Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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dc.creatorQUEIROZ, Florence Alves Pereira de-
dc.creator.ID01262083605pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7292744303107353pt_BR
dc.contributor.advisor1BORGES, Maria Célia-
dc.contributor.advisor1ID42262380600pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5826866488560826pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-11T16:47:00Z-
dc.date.available2017-12-15-
dc.date.available2022-05-11T16:47:00Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1119-
dc.description.resumoEste estudo, intitulado “A formação e a concepção docente sobre a inclusão do educando Surdo no município de Uberaba” propõe compreender qual é a formação docente e a concepção de inclusão de educadores que atuam com educandos Surdos em suas salas de aula, no ensino regular, em duas escolas públicas de Uberaba, Minas Gerais. A pesquisa, com abordagem qualitativa, foi realizada no município de Uberaba, Minas Gerais, no período de março de 2016 a dezembro de 2017, em duas escolas públicas da rede básica de ensino, tendo como sujeitos seis educadores ouvintes e cinco educandos Surdos. O instrumento aplicado foi a entrevista semiestruturada áudio gravada para os educadores e filmada para os educandos. A fundamentação teórica sobre a formação docente no Brasil contou, principalmente, com as contribuições de Saviani (2009), Tanuri (2000) e Brzezinski (1999). Quanto à formação docente para a Educação Inclusiva, contou com o embasamento de Lacerda (2006) (2014), Mantoan (2003), Glat (2000) (2003) e Skliar (1997) (1998). No que diz respeito à inclusão de Surdos no ensino regular, o trabalho foi construído com as contribuições, principalmente, de Lacerda (2006) (2014), Campos (2014), Quadros (2005) (2011), Skliar (2005) e Honora (2014). Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016), por meio de análise categorial. Os resultados indicaram a existência de problemas em relação à inclusão de Surdos, principalmente em relação aos aspectos metodológicos adotados pelos educadores e à fragilidade e precariedade da formação docente, seja ela inicial ou continuada para a Educação Inclusiva. Demonstraram, portanto, a necessidade de fortalecimento da formação docente inicial e continuada dos educadores, sejam pelas mudanças curriculares dos cursos de formação ou por meio de ações implementadas pelas Secretarias de Educação, salientando o tema da Educação Inclusiva e, especificamente, da educação de Surdos de forma mais enfática. Enseja-se que esse estudo contribua significativamente aos debates e discussões sobre Educação Inclusiva, no que concerne à formação docente e à inclusão de Surdos no ensino regular, apontando possíveis caminhos para a melhoria da Educação de Surdos, na perspectiva inclusiva, no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis study, entitled "Training and teaching conception about the inclusion of the Deaf student in the municipality of Uberaba" proposes to understand what kind of teacher training educators have and the conception of inclusion educators who work with deaf students in their classrooms, in regular schools, in two public schools in Uberaba, Minas Gerais also have. The research, with a qualitative approach, was carried out in Uberaba, Minas Gerais, from March 2016 to December 2017, in two public schools of the basic education network, with six hearing educators and five deaf students as subjects. The instrument applied was the semi-structured audiovideo interview for the educators and filmed for the students. The theoretical foundation on teacher education in Brazil relied mainly on the contributions of Saviani (2009), Tanuri (2000) and Brzezinski (1999). As for teacher education for Inclusive Education, it was based on Lacerda (2006) (2014), Mantoan (2003), Glat (2000) (2003) and Skliar (1997) (1998). With regard to the inclusion of deaf people in regular education, this study was constructed with the contributions, mainly, of Lacerda (2006) (2014), Campos (2014), Quadros (2005) (2011), Skliar (2005) and Honora (2014). For the analysis of the data, the technique of Content Analysis, proposed by Bardin (2016), was used by means of categorial analysis. The results indicated the existence of problems in relation to the inclusion of the deaf, mainly in relation to the methodological aspects adopted by educators and the fragility and precariousness of the teacher training educators get, whether initial or continued, for Inclusive Education. Demonstrated, therefore, the need to strengthen initial and continuing teacher education, either through curricular changes of the training courses or through actions implemented by the Secretariats of Education, emphasizing the theme of Inclusive Education and specifically the education of the Deaf in a more emphatic way. It is suggested that this study contributes significantly to debates and discussions on Inclusive Education, regarding teacher education and the inclusion of Deaf people in regular education, pointing out possible ways to improve the Education of the Deaf, in an inclusive perspective, in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professores.pt_BR
dc.subjectEducação inclusiva.pt_BR
dc.subjectInclusão de surdos.pt_BR
dc.subjectTeacher training.pt_BR
dc.subjectInclusive Education.pt_BR
dc.subjectInclusion of the deaf.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação e a concepção docente sobre a inclusão do educando surdo no município de Uberabapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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