Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGOMES, Aline Resende-
dc.creator.ID09934099624pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269429353225286pt_BR
dc.contributor.advisor1COLOMBO JÚNIOR, Pedro Donizete-
dc.contributor.advisor1ID28620501801pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794002724280806pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-13T19:07:57Z-
dc.date.available2018-12-20-
dc.date.available2022-05-13T19:07:57Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1132-
dc.description.resumoO Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma importante etapa no processo de formação inicial de professores, visto que é o momento em que o licenciando se depara com o ambiente da profissão que escolheu. A presente pesquisa buscou investigar as emoções e os sentimentos de graduandos dos cursos de licenciatura em Química, Física, Matemática, Ciências Biológicas e Educação do Campo, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em situação de ECS II. Os participantes foram cinco estagiários, sendo um de cada curso de licenciatura do ICENE, e cinco professores/orientadores de ECS II. A pesquisa, de natureza qualitativa, pautou-se na análise documental, observação e gravação em áudio e vídeo das aulas de regências dos alunos e entrevistas semiestruturadas com todos os participantes. Em um viés teórico-metodológico, empregou-se o Método da Lembrança Estimulada (FALCÃO e GILBERT, 2005) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Dentre os resultados, destaca-se o confronto com a realidade escolar como o maior desafio enfrentado pelos licenciandos ao adentrar à sala de aula, emergindo desta situação diferentes emoções e sentimentos, como medo, ansiedade, frustração e angústia. Frente a estes, propiciar momentos de reflexões, explicitando e discutindo emoções e sentimentos evidenciados pelos licenciandos no momento de ECS II colocou-se como eficaz para o processo formativo do futuro professor.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aimed to investigate the emotions and feelings of undergraduate students of Chemistry, Physics, Mathematics, Biological Sciences and Rural Education degree courses of the Institute of Exact, Natural and Education Sciences (ICENE) of the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) in situation of second level supervised internship. The participants of the research were five trainees, one from each ICENE undergraduate course, and five leader teachers of second level supervised internship. The research was qualitative in nature, with documental analysis, observation and recording in audio and video of the classes of regencies of the students and semi-structured interviews with all the participants. In a theoretical-methodological propensity, the Stimulated Remembrance Method (FALCÃO and GILBERT, 2005) and Content Analysis (BARDIN, 2011) were used. Among the results, the confrontation with school reality stands out as the greatest challenge faced by the undergraduates when entering the classroom, emerging from this situation different emotions and feelings, such as fear, anxiety, frustration and anguish. In light of these, to provide moments of reflection, explaining and discussing emotions and feelings reported by the undergraduates at the time of second level supervised internship has become effective for the formative process of the future teacher.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professores.pt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionado.pt_BR
dc.subjectEmoções e sentimentos.pt_BR
dc.subjectAnálise do conteúdo.pt_BR
dc.subjectMétodo da lembrança estimulada.pt_BR
dc.subjectInitial teacher training.pt_BR
dc.subjectSupervised internship.pt_BR
dc.subjectEmotions and feelings.pt_BR
dc.subjectContent analysis.pt_BR
dc.subjectStimulated remembrance method.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInvestigando as emoções e os sentimentos de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Aline R Gomes.pdfDissert Aline R Gomes1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.