Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFOLADOR, Heloísa de Faria-
dc.creator.ID09835114625pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5297160848715715pt_BR
dc.contributor.advisor1OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta-
dc.contributor.advisor1ID35121012837pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037654075125918pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T12:15:42Z-
dc.date.available2021-02-26-
dc.date.available2022-05-06T12:15:42Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1094-
dc.description.resumoCom a expansão da internet, configuraram-se muitas formas de acesso à informação e ao conhecimento. Os museus virtuais constituem uma tipologia de museu que só foi possível após o desenvolvimento essa expansão. Em meio à atual situação de pandemia causada pela COVID-19, os museus virtuais têm tido sua importância ampliada. Diante desse contexto, buscamos investigar plataformas on line previamente classificadas como museus virtuais, discutindo possibilidades e desafios para a divulgação científica, ao evidenciar aspectos da interatividade, da cultura científica e da importante relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade em museus de ciências. Para tanto, adotamos um referencial teórico que destaca a virtualidade e interatividade, bem como aspectos da divulgação científica. Partindo dele, classificamos, selecionamos e analisamos museus virtuais de ciências do Brasil, ao realizar levantamento exploratório sobre os museus virtuais em dois guias brasileiros: o da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM); pautamos nossas análises no método de Análise de Conteúdo. Destacamos que cada um dos museus apresenta pontos negativos e positivos nos mais variados aspectos que envolvem a divulgação científica, a acessibilidade, a interatividade e a abordagem dos atributos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em todos os recursos empregados em sua digitalização para meio virtual. Dessa forma, foi possível mapear as melhores práticas de cada um dos museus analisados. Além disso, evidenciamos a importância da abordagem de conceitos que envolvem CTS em museus virtuais de ciência, que poderiam participar ativamente na transposição dos modelos de déficit cognitivo para modelos contextuais, mais democráticos e que valorizam o papel que a sociedade possui nos rumos da ciência. Também ressaltamos a necessidade de se incluir práticas de acessibilidade nos museus virtuais, visto que esse coloca-se como uma ferramenta que é utilizada para promover um acesso mais amplo ao público e, por isso, precisa ser acessível de fato. Esperamos que nossas reflexões possam contribuir de forma acadêmica e prática para outras pesquisas a serem desenvolvidas na área.pt_BR
dc.description.abstractWith the expansion of the internet, many forms of access to information and knowledge have been created. Virtual museums are a type of museum that has only been made possible after this expansion. Amidst the current situation of the pandemic caused by COVID-19, virtual museums have had their importance expanded. In this context, we seek to investigate online platforms classified as virtual museums, discussing the possibilities and challenges for scientific dissemination, highlighting aspects of interactivity, scientific culture and the important relationship between Science, Technology and Society in science museums. Therefore, we adopted a theoretical framework that highlights virtuality and interactivity as well as aspects of scientific dissemination. Starting from there, we classified, we selected and analyzed virtual science museums in Brazil, conducting an exploratory survey of virtual museums in two Brazilian guides: Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) and Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM); we based our analysis on the Content Analysis method. We emphasize that each of the museums presents negative and positive points in the most varied aspects that involve scientific dissemination, accessibility, interactivity, and the approach of the Science, Technology and Society (STS) attributes in all the resources used in its digitalization for a virtual environment. Thus, it was possible to map the best practices of each of the analyzed museums. In addition, we highlight the importance of approaching concepts involving Science, Technology and Society in virtual science museums, which could actively participate in the transposition of cognitive deficit models to contextual models, that are more democratic and that value the role that society has in the direction of science. We also emphasize the need to include accessibility practices in virtual museums, because the virtual museum is available on the internet, we start from the premise that it is a tool that is used to promote broader access to the public and, so that fact is, it needs to be accessible. We hope that our reflections can contribute in an academic and practical manner to other research to be developed in the area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseus virtuais de ciências.pt_BR
dc.subjectDivulgação científica.pt_BR
dc.subjectInteratividade.pt_BR
dc.subjectCultura científica.pt_BR
dc.subjectVirtual science museums.pt_BR
dc.subjectScience communication.pt_BR
dc.subjectInteractivity.pt_BR
dc.subjectScientific culture.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMuseus virtuais de ciências: possibilidades e desafios para a divulgação científicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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