Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1115
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | GONTIJO, Débora Viviane Teles Magalhães | - |
dc.creator.ID | 83532633604 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2511620738451667 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SIMÕES, Regina Maria Rovigati | - |
dc.contributor.advisor1ID | 02502077885 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7770158896621784 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-10T18:20:03Z | - |
dc.date.available | 2018-07-27 | - |
dc.date.available | 2022-05-10T18:20:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-27 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1115 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo geral investigar como as experiências pessoais e educacionais dos professores de licenciatura influenciam em sua prática docente. O referencial teórico pautou-se principalmente nos estudos de Masetto, (2012); Pimenta; Anastasiou, (2005), Tardif, (2012); e Zabalza (2004). A pesquisa de cunho qualitativo teve como base os pressupostos teórico-metodológicos da História Oral de Vida, tendo como perspectiva de análise os estudos de Fonseca (1997) e Lodi (2010) sobre as narrativas de histórias de vida. O levantamento do material empírico se deu por meio de questionário de caracterização dos sujeitos da pesquisa e entrevista estruturada em dois eixos temáticos: trajetória pessoal e formativa e trajetória profissional e práticas pedagógicas. Contamos com a participação de sete professores efetivos de 2009 a 2013 que atuam nos cursos de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Os resultados mostram que a maioria dos professores participaram de programas e projetos de iniciação científica em sua trajetória acadêmica, tiveram experiência profissional no Ensino Médio e atuam de três a oito anos no Ensino Superior. Apesar de ser baixa a frequência em cursos e atividades de formação continuada com ênfase na docência, participam de projetos de extensão, orientam Trabalho de Conclusão de Curso e exercem algum tipo de atividade administrativa. As narrativas sugerem que o ambiente sociocultural e as experiências vivenciadas na trajetória educacional e profissional referenciam as práticas docentes que ao longo da carreira vão sendo ampliadas e reestruturadas pelas oportunidades de formação continuada, pelo incentivo e valorização da pessoa na instituição em que atua. Concluímos que para exercer bem o ofício de ser professor é preciso investir numa formação de qualidade, oportunizando o desenvolvimento dos vários saberes que contemplam a docência, não somente na etapa da graduação, mas principalmente no momento da prática profissional. Percebemos pela nossa análise que as narrativas de histórias de vida possibilitam uma reflexão sobre a prática docente extremamente pedagógica, pois nelas estão inscritas as suas concepções de ser e estar professor. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to investigate how personal and educational experiences of teachers of licentiate degree courses influence in their teaching practice. The theoretical framework is mainly guided by the studies of Masetto, (2012); Pimenta and Anastasiou, (2005); Tardif, (2012); and Zabalza (2004). This qualitative research was based on the theoretical and methodological assumptions of Oral History of Life, having as an analytical perspective the studies of Fonseca (1997) and Lodi (2010) on the narratives of life stories. The survey of the empirical material was made through a questionnaire to characterize the subjects of the research and interview structured in two themes: personal training, career, professional development, and teaching practices. We count on the participation of seven regular teachers, from 2009 to 2013,working in Biological Sciences, Physics, Mathematics and Chemistry courses of the Federal University of Triângulo Mineiro. Results showed that most teachers participated in programs and scientific initiation projects in their academic career, had professional experience in high school and teach from three to eight years in higher education. Despite the frequency in courses and continuing education activities with an emphasis on teaching are low they participate in extension projects, orient final graduation projects and exert some kind of administrative activity. Narratives confirm that the socio-cultural environment and the experiences lived in educational and professional history reference the teaching practices that throughout their career are expanded and restructured by the opportunities for continuing education and encouragement and appreciation of the teachers in the institution in which they work. We conclude that for performing well their labor of being a teacher it is necessary to invest in a training of quality providing opportunities for the development of various knowledge that include teaching, not only in the graduation stage, but also mainly at the time of professional practice. We believe that the narratives of life stories allow an extremely pedagogical reflection on teaching practice, for their conceptions of being a teacher and working can be seen in them. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Histórias de Vida. | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura. | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente. | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior. | pt_BR |
dc.subject | Life Stories. | pt_BR |
dc.subject | Licentiate degree. | pt_BR |
dc.subject | Teaching Practice. | pt_BR |
dc.subject | Higher Education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O ofício de ser professor de licenciatura a partir das narrativas de histórias de vida | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERT DEBORA V T M GONTIJO.pdf | DISSERT DEBORA V T M GONTIJO | 2,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.