Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1102
Tipo: | Dissertação |
Título: | Inteligências múltiplas na pedagogia Waldorf: a percepção e a atuação dos professores em uma educação humanista |
Autor(es): | MARTINS, Tiago Caetano |
Primeiro Orientador: | BACH JÚNIOR, Jonas |
Resumo: | Considerando a busca por uma educação humanista, este trabalho tem por objetivo geral investigar o fomento ao desenvolvimento das Inteligências Múltiplas na Pedagogia Waldorf através da percepção e da atuação de seus professores. Desse objetivo geral se desdobraram os seguintes objetivos específicos: (a) descrever os princípios e fundamentos teóricos e práticos da Pedagogia Waldorf e da teoria das Inteligências Múltiplas; (b) discutir se e como a Pedagogia Waldorf e a teoria das Inteligências Múltiplas se inter-relacionam e são compatíveis; (c) conhecer as percepções de professores Waldorf a respeito de como se fomenta as Inteligências Múltiplas na Pedagogia Waldorf; (d) discutir as percepções dos professores Waldorf a respeito da relação de sua pedagogia com a teoria das Inteligências Múltiplas a luz dos fundamentos teóricos de ambas. Assume-se a perspectiva fenomenológico-hermenêutica aplicada à educação e a natureza qualitativa da investigação. Concebe-se uma pesquisa exploratório-descritiva combinada, iniciada por uma revisão de literatura para fundamentação teórico-bibliográfica, seguida de um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados emprega-se entrevistas episódicas, realizadas de forma telepresencial (online). Os dados coletados foram analisados pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD). A escolha por esses métodos se justifica por oferecerem a flexibilidade e a profundidade necessárias para atender aos objetivos, mantendo a seriedade da pesquisa científica. O aporte teórico inclui uma revisão da literatura relativa à Pedagogia Waldorf – fundamentada por Rudolf Steiner e outros estudiosos da Antroposofia –, a Teoria das Inteligências Múltiplas – alicerçada por Howard Gardner e pesquisadores associados –, e em relação ao fomento das Inteligências Múltiplas na Pedagogia Waldorf – embasada em diversos autores e publicações. Para além do referencial teórico, procurou-se compreender a atuação de cinco docentes atuantes na Pedagogia Waldorf através da análise de suas narrativas. Num diálogo entre Steiner e Gardner foram traçadas convergências, compatibilidades e inter-relações entre suas teorias e abordagens pedagógicas. Os relatos dos entrevistados descortinam evidências de que a Pedagogia Waldorf concede a cada docente uma liberdade pedagógica de criação didática individual que se consolida na habilidade de ser professor. A grande descoberta que emergiu é que cada professor Waldorf consegue fomentar e estimular em seus alunos o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas através dessa didática individual somada a sua autoeducação. Ao final, considera-se que a Pedagogia Waldorf pode ser beneficiada se for atualizada e passar a agregar teorias contemporâneas como a das Inteligências Múltiplas. Ela poderia se tornar mais abrangente e mais compreensível, conquistando seu espaço como educação humanizadora, que promove o desenvolvimento de seres humanos multi-inteligentes capazes de construir uma sociedade fundada numa cultura de paz, liberdade cultural, fraternidade econômica, igualdade de direitos e oportunidades, respeito a todas as diferenças e sustentabilidade ambiental. Esta pesquisa contribui para uma compreensão ampliada do tema e para comprovar que é possível o fomento consciente das Inteligências Múltiplas em qualquer pedagogia, não só na Pedagogia Waldorf. Espera-se que este trabalho sirva de inspiração a diversos educadores e pedagogias, que possam se apropriar deste conhecimento, adaptando-o às suas necessidades e realidades, para um trabalho mais autêntico, eficiente e satisfatório. |
Abstract: | Considering the search for a humanist education, this work aims to investigate the promotion of the development of Multiple Intelligences in Waldorf Pedagogy through the perception and performance of its teachers. From this general objective, the following specific objectives were developed: (a) to describe the theoretical and practical principles and foundations of the Waldorf Pedagogy and of the theory of Multiple Intelligences; (b) discuss whether and how the Waldorf Pedagogy and the theory of Multiple Intelligences are interrelated and compatible; (c) to know the perceptions of Waldorf teachers regarding how to foster Multiple Intelligences in the Waldorf Education; (d) discuss the perceptions of Waldorf teachers regarding the relationship between their pedagogy and the theory of Multiple Intelligences in the light of the both theoretical foundations. The phenomenological-hermeneutic perspective applied to education and the qualitative nature of research are assumed. A combined exploratory descriptive research is conceived, initiated by a literature review for theoretical-bibliographic foundations, followed by a case study. As an instrument of data collection, episodic interviews are used, carried out telepresentially (online). The collected data were analyzed using the Discursive Textual Analysis (ATD) method. The choice of these methods is justified because they offer the flexibility and depth necessary to meet the objectives, while maintaining the seriousness of scientific research. The theoretical contribution includes a review of the literature related to Waldorf Pedagogy – based on Rudolf Steiner and other scholars of Anthroposophy – , the Theory of Multiple Intelligences – supported by Howard Gardner and associated researchers –, and in relation to the promotion of Multiple Intelligences in Waldorf Education – based on several authors and publications. In addition to the theoretical framework, we seek to understand the performance of five teachers working in Waldorf Education through the analysis of their narratives. In a dialogue between Steiner and Gardner, convergences, compatibilities and interrelationships between their theories and pedagogical approaches were traced. The interviewees' reports reveal evidence that Waldorf Education grants each teacher a pedagogical freedom of individual didactic creation that is consolidated in the ability to be a teacher. The great discovery that has emerged is that each Waldorf teacher manages to foster and stimulate in his students the development of Multiple Intelligences through this individual teaching combined with their self-education. In the end, it is considered that Waldorf Pedagogy can be benefited if it is updated and starts to add contemporary theories such as the Multiple Intelligences. It could become more comprehensive and more understandable, conquering its space as a humanizing education, which promotes the development of multi-intelligent human beings capable of building a society founded on a culture of peace, cultural freedom, economic fraternity, equal rights and opportunities, respect for all differences and environmental sustainability. This research contributes to a broader understanding of the theme and to prove that it is possible to consciously foster Multiple Intelligences in any pedagogy, not only in Waldorf Education. It is hoped that this work will inspire several educators and pedagogies, who can appropriate this knowledge, adapting it to their needs and realities, for a more authentic, efficient, and satisfactory work. |
Palavras-chave: | Fundamentos da Educação. Método de educação Waldorf. Educação infantil. Inteligências múltiplas. Psicologia Educacional. Steiner, Rudolf, 1861-1925. Gardner, Howard, 1943-. Fundamentals of Education. Waldorf Education. Early childhood Education. Multiple intelligences. Educational Psychology. Steiner, Rudolf, 1861-1925. Gardner, Howard, 1943-. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1102 |
Data do documento: | 27-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Tiago C Martins.pdf | Dissert Tiago C Martins | 2,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.