Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANCHES, Carolina Silva-
dc.creator.ID44182069811pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9293777143383505pt_BR
dc.contributor.advisor1OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta-
dc.contributor.advisor1ID35112012837pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037654075125918pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T18:00:28Z-
dc.date.available2021-06-21-
dc.date.available2022-05-10T18:00:28Z-
dc.date.issued2021-06-21-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1113-
dc.description.resumoEste trabalho faz parte da linha de pesquisa Formação de professores e cultura digital. Assim, nos últimos anos os museus de ciências vêm se destacando como espaços de educação não formal para o ensino de ciências e por conta disso, suas mediações se apresentam como o elo principal entre conhecimento científico e visitantes, contribuindo para o ensino-aprendizagem e divulgação científica. Dito isso, em nosso referencial buscamos destacar a Comunicação Museológico dos museus de ciências, por meio da Abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e da Comunicação Pública da Ciência, adentrando as mediações estudadas. Nos museus nós evidenciamos as mediações instrumental e humana, eixo de nossa pesquisa. A mediação instrumental nos museus de ciências está presente em suas exposições, por meio de mensagens linguísticas, símbolos e signos e a mediação humana por meio dos mediadores. Por essa razão, neste trabalho buscamos compreender como se processam as mediações humana e instrumental ocorrentes no Museu dos Dinossauros, localizado no distrito rural de Peirópolis, da cidade de Uberaba-MG, guiando-nos em caracterizar sua mediação instrumental por meio de suas exposições e analisar o desenvolvimento e papel da mediação humana por meio de relatos de seus ex-mediadores. Desse modo, para a mediação instrumental nós utilizamos imagens das exposições do Museu dos Dinossauros e analisamos por meio da Análise Semiológica; e para a mediação humana, realizamos entrevistas com os ex-mediadores e analisamos empregando a Análise Textual Discursiva. Ressaltamos que as mediações do Museu dos Dinossauros contribuem para a divulgação científica e possuem potencial para aperfeiçoamento. Contudo, embora esteja presente a mediação instrumental no museu, suas mensagens são complexas e com poucas informações, dificultando a autonomia do visitante e fazendo-lhe recorrer sempre aos mediadores. Isto nos mostra que, considerando somente sua mediação instrumental, o Museu dos Dinossauros aproxima-se conceitualmente de um museu tradicional, com visitações passivas, em que os visitantes pouco refletem e se questionam sobre o conhecimento científico. Consequentemente, a mediação humana do museu torna se o seu eixo principal para se obter um ensino-aprendizagem adequado e uma divulgação científica satisfatória. Nesse sentido, verificamos ser indispensável uma formação continuada aos mediadores e também, a necessidade de aprimorar o setor educacional do museu, principalmente, desenvolvendo seu Plano Museológico.pt_BR
dc.description.abstractThis study is part of the research line of teacher training and digital culture. In recent years, science museums have stood out as spaces of non-formal education for science teaching and because of that, their mediations are presented as the main link between scientific knowledge and visitors, contributing to teaching-learning and scientific dissemination. In the case of these museums, we can highlight the instrumental and human mediations. Therefore, in our context we seek to highlight the Museological Communication of science museums, through the STSE Approach (Science, Technology, Society and Environment) and the Public Communication of Science, passing into the studied mediations. Instrumental mediation in science museums is present in their exhibitions, through linguistic messages, symbols and signs, and human mediation through mediators. For this reason, in this work we seeked to understand how the human and instrumental mediations ocurred in the Museum of Dinosaurs, located in the rural district of Peirópolis, in the city of Uberaba MG, were guided by characterizing their instrumental mediation through their exhibitions and analyze the development and role of human mediation through reports from its former mediators. In this way, for instrumental mediation we used images from the exhibits of the Museum of Dinosaurs and analyzed them through Semiological Analysis; and for human mediation, we conducted interviews with former mediators and analyzed them using Discursive Textual Analysis. We emphasize that the mediations of the Museum of Dinosaurs contribute to scientific dissemination and have the potential for improvement. However, although instrumental mediation is present in the museum, its messages are complex and with little information, making the visitor's autonomy difficult and making him always resort to mediators. This shows us that, considering only its instrumental mediation, the Museum of Dinosaurs is conceptually close to a traditional museum, with passive visits, in which visitors have little reflection and question themselves about scientific knowledge. Consequently, the human mediation of the museum becomes its main axis for obtaining an adequate teaching-learning and satisfactory scientific dissemination. In this sense, we verified that it is indispensable a continuous training for the mediators and also, the need to improve the educational sector of the museum, mainly, developing its Museological Plan.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseus de Ciências.pt_BR
dc.subjectMediação instrumental.pt_BR
dc.subjectMediação humana.pt_BR
dc.subjectDivulgação Científica.pt_BR
dc.subjectScience museums.pt_BR
dc.subjectInstrumental Mediation.pt_BR
dc.subjectHuman Mediation.pt_BR
dc.subjectScientific divulgation.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMediações instrumental e humana: um olhar sobre o Museu dos Diniossauros de Uberaba-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Carolina S Sanches.pdfDissert Carolina S Sanches2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.