROFMAT que envolvam a utilização de jogos por meio de uma categorização a priori realizada por Grando (1995), a fim de contemplar as contribuições, indicar o que ainda pode ser pesquisado sobre a utilização dos jogos no ensino de matemática e buscar a socialização desta investigação para contribuir com a discussão sobre o ensino de Matemática. Os resultados nos mostram um cenário que ainda está em construção. Percebeuse que há uma concentração de produtos na região Sudeste. Em relação ao número de dissertações publicadas, de 2013 a 14 de junho de 2017, somaram-se 3208 trabalhos, sendo que dentre eles, 65 apresentavam o jogo como objeto de estudo. Pontuaram-se que 3% correspondiam à categoria “Jogos de Quebra-cabeça; 8%, “Jogos Computacionais”; 11% “Jogos de Azar”; 12% “Jogos Pedagógicos”; 27% “Jogos de Estratégia” e 39% “Jogos de Fixação de Conteúdo”. Os conteúdos matemáticos abordados nos trabalhos referem-se, em sua maioria, os ministrados no Ensino Médio, chegando-se a conclusão que esse fato ocorre devido ao perfil do professor que busca o PROFMAT como formação continuada ser atuante nessa modalidade de ensino. Há trabalhos que têm a possibilidade de impactar e transformar o ensino de Matemática na Educação Básica, porém ainda há muitos ajustes para que o PROFMAT conquiste seus objetivos. Nesse sentido, esta pesquisa viabilizou a reflexão sobre as metodologias que podem contribuir para um ensino significativo voltados aos alunos e também nos coloca a pensar qual é o sentido de melhoria que o PROFMAT proporciona aos egressos na função de disseminadores de suas produções.pt_BR
dc.description.abstractPROFMAT is a postgraduate modality that aims to train teachers of Basic Education, make them multipliers of their productions and promote impacts in Basic Education. In this way, continuing education courses can contribute to an educational environment that considers the student as a subject of the teaching-learning process through methodological strategies such as gaming, which encourage the creation and critical thinking of the student. Thus, playfulness becomes indispensable to promote meaningful mathematics classes, as it stimulates motivation, reasoning and contributes to the socialization and development of citizenship. Faced with the arguments that advocate games to promote the construction of knowledge and the teaching of Mathematics we intend, in this dissertation, to investigate the academic productions of PROFMAT that involves the use of games as a teaching strategy of Mathematics through a bibliographical research of the type State of Knowledge. The PROFMAT academic production information was organized which involve the game usage through an a priori categorization carried out by Grando (1995),in order to contemplate the contributions, indicating what still may be researched about the game usages in Mathematics teaching and seeking the socialization of this research to contribute to the discussion about the teaching of Maths. The results show us a setting which is still under construction. It was noticed that there is a product concentration in the southeast region. In relation to the published dissertations, 2013 to June 14, 2017, turned out to 3,208 studies, 65 of them had games as studying aims. They were shown thus: 3% were “puzzle games”; 8% were “computing games”; 11% were “gambling games”; 12% “teaching games”; 27% “strategy games” and 39% “content fixing games”. The Mathematical contents seen in the studies refer, most of them, the ones taught in the Secondary Education, concluding that this fact happens because of the teacher’s profile who sees the PROFMAT as a continuing education to be active in this kind of teaching. There are dissertations that have the potential to impact and transform the Mathematics teaching in Basic Education, but there are still many adjustments for PROFMAT to achieve its objectives. In this sense, this research makes possible the reflection about methodologies that can contribute to a significant teaching for the students and also makes think about the sense of improvement that PROFMAT provides to the teachers in the function of disseminators of their productions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidade.pt_BR
dc.subjectJogos.pt_BR
dc.subjectEnsino de Matemática.pt_BR
dc.subjectFormação Continuada.pt_BR
dc.subjectPROFMAT.pt_BR
dc.subjectPlayfulness.pt_BR
dc.subjectGames.pt_BR
dc.subjectMathematics Teaching.pt_BR
dc.subjectContinuing Education.pt_BR
dc.subjectPROFMAT.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleAnálise de dissertações do PROFMAT (2013 a 2017): o jogo como objeto de estudopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Beatriz C S Delalibera.pdfDissert Beatriz C S Delalibera1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.