Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | COSTA, Ana Luiza Santos | - |
dc.creator.ID | 10374866686 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3316675579748258 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BARBOSA, Marinalva Vieira | - |
dc.contributor.advisor1ID | 38641020225 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8103443442362053 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T18:40:23Z | - |
dc.date.available | 2019-02-26 | - |
dc.date.available | 2022-05-12T18:40:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-26 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1129 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve por objetivo analisar aspectos da escrita que os graduandos em Letras de distintas universidades, situadas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, mobilizam para construir suas produções acadêmicas. Assim, o pressuposto é de que os processos de escrita têm passado por mudanças pela intervenção e facilidade das palavras alheias. Para tanto, investigamos de que modo o plágio e a autoria se fazem presentes nesses textos objetivando um saber sobre a escrita e constituição de sujeito autor. Especificamente, analisamos como se apresenta a relação com a voz do outro na construção de seus discursos e, ainda, tivemos como propósito averiguar de que maneira os indícios de autoria são apresentados nessas produções textuais. Interessou-nos também refletir como a produção de conhecimento tem sido uma prática relevante para a escrita na universidade contemporânea, muitas vezes interditada pelo recurso da cópia. Diante disso, analisamos como os graduandos apresentam seus posicionamentos frente ao ato de escrita e como se constituem em sujeitos críticos nesse cenário. De base qualitativa (ESTEBAN,2010) e indiciária (GINZBURG, 1989), o estudo trata acerca da complexidade do ato de escrever e ser detentor de suas palavras em um contexto de relação texto/discurso que exige criticidade dos graduandos. Tivemos como principal aporte teórico concepções de M. Bakhtin acerca dos conceitos de sujeito, autoria e interação verbal. Para compor as análises, temos como ponto de partida estudos acerca do universo da escrita acadêmica em Geraldi (1997), Barzotto (2013;2016), Krokoscz (2012), Fairchild (2016;2017) Berheim e Chauí (2008), Severino (2013) e Possenti (2009). A relação entre as teorias adotadas permite transitar entre as esferas discursivas a fim de compreender a relação entre sujeito e escrita no ensino superior. Como resultados tivemos dados expressivos, uma vez que o plágio tem sido uma forma de escrita e vem agregando mais espaço na universidade. Por sua vez, a prática interdita a produção do conhecimento e dificulta o desenvolvimento de uma voz própria dos graduandos. Ressaltamos ainda que a autoria deve ocorrer nesse ambiente acadêmico, uma vez que é o espaço para desenvolver a construção do ser autor e detentor posicionamentos críticos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this work was to analyze aspects of writing that graduates in Letters from different universities, located in the North, Northeast and Southeast regions, mobilize to build their academic productions. Thus, the assumption is that the writing processes have undergone changes by the intervention and ease of the words of others. Therefore, we investigate how plagiarism and authorship are present in these texts aiming at a knowledge about the writing and constitution of subject author. Specifically, we analyze how the relationship with the voice of the other is presented in the construction of their discourses and, furthermore, we had as purpose to investigate in what way the indications of authorship are presented in these textual productions. It was also interesting to reflect how the production of knowledge has been a relevant practice for writing in the contemporary university, often interdicted by the copy feature. Thereby, we analyze how the students present their positioning before the act of writing and how they constitute critical subjects in this scenario. From a qualitative (ESTEBAN, 2010) and index (GINZBURG, 1989), the study deals with the complexity of the act of writing and being the holder of its words in a context of text / speech relationship that requires criticality of the students. We had as main theoretical contribution conceptions of M. Bakhtin about the concepts of subject, authorship and verbal interaction. In order to compose the analyzes, we have as starting point studies about the universe of academic writing in Geraldi (1997), Barzotto (2013, 2016), Krokoscz (2012), Fairchild (2016, 2017) Berheim and Chauí (2008), Severino (2013) and Possenti (2009). The relation between the theories adopted allows to move between the discursive spheres in order to understand the relation between subject and writing in higher education. As results we had expressive data, since the plagiarism has been a form of writing and has been adding more space in the university. On the other hand, the practice prohibits the production of knowledge and hinders the development of a voice of the graduating. We also emphasize that authorship must take place in this academic environment, since it is the space to develop the construction of being author and holder critical positions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escrita. | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento. | pt_BR |
dc.subject | Plágio. | pt_BR |
dc.subject | Autoria. | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior. | pt_BR |
dc.subject | Writing. | pt_BR |
dc.subject | Knowledge. | pt_BR |
dc.subject | Plagiarism. | pt_BR |
dc.subject | Authorship. | pt_BR |
dc.subject | Higher Education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Escrita, plágio e autoria em produções acadêmicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERT ANA L S COSTA.pdf | DISSERT ANA L S COSTA | 730,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.