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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1108
Tipo: | Dissertação |
Título: | Literacia para a Saúde em uma sociedade adoecida: um estudo campo da pós-graduação em Educação de uma universidade pública federal |
Autor(es): | SILVA, Sumayra de Oliveira |
Primeiro Orientador: | KARWOSKI, Acir Mário |
Resumo: | Esta pesquisa é sobre o nível de literacia para a saúde (LS). O público pesquisado compõe-se de docentes de pós-graduação em educação, por ser um segmento, inicialmente, considerado referência em letramento e literacia. Pesquisa está desenhada cientificamente na perspectiva da Escola de Sociologia Francesa de Lévi-Strauss, da Escola Interpretativa Norte Americana de Geertz e da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa. Por meio de entrevistas semiestruturadas audiogravadas, dez professores participaram respondendo a um questionário HLS-EU-PT adaptado culturalmente e validado no Brasil, acrescido de 20 perguntas abertas propostas pela autora. O método durante o processo de investigação foi da observação participante que perduraram por oito meses (abril de 2019 a dezembro de 2019) e aconteceu nas instalações da própria instituição. O objetivo foi analisar o nível de literacia para a saúde dos docentes do programa de pós-graduação em educação de uma universidade federal para compreender, dentro da realidade do ensino superior brasileiro, se esses profissionais exercitam suas capacidades pessoais de compreensão, gestão e investimento para a adoção de um estilo de vida saudável, na perspectiva cultural e sustentável. Concluímos que 80% dos pesquisados têm literacia para a saúde, mas a questão não é tão simples, os professores estão inseridos em um contexto que a saúde não é simbolicamente representada, portanto, 70% dos docentes estão com alguma patologia, mas exercem suas capacidades de compreensão e gestão para a sua saúde, contudo, o investimento é prejudicado pelo fato do tempo indisponível para adoção de um estilo de vida saudável de 70% dos pesquisados. |
Abstract: | Esta investigación trata sobre el nivel de literacy en salud (LS). El público investigado está compuesto por profesores de posgrado en educación, ya que es un segmento considerado inicialmente como una referencia en la literacy. La investigación está diseñada científicamente desde la perspectiva de la Escuela Francesa de Sociología de Lévi-Strauss, la Escuela Interpretativa Norteamericana de Geertz y la Escuela Nacional de Salud Pública (ENSP) de la Universidad Nueva de Lisboa. Mediante entrevistas semiestructuradas grabadas en audio, diez profesores participaron respondiendo a un cuestionario HLS-EU-PT adaptado culturalmente y validado en el Brasil, además de 20 preguntas abiertas por el autora. El método durante el proceso de investigación fue la observación participante que duró ocho meses (de abril de 2019 a diciembre de 2019) y tuvo lugar en las propias instalaciones de la institución. El objetivo era analizar el nivel de literacy en salud de los profesores del programa de educación de posgrado de una universidad federal para comprender, dentro de la realidad de la educación superior brasileña, si estos profesionales ejercen sus habilidades personales de comprensión, gestión e inversión para la adopción de un estilo de vida saludable, desde una perspectiva cultural y sostenible. Concluimos que el 80% de los entrevistados tienen conocimientos sobre salud, pero la cuestión no es tan simple, los profesores se insertan en un contexto en el que la salud no está representada simbólicamente, por lo tanto, el 70% de los profesores están con alguna patología, pero ejercen sus capacidades de comprensión y gestión de su salud, sin embargo, la inversión se ve obstaculizada por el hecho de que no se dispone de tiempo para la adopción de un estilo de vida saludable del 70% de los entrevistados. |
Palavras-chave: | Literacia. Saúde. Cultura. Pós-Graduação. Literacidad. Salud. Cultura. Post-Graduación. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1108 |
Data do documento: | 28-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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