Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorROCHA, Juliana Fernandes-
dc.creator.ID04295040630pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6877263160377351pt_BR
dc.contributor.advisor1KARWOSKI, Acir Mário-
dc.contributor.advisor1ID78300142991pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0772872573503574pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-11T18:53:50Z-
dc.date.available2019-01-31-
dc.date.available2022-05-11T18:53:50Z-
dc.date.issued2019-01-31-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1124-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender o contexto profissional dos docentes de Engenharia Civil, de uma universidade na cidade de Uberaba – MG, analisar quais as percepções dos engenheiros-professores sobre suas práticas e, ainda, verificar se tiveram formação didático-pedagógica nos programas de pós-graduação stricto sensu. Como forma de nortear nossa pesquisa partimos dos questionamentos: Quem são os engenheiros-docentes que atuam no curso de Engenharia Civil? Como ocorre a formação desses professores? Quais as percepções dos engenheiros-docentes em relação à prática de ensino? Para respondermos a essas questões, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa. Os requisitos para que o professor pudesse participar da pesquisa foram: atuar na instituição escolhida, ser graduado em Engenharia Civil e não ter cursado uma licenciatura. Assim fizemos um estudo teórico, por meio de revisão literária, utilizando os seguintes autores: André (2010), Dantas (2011, 2014), Franco (2011, 2012, 2016), Marcelo Garcia (1990, 1991), Libâneo (1994), Masetto (2010, 2013, 2015, 2018), Tardif (2012), dentre outros. Aplicamos um questionário semiestruturado para doze (12) professores do curso de Engenharia Civil, e, ainda, pesquisamos nos sites de seis (6) Instituições Educacionais Superiores se os objetivos e as ementas dos cursos stricto sensu contemplam a oferta da disciplina de didática ou metodologia de ensino. A verificação dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2002) que oportunizou a descrição sistemática e objetiva do conteúdo das respostas obtidas no questionário. Os resultados do presente estudo sinalizam que os professores de Engenharia Civil não receberam formação didático-pedagógica nos cursos de pós-graduação stricto sensu para atuarem como docentes. Os professores entrevistados relataram a falta da disciplina de didática, que contribui para a realização do processo de ensino. Ressaltamos a importância de um trabalho efetivo junto à IES pesquisada, tanto na oferta de cursos de especialização ou extensão em Docência no Ensino Superior ou em Didática e Metodologia do Ensino, quanto na inclusão da disciplina de didática em programas stricto sensu em Engenharia Civil.pt_BR
dc.description.abstractThis research had as objective to understand the professional context of the Civil Engineering teachers, from a public University in Uberaba city, state Minas Gerais (MG), and the specific objectives were to analyzes the perceptions of the engineering-teachers about their teaching practices and to verify if they had didactic-pedagogical formation in stricto sensu postgraduate programs. As a way of guiding our research we start from the questions: Who are the engineering-teachers who work in the Civil Engineering course at the researched institution? How does these teachers´formation take place? What are the perceptions of these engineering teachers about their teaching practice? To answer these questions, we use the qualitative approach as methodology. The requirements for the participation of the teachers were: to work in the chosen institution, to be a graduate in Civil Engineering and haven´t taken na education degree. We did a theoretical study, through a literary review, using the following authors: André (2010), Dantas (2011, 2014), Franco (2011, 2012, 2016), Marcelo Garcia (1990, 1991), Libâneo (1994), Masetto (2010, 2013, 2015, 2018), Tardif (2012), and others. We applied a semistructured questionnaire to twelve (12) teachers of the Civil Engineering course, and we also searched at six (6) websites Superior Educational Institutions looking for the objectives and the syllabuses of the stricto sensu courses, to verify if them contemplate the didactics or methodology discipline education. The results was carried out through the content analysis of Bardin (2002) that provided the systematic and objective description of the answers obtained in the questionnaire. The results of the present study indicate that Civil Engineering-teachers didn´t receive didactic-pedagogical formation in stricto sensu postgraduate courses to act as teachers. The interviewed teachers reported the lack of didactic discipline, which contributes to the accomplishment of the teaching process. We emphasize the importance of an effective work in the institucion researched, both in the offer of specialization courses or extension in Higher Education Teaching or Didactics and Teaching Methodology, as well as the inclusion of the didactic discipline in Civil Engineering stricto sensu programs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Superior.pt_BR
dc.subjectDidática.pt_BR
dc.subjectPrática docente.pt_BR
dc.subjectEngenharia Civil.pt_BR
dc.subjectHigher education.pt_BR
dc.subjectDidactics.pt_BR
dc.subjectTeaching practice.pt_BR
dc.subjectCivil Engineering.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePercepções da docência: reflexões sobre a didática em um curso de Engenharia Civil da cidade de Uberabapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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