Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Ricardo André Ferreira de Oliveira-
dc.creator.ID06744213610pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937865523360941pt_BR
dc.contributor.advisor1SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de-
dc.contributor.advisor1ID17402642828pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9128093573466760pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-09T18:09:20Z-
dc.date.available2018-07-31-
dc.date.available2022-05-09T18:09:20Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1105-
dc.description.resumoEm meio à revolução digital em que vivemos, a internet se apresenta com uma fonte inesgotável de conteúdos informacionais disponíveis para o uso do professor. A utilização de vídeos de ensino de Física, em sala de aula, poder ser uma solução simples, útil, barata e instantânea, pois, para encontrar um determinado conceito ou fenômeno físico que se pretender trabalhar, dependemos apenas da inserção de algumas palavras-chaves no buscador de um browser com acesso à internet para obter uma grande variedade de opções relacionadas ao tema. Mas nem todo conteúdo disponível na internet tem a qualidade adequada para ser reproduzido em sala de aula, com o intuito de possibilitar uma construção de conhecimento consistente, incentivando a discussão e o autoconhecimento. Sem domínio das competências informacionais e midiáticas adequadas, a avaliação destes documentos se torna um grande desafio. O presente trabalho pretende apresentar e problematizar critérios de qualidade necessários para se avaliar vídeos informacionais de qualidade para o ensino de Física. Trata-se de um trabalho qualitativo, que utiliza a metodologia de pesquisa documental. A partir das análises das fontes documentais, incluindo guias do Programa Nacional do Livro Didático, parâmetros de avaliação de competências informacionais e de competências midiáticas, foram definidas oito categorias para guiar a escolha de um vídeo: qualidade da fonte, qualidade formal, qualidade do conteúdo, coerência didática, representatividade, engajamento emotivo, potencial de controvérsia e qualidade da fruição. Testes-pilotos com o guia discutem a necessidade de o professor ter capacidade de interpretação e análise crítica para conseguir avaliar um vídeo adequadamente, bem como a necessidade dos cursos de formação de professores de trabalharem os conceitos de alfabetização midiática e informacional para formação discente no contexto da cultura da convergência midiática.pt_BR
dc.description.abstractIn the midst of the digital revolution in which we live, the internet presents itself with an inexhaustible source of informational content available for teacher use. The use of videos of teaching Physics in the classroom can be a simple, useful, cheap and instant solution because to find a particular concept or physical phenomenon that you want to work. We depend on the insertion of some keywords in the search engine from a browser with internet access for a wide variety of options related to the theme. But not all content available on the Internet has the right quality to be reproduced in the classroom, to enable a consistent construction of knowledge, encouraging discussion and self-knowledge. Without mastery of adequate information and media skills, evaluation of these documents becomes a significant challenge. The present work intends to present and to problematize quality criteria necessary to evaluate quality informational videos for the teaching of Physics. This is a qualitative work that uses documentary research methodology. Based on the analyzes of documentary sources, including guides from the National Textbook Program, evaluation parameters of informational skills and media skills, eight categories were defined to guide the selection of a video: source quality, formal quality, content quality , didactic coherence, representativeness, emotional engagement, potential of controversy and quality of enjoyment. Pilot tests with the guide discuss the need for the teacher to be able to interpret and critically analyze in order to be able to evaluate a video properly, as well as the need of teacher training courses to work the concepts of media literacy and information for student training in the context of the culture of media convergence.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTMpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVídeos online.pt_BR
dc.subjectCompetência informacional.pt_BR
dc.subjectCompetência midiática.pt_BR
dc.subjectEnsino de Física.pt_BR
dc.subjectOnline videos.pt_BR
dc.subjectInformational competence.pt_BR
dc.subjectMedia competence.pt_BR
dc.subjectTeaching Physics.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleVídeos online e ensino de Física: construindo critérios de qualidade para a escolha de conteúdo educativo a partir da proposta de competências midiáticas e informacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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