Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: O fenômeno corpo/corporeidade na formação de alunos concluintes de licenciatura em Pedagogia EAD
Autor(es): GOMES, Carlos Eduardo Stante
Primeiro Orientador: MOREIRA, Wagner Wey
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BOTELHO, Rafael Guimarães
Resumo: Esta dissertação de mestrado em Educação, que discute corpo/corporeidade na formação dos alunos de Pedagogia EAD, teve como objetivo geral analisar o fenômeno corpo/corporeidade presente na formação dos discentes concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia EAD. A fim de alcançar o objetivo estabelecido, foram delineados dois objetivos específicos: a) Compreender, por meio do discurso dos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia EAD, qual sentido eles inferem ao fenômeno corpo/corporeidade. b) Identificar as perspectivas de trabalho abordadas pelos discentes no contexto da atuação profissional com referência ao corpo/corporeidade. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho descritivo, do tipo fenômeno situado, apoiada na perspectiva fenomenológica. Foi realizada em três IES privadas, localizadas na Região Administrativa de Franca, Estado de São Paulo, contando com a participação de 25 alunos formandos em Pedagogia EAD, sendo 21 mulheres e quatro homens. Utilizou-se, como instrumento de pesquisa, uma entrevista com questões dissertativas, contendo três perguntas geradoras: 1ª “O que é corpo para você?”; 2ª “Seu curso abordou concepções e/ou perspectivas de corpo/corporeidade? Em quais momentos e/ou disciplinas?”; 3ª “Como você pretende trabalhar corpo/corporeidade em sua atuação docente?” A análise do material seguiu a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). Os resultados da primeira pergunta apontam que 80% dos participantes reconhecem o corpo como componente material, dividido em partes/estruturas, com uma ideia de corpo apenas biológico, concreto, permeado pelo mundo exterior. Tal asserção, apoiada nas divergências destacadas nos discursos, nos leva a confirmar esse distanciamento do termo corporeidade. Na segunda pergunta contamos com 100% dos alunos afirmando que, em algum momento do curso, foi abordada a perspectiva de corpo/corporeidade; entretanto, deparamo-nos com divergências nas respostas, constatamos que os cursos de formação de professores em pedagogia EAD pouco têm se atentado em oferecer aos discentes temas inerentes ao corpo/corporeidade, o que gera, por consequência, um desconhecimento e falta de entendimento sobre o termo corporeidade. Evidenciou-se, na pergunta três, um interesse nos relatos dos participantes em oferecer à criança uma formação pautada em práticas corporais. Este eixo nos possibilitou aproximar educação e escola ao corpo. Em suma, acreditamos ter identificado nos discursos dos participantes as concepções e perspectivas de corpo/corporeidade, assim como nos aproximamos dos cursos de Pedagogia, e, consequentemente, constatamos suas ofertas (disciplinas/módulos) em relação ao tema proposto, e ainda, uma preocupação, evidente nos relatos, em integrar o corpo em suas práticas. À guisa de recomendação, faz-se necessária a realização de outros trabalhos, visto que estamos em um momento em que há várias propostas políticas para a efetivação de uma Escola em Tempo Integral, que só se justificará se a educação discente for estruturada na forma integral, bem como a necessidade de evidenciar, junto aos cursos de Licenciatura e de Pedagogia, a discussão do fenômeno corporeidade enquanto ato educativo.
Abstract: This master dissertation in Education, which discusses body / corporeality in the education of EAD Pedagogy students, had as its general objective to analyze the phenomenon body / corporeality present in the education of graduating students of the undergraduate course in EAD Pedagogy. In order to achieve the established objective, two specific objectives were outlined: a) Understand, through the discourse of the students of the Undergraduate Degree in Pedagogy, what meaning they infer to the body / corporeality phenomenon. b) Identify the work perspectives approached by students in the context of professional performance with reference to body / corporeality. This research is characterized as qualitative, of descriptive nature, of the situated phenomenon type, supported by the phenomenological perspective. It was held in three private HEIs, located in the Administrative Region of Franca, State of São Paulo, with the participation of 25 students graduating in EAD Pedagogy, 21 women and 4 men. It was used, as a research instrument, an interview with essay questions, containing three generating questions: 1st "What is body for you?"; 2nd “Has your course addressed conceptions and / or perspectives of body / corporeality? In what moments and / or disciplines? ”; 3rd “How do you intend to work body / corporeality in your teaching performance? The analysis of the material followed the Technique of Preparation and Analysis of Units of Meaning, proposed by Moreira, Simões and Porto (2005). The results of the first question point out that 80% of participants recognize the body as a material component, divided into parts / structures, with an idea of only biological, concrete body, permeated by the outside world. Such an assertion, supported by the divergences highlighted in the speeches, leads us to confirm this distancing from the term corporeality. In the second question we had 100% of students stating that at some point during the course, the perspective of body / corporeality was addressed; However, we face divergences in the answers. We found that the teacher education courses in distance learning pedagogy have paid little attention to offering the students themes inherent to the body / corporeity, which generates, therefore, a lack of knowledge and lack of understanding. about the term corporeality. It was evidenced in question three, an interest in the participants' reports on offering the child a training based on body practices, this axis allowed us to bring education and school closer to the body. In short, we believe that we have identified in the participants' discourses the conceptions and perspectives of body / corporeality, as well as approaching the Pedagogy courses, and consequently, we verified their offerings (disciplines / modules) in relation to the proposed theme, and also, a concern, evident in the reports, in integrating the body into their practices. As a recommendation, further work is needed, as we are at a time when there are several policy proposals for the establishment of a Full-Time School, which will only be justified if student education is fully structured. , as well as the need to highlight, along with the Degree and Pedagogy courses, the discussion of the corporeality phenomenon as an educational act.
Palavras-chave: Corpo.
Corporeidade.
Alunos concluintes.
Licenciatura.
Pedagogia EAD.
Body.
Corporeality.
Graduating students.
Graduation.
EAD Pedagogy.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1107
Data do documento: 20-Dez-2019
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