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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1111
Tipo: | Dissertação |
Título: | A "experiência de si" em bionarrativas sociais (BIONAS) na formação de professores de Ciências e Biologia |
Autor(es): | SILVA, Michael Luciano das Graças |
Primeiro Orientador: | KATO, Danilo Seithi |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto de estudo as Bionarrativas Sociais (BIONAS) construídas no projeto Observatório da Educação para Biodiversidade (PROFBD), por meio do evento itinerante da Caravana da Diversidade que passou por seis Instituições de Ensino Superior (IES). Essa proposta provocou licenciandos em Ciências Biológicas a construirem BIONAS que evidenciassem elementos da biodiversidade local e de si no contexto da formação de professores. A partir desse contexto, este trabalho tem como objetivo geral: analisar significados e sentidos relativos à “experiência de si” presentes nas BIONAS escritas por licenciandos em ciências e biologia. Em um primeiro momento, o referencial teórico desta pesquisa problematiza os modelos de formação de professores comumente observados no Brasil, evidenciando aspectos homogeneizadores dos processos formativos e de racionalidades que levam ao silenciamento das vozes dos sujeitos em formação, principalmente no que concerne a aspectos relativos ao vínculo destes com sua localidade e a biodiversidade associada como universos sígnicos e simbólicos constitutivos de suas identidades. Em seguida nos apoiamos na perspectiva da interculturalidade crítica e na produção de narrativas digitais como pressupostos de provocar a ordem do dizer em processos formais de ensino, constituindo a hipótese da singularidade, experiência e a alteridade como elementos fundantes da leitura e escrita para uma formação que considere diversidade cultural. Como metodologia, vivenciamos o processo de realização das oficinas pedagógicas interculturais, na UFOP e UFTM. Posteriormente, caracterizamos as BIONAS presentes na plataforma digital, com a finalidade de seleção do corpus de análise, que nos levou a duas BIONAS “Não somos um catálago: professor de biologia XY gay” e “Uberaba a terra dos dinossauros”. Apoiados na perspectiva bakhtiana da análise do discurso exploramos os significados e sentidos dos enunciados presente nos textos narrativos e autobiográficos, a fim de perceber vozes relativas aos aspectos que envolvem a formação de professores de Ciências e Biologia, a relação com elementos identitários e da experiência de leitura e escrita dos sujeitos a partir de uma proposta que considera as relações com a localidade e a biodiversidade como elementos constitutivos das singularidades dos sujeitos enunciadores. As análises apontam que o discurso hegemônico proveniente das políticas curriculares e dos sistemas educacionais formais se constituem como anteparo para que os processos de leitura e escrita sejam delineados, sendo a produção das narrativas um posicionamento enunciativo de contrapalavra aos discursos hegemônicos sobre suas localidades. Esses resultados nos mostram que as BIONAS possibilitam um momento de escuta, estabelecendo possibilidades de um modelo que inclua a cultura acadêmica, o território e a “experiência de si” como elementos dialógicos. Além disso, este gênero possibilita a consideração dos aspectos da arte, dos recursos digitais, da biodiversidade e da localidade como elementos subjetivos e identitários que promovem o ato da escrita, a possibilidade do dizer desde si e contra uma palavra silenciadora. Estes indicativos nos mostram possibilidades para se pensar a leitura e escrita na formação apontando para processos autorais na perspectiva crítica e reflexiva dos professores. |
Abstract: | This dissertation has as its object of study the Social Bionarratives (BIONAS) built in the Observatory of Education for Biodiversity (PROFBD) project, through the itinerant event of the Caravan of Diversity that went through six Higher Education Institutions (IES). This proposal provoked Biological Sciences graduates to build BIONAS that showed elements of local biodiversity and of themselves in the context of teacher training. From this context, this work aims to analyze the meanings and meanings related to the "experience of oneself" present in BIONAS written by undergraduates in science and biology. The theoretical framework of this research problematizes, at first, the models of teacher education commonly observed in Brazil, evidencing homogenizing aspects of the training processes and rationalities that lead to the silencing of the voices of the subjects in training, especially with regard to relative aspects their link with their locality and the associated biodiversity as sign and symbolic universes that constitute their identities. Then, we supported the perspective of critical interculturality and the production of digital narratives as assumptions to provoke the order of speech in formal teaching processes, constituting the hypothesis of singularity, experience and otherness as fundamental elements of reading and writing for a training that consider cultural diversity. As a methodology, we experienced the process of conducting intercultural pedagogical workshops at UFOP and UFTM. Later, we characterized the BIONAS present on the digital platform, with the purpose of selecting the corpus of analysis, which led us to two BIONAS “We are not a catalogue: gay XY biology teacher” and “Uberaba the land of dinosaurs”. Based on the Bakhtian perspective of discourse analysis, we explore the meanings and meanings of the statements present in narrative and autobiographical texts, in order to perceive voices related to aspects involving the training of Science and Biology teachers, the relationship with identity elements and the experience of reading and writing of the subjects from a proposal that considers the relations with the locality and biodiversity as constitutive elements of the singularities of the enunciating subjects. The first analyzes point out that the hegemonic discourse arising from curricular policies and formal educational systems constitutes a shield for the processes of reading and writing to be outlined, with the production of narratives being an enunciative counterword to the hegemonic discourses about their localities. These results show us that BIONAS enable a moment of listening, establishing possibilities for a model that includes academic culture, territory and “self experience” as dialogic elements. In addition, this genre makes it possible to consider aspects of art, digital resources, biodiversity and locality as subjective and identity elements that promote the act of writing, the possibility of saying from oneself and against a silencing word. These indicators show us possibilities for thinking about reading and writing in training, pointing to authorship processes from the critical and reflective perspective of teachers. |
Palavras-chave: | Formação de professores de Ciências e Biologia. Narrativas digitais. Experiência de si. Território. Biodiversidade. Educação intercultural. Science and Biology teacher education. Reading and writing. Experience yourself. Location. Biodiversity. Intercultural education. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1111 |
Data do documento: | 11-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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