Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDUTRA, Lucas Borges de Oliveira-
dc.creator.ID10273219685pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0069640543458932pt_BR
dc.contributor.advisor1OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta-
dc.contributor.advisor1ID35121012837pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037654075125918pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T18:36:35Z-
dc.date.available2021-06-25-
dc.date.available2022-05-10T18:36:35Z-
dc.date.issued2021-06-25-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1117-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga as ações de Educação Não Formal que se realizam no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, sediado na cidade de Uberaba, Minas Gerais. Assumimos a definição de Educação Não Formal proposta por Gohn (2013; 2019), que demonstra as possibilidades de realização de ações não formais de ensino de música em instituições que também oferecem educação por vias formais, neste caso, musical. Ao observar a ausência de pesquisas sobre o tema, estabelece uma pesquisa de viés exploratório segundo Gil (2008) e assume como instrumentos de construção de dados a consulta a documentos da escola e as narrativas de quatro professores que dirigem ações de educação não formal em música nesta instituição. As narrativas foram contextualizadas com as legislações que regem os conservatórios e documentos da própria escola, além de ementas formuladas pelos próprios professores, levando a discussões que giram em torno de compreender como estas ações se realizam, interagem com a sociedade, cumprem os fundamentos das ações não formais e como elas dialogam com as ações formais desta instituição. As narrativas foram estabelecidas através de tratamento de transcriação de entrevistas, que foram revisadas pelos entrevistados conforme a concepção de Análise de Prosa, condizente ao estruturado por André (1983). Estas narrativas foram avaliadas pelos próprios entrevistados, que definiram eixos aglutinadores de acordo com o que eles acharam mais relevante em suas falas. Os eixos foram: Acasos, Novos Caminhos, Consonância, Processos de Aprendizagem, Realizações, Dedicação e Novos Olhares. As discussões construídas por meio dos eixos aglutinadores demonstram a importância de aspectos históricos dos professores no fundamento de suas ações, os benefícios gerados à comunidade escolar e comunidade em geral, os desafios que enfrentam e as ramificações de suas ações.pt_BR
dc.description.abstractThis research explore the Non-formal Education practicies established at the Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, based at Uberaba, Minas Gerais. We assume the definition of Non Formal Education as proposed by Gohn (2013; 2019), that demonstrates the possibility of Non Formal music education practicies in institutions where also occur formal music education practicies. When observing the absence of research on the topic, we establish an exploratory research bias as proposed by Gil (2008). To raise data, we resort to documental research and four narratives of teachers who manage non formal actions in that school. The narratives were contextualized with the governing legislation about conservatories and school documents, besides the schedule formulated by the teachers leading to discussions about how these actions happen, how they interact with society, how they comply with the fundaments of non formal education and how they dialogue with the formal education in that school. The narratives were stablished by passing the interviews through a process of transcreation. These narratives were then revised by the interviewed as conceptualized by André (1983) on the Prose Analysis method. These narratives were evaluated by the interviewees themselves, who defined agglutinating axes according to what they found most relevant in their statements. The axes were: Chances, New Paths, Consonance, Learning Processes, Achievements, Dedication and New Perspectives. The data built through the narratives show the importance of historical aspects of the teachers upholding their actions, besides the benefits generated to the scholar community and general community, the challenges they face and the ramifications of their works.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação não formal.pt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudo.pt_BR
dc.subjectEscolas de música - Minas Gerais.pt_BR
dc.subjectNon formal Education.pt_BR
dc.subjectMusic – Instruction and study.pt_BR
dc.subjectMusic schools – Minas Geraispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação não formal e cultura no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi: a música para além da sala de aula nas narrativas de quatro professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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