Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1121
Tipo: Dissertação
Título: Análise discursiva da escrita de alunos do curso de Medicina: (RE) produção de conhecimento, saber, poder
Autor(es): SILVA, Fabiana Helena
Primeiro Orientador: BARBOSA, Marinalva Vieira
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar os processos e os produtos da escrita de discentes da área de Medicina, a partir de práticas de ensino em disciplinas, para investigar se e em que condições os seus textos adquirem o estatuto de produção de conhecimento sobre o objeto da escrita. A pergunta que nos propomos a responder é: as produções escritas por discentes do curso de Medicina, realizadas a partir de práticas de ensino, adquirem o estatuto de conhecimento? O caminho metodológico escolhido para isso foi a pesquisa qualitativo-indiciária, a qual nos permitiu recortar dados nos textos dos alunos que nos levaram a interpretações associadas à experiência humana, à interação dos sujeitos subjacente na materialidade discursiva. Os principais teóricos que fundamentaram esse trabalho foram Bakhtin e o Círculo (1929/2017; 1979/2011; 1993) cujos conceitos de enunciado, tema, significação, construção composicional dos gêneros, discurso citado, guiaram nosso olhar para o modo como os alunos organizam os enunciados dentro de seus textos considerando as condições de produção e, para além disso, constroem uma compreensão responsiva nessa interação verbal, outros dois conceitos bakhtinianos. Os pensamentos foucaultianos sobre o controle das instituições sociais sob o discurso, sobre as relações de saber-poder constitutivas da Medicina como ciência, sobre discurso, sujeito, também subsidiaram essa análise. A análise dos dados, sob a luz dessas ancoragens teóricas, permitiu-nos compreender que as coerções exercidas pelos dispositivos de poder político-econômico-sociais determinam os discursos dos alunos, que o processo de aquisição e de produção de conhecimento está marcado pelo momento histórico em que se insere e que o saber médico construído ao longo da história está ainda presente na prática médica atual.
Abstract: The objective of this research is to analyze the processes and products of the writing of students of Medicine, from teaching practices in disciplines, to investigate if and under what conditions their texts acquire the status of knowledge production on the object of writing. The question that we propose to answer is: Do the productions written by students of Medicine courses, made from teaching practices, acquire the status of knowledge? The methodological path chosen for this was the qualitative-indexical research, which allowed us to cut data in the student’s texts, that led us to interpretations associated with human experience, to the interaction of the underlying subjects in the discursive materiality. Bakhtin and Círculo (1929/2017, 1979/2011, 1993), whose concepts of enunciation, theme, meaning, compositional construction of the genres, discourse quoted, guided our view of the way students organize the enunciated within their texts considering the conditions of production and, moreover, construct a responsive understanding in this verbal interaction, two other Bakhtinian concepts. Foucault’s thoughts on control of social institutions under the discourse, on the knowledge-power relations constitutive of medicine as a science, on discourse, subject, also subsidized this analysis. The analysis of the data, under the light of these theoretical anchorages, allowed us to understand that the coercion exerted by the mechanisms of political-economic-social power determine the student’s discourses, that the process of acquisition and production of knowledge is marked by the historical moment in which is inserted and that medical knowledge built throughout history is still present in current medical practice.
Palavras-chave: Leitura.
Escrita.
Alunos do curso de Medicina.
Produção de conhecimento.
Saber.
Poder.
Knowledge-power relations.
Reading.
Writing.
Students of Medicine course.
Knowledge.
Production.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1121
Data do documento: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT FABIANA H SILVA.pdfDISSERT FABIANA H SILVA948,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.