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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1127
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Mãozinha trabalhando e a boquinha descansando”: o fenômeno corpo/corporeidade na sala de aula |
Autor(es): | ALVES, Érika Cristina Silva |
Primeiro Orientador: | MOREIRA, Wagner Wey |
Resumo: | A educação é uma experiência humana que busca constantemente a (re) construção de conhecimentos relacionados às vivências do ser consigo mesmo, com os outros e com o mundo. A escola, nesse contexto, representa a sociedade e os paradigmas vigentes que norteiam o sistema educacional. A criança, ao fazer parte do ambiente escolar, interage com outras crianças e professores, passando a compreender as regras e normas vigentes no sistema. Na sala de aula aprendem a escrever, contar, relacionar com os seus pares e aos poucos constroem e ampliam a noção de mundo, descobrindo sentido à sua existência. A Fenomenologia, como base epistemológica e em especial em Maurice Merleau-Ponty, traz para as nossas reflexões o humano sob o enfoque da corporeidade. A criança, ao estudar, vivencia a sua essência na sala de aula, tornando-se corpo-criança em sua totalidade. Ao ingressar no Ensino Fundamental com seis anos em média, o aluno sai de um contexto da Educação Infantil para essa nova etapa de escolarização, a qual é diferente em sua dinâmica e proposta pedagógica. Pensando nessa questão, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como o aluno do 1º ano do Ensino Fundamental expressa o corpo/corporeidade na sala de aula. A investigação é de cunho descritivo numa abordagem qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada em três escolas da rede estadual de Uberaba-MG, com 63 alunos. A coleta de dados sucedeu-se através da observação e pelo material registrado em diários de bordo. Utilizando a técnica de abordagem qualitativa denominada Análise do Fenômeno Situado, proposta por Martins e Bicudo (1994) e Giorgi (1978) adaptada por Moreira (1992), os registros foram analisados. Nossa argumentação desenvolveu-se nas seções: O ser criança e a motricidade; O ser criança e a escola; O ser criança – corporeidade aprendente. Os resultados evidenciaram o corpo-criança na sala de aula dialogando com outras corporeidades por palavras, gestos, carinho, solidariedade, hostilidade e agressões. O corpo-criança, nesse contexto, foi eloquente, sobretudo através das brincadeiras, durante a aula. O aluno do 1º ano do Ensino Fundamental expressou-se genuinamente na linguagem infantil, ludicamente, como forma de estabelecer diálogos com o mundo à sua volta. |
Abstract: | Education is a human experience that constantly seeks the (re) construction of knowledge related to the experiences of being with oneself, with others and with the world. The school, in this context, represents the society and the current paradigms that guide the educational system. The child, when being part of the school environment, interacts with other children and teachers, beginning to understand the rules and norms prevailing in the system. In the classroom they learn to write, to tell, to relate to their peers and gradually build and broaden the notion of the world, discovering meaning to their existence. Phenomenology, as epistemological basis and especially in Maurice Merleau-Ponty, brings to our reflections the human under the focus of corporeity. The child, when studying, experiences its essence in the classroom, becoming a child-body in its entirety. Upon entering primary school with an average of six years, the student leaves a context of Early Childhood Education for this new stage of schooling, which is different in its dynamics and pedagogical proposal. Thinking about this issue, the present research aims to investigate how the elementary school student expresses the body / body in the classroom. Research is descriptive in a qualitative approach. Field research was carried out in three schools of the Uberaba-MG state network, with 63 students. Data collection was achieved through observation and material recorded in logbooks. Using the technique of qualitative approach called the Phenomenon Analysis, proposed by Martins and Bicudo (1994) and Giorgi (1978) adapted by Moreira (1992), the records were analyzed. Our argument has developed in the sections: Being child and motor; Being a child and school; Being a child - learning body. The results showed the body-child in the classroom dialoguing with other corporeities by words, gestures, affection, solidarity, hostility and aggression. The body-child, in this context, was eloquent, especially through the jokes, during the lesson. The elementary school student expressed himself genuinely in children's language, ludically, as a way of establishing dialogues with the world around him. |
Palavras-chave: | Corpo/corporeidade. Criança. Ensino fundamental. Escola. Fenomenologia. Body. Corporeity. Kid. Elementary school. School. Phenomenology. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1127 |
Data do documento: | 22-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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