Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Bruna Carla Rodrigues de-
dc.creator.ID08681941666pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6157842172863941pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Váldina Gonçalves da-
dc.contributor.advisor1ID61983810649pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7394812434585566pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-09T18:08:37Z-
dc.date.available2020-04-06-
dc.date.available2022-05-09T18:08:37Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1104-
dc.description.resumoA pesquisa, de caráter qualitativo, insere-se na linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e no projeto de pesquisa intitulado “Ensino Superior e Escola Básica em rede colaborativa: a Formação de Professores em pauta”, aprovado pela FAPEMIG. A questão que orientou a pesquisa foi: Quais as principais contribuições do PNAIC/Matemática para a prática pedagógica das professoras que ensinam matemática no 3º ano do Ensino Fundamental? Teve como objetivo central identificar as contribuições do PNAIC/Matemática para a prática pedagógica das professoras que ensinam matemática no 3º ano do Ensino Fundamental de escolas da Rede Estadual de Uberaba/MG, com o intuito de verificar a formação oferecida aos docentes e as implicações no contexto da docência. Para tanto, o estudo tem como inspiração a concepção pós-crítica e os pressupostos da cartografia social à luz de Deleuze e Guatarri. Em relação à Alfabetização Matemática, buscaram-se subsídios nos estudos de Ocsana Danyluk, Maria de Lurdes Serrazina, Edda Curi, entre outros. Utilizou-se levantamento bibliográfico sobre pesquisas realizadas com o PNAIC e análise de documentos, mais especificamente dos cadernos pedagógicos do PNAIC/Matemática, além de entrevista semiestruturada, que aconteceu com dez professoras alfabetizadoras do 3º ano do Ensino Fundamental que participaram do PNAIC/Matemática, de diferentes escolas estaduais. Os resultados mostram que a formação oferecida foi positiva em relação ao ensino de matemática, à troca de experiências e à vivência com diversos materiais concretos. Em relação às práticas pedagógicas descritas pelas professoras, os relatos das atividades desenvolvidas evidenciam que o programa contribuiu para que refletissem sobre como ensinar matemática no processo de alfabetização. Espera-se que essa pesquisa possa auxiliar nas propostas de formação continuada junto a professores e professoras alfabetizadores no sentido de utilizarem e ressignificarem práticas oferecidas nos cursos em suas aulas, bem como outras iniciativas de formação continuada para a Alfabetização Matemática e outras áreas do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThe qualitative research is part of the line of research on Teacher Education and Digital Culture of the Graduate Program in Education at the Federal University of Triângulo Mineiro and in the research project entitled “Higher Education and Basic School in a collaborative network: a Teacher Training on the agenda ”approved by FAPEMIG. The question that guided the research was: What are the main contributions of PNAIC Mathematical literacy to the pedagogical practice of teachers who teach mathematics in the 3rd year of Elementary School I? Its main objective was to identify the contributions of PNAIC Mathematical literacy to the pedagogical practice of teachers who teach mathematics in the 3rd year of Elementary School I of schools in the State Network of Uberaba / MG, in order to verify the training offered to teachers and the implications in the teaching context. To this end, the study is inspired by the post critical conception and the assumptions of social cartography in the light of Deleuze and Guatarri. Regarding Mathematical Literacy, subsidies were sought in the studies of Ocsana Danyluk, Maria de Lurdes Serrazina, Edda Curi, among others. A bibliographic survey of research carried out with the PNAIC and analysis of documents was used, more specifically of the pedagogical notebooks of the Mathematical Literacy PNAIC, in addition to a semi-structured interview, which took place with 10 literacy teachers from the 3rd year of Elementary School who participated in the PNAIC of Mathematical Literacy, from different state schools. The results show that the training offered was positive in relation to teaching mathematics, exchanging experiences and living with different concrete materials. Regarding the teachers' pedagogical practices, the reports of activities developed show that the program contributed to expand their practices in relation to the teaching of mathematics. It is hoped that this research can assist in the proposals of continuing education with teachers and literacy teachers in order to use practices offered in the courses in their classes, as well as other initiatives of continuing education for Mathematical Literacy and other areas of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização Matemática.pt_BR
dc.subjectPNAIC.pt_BR
dc.subjectProfessores que ensinam Matemática.pt_BR
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.subjectMathematical Literacy.pt_BR
dc.subjectPNAIC.pt_BR
dc.subjectTeachers teaching mathematics in the early years of elementary school.pt_BR
dc.subjectBasic education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCartografias do PNAIC: formação continuada das professoras que ensinam matemática no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Bruna C R Oliveira.pdfDissert Bruna C R Oliveira3,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.