Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1140
Tipo: Dissertação
Título: O PIBID no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática
Título(s) alternativo(s): The PIBID in the professional development of mathematical supervisors teachers
Autor(es): COSTA, Roberta
Primeiro Orientador: LINHARES, Martha Maria Prata
Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) brasileiro, lançado em 2007 e iniciado em 2009, atende a toda a Educação Básica. O PIBID se encontra na linha de ação de formação inicial dos alunos bolsistas e na formação continuada dos professores supervisores e dos coordenadores dos subprojetos do programa. Este trabalho propõe apontar as contribuições e desafios do programa PIBID/Matemática no desenvolvimento profissional de professores supervisores de Matemática do Brasil. Os objetivos específicos são investigar se a participação de professores supervisores de Matemática do PIBID pode ser considerada um fator relevante no desenvolvimento de seu trabalho e pesquisar a relação teoria e prática voltadas para o professor supervisor de Matemática do PIBID. A pesquisa integra dados quantitativos e qualitativos. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se em revisão bibliográfica e questionário on-line com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 19 professores supervisores. Para a análise dos dados das perguntas abertas utilizamos o software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A análise dos dados trouxe à tona aspectos como a relação estabelecida entre teoria e prática na formação dos professores, a integração entre a escola e a universidade, a inserção dos alunos bolsistas nas atividades da escola, a valorização do trabalho do professor supervisor, além de questões como a disponibilidade de mais recursos financeiros e oferecimento de mais vagas. Espera-se que este trabalho seja continuado por outros pesquisadores, pois se percebeu a carência de pesquisas sobre o professor supervisor do PIBID e a Matemática e, ao mesmo tempo, constatou-se a importância do professor supervisor no desenvolvimento das atividades do PIBID e da valorização da experiência que o professor supervisor possui nessas atividades que podem interferir na aprendizagem dos alunos da Educação Básica.
Abstract: The Brazilian Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation (PIBID), launched in 2007 and started in 2009, addresses all Basic Education. The PIBID is in the line of action for the initial training of scholarship students and in the continuing trainning of the supervisors and coordinators of the subprojects of the program. This paper proposes to point out the contributions and challenges of the PIBID / Mathematics program in the professional development of Mathematics teachers’ supervisors in Brazil. The specific objectives are to investigate whether the participation of mathematical teachers’ supervisors of PIBID can be considered a relevant factor in the development of their work and to investigate the relation theory and practice aimed at the supervisor of Mathematics of PIBID. The research integrates quantitative and qualitative data. The methodological procedures were based on bibliographic review and online questionnaire with open and closed questions. A total of 19 teachers’ supervisors participated in the study. For the analysis of the data of the open questions we use the software IRaMuTeQ (Interface of Multidimensional Analyzes of Textes et de Questionnaires). The analysis of the data brought to light aspects such as the relationship between theory and practice in teacher education, integration between school and university, the inclusion of scholarship students in school activities, the valuation of the work of the supervising teacher, besides such as the availability of more financial resources and more vacancies. It is expected that this work will be continued by other researchers, because it was noticed the lack of research on the teacher supervisor of PIBID and Mathematics and, at the same time, it was verified the importance of the supervisor teacher in the development of the activities of PIBID and valuation of the experience that the supervisor teacher has in these activities that can interfere in the learning of the students of Basic Education.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
Professor supervisor.
Matemática.
Teacher Professional development.
Brazilian Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation.
Supervisor teacher.
Mathematics.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1140
Data do documento: 5-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Roberta Costa.pdfDissert Roberta Costa1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.