Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Museologia social: a relação museu-comunidade a partir de vozes que construíram e constroem o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis
Autor(es): SILVA, Maria Betânia Moreira Carvalho
Primeiro Orientador: COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete
Resumo: A importância do museu enquanto instituição que atua na sociedade, valoriza as diferentes memórias, articula diferentes práticas e ações para o desenvolvimento sociocultural e educacional tem sido gradualmente interpretado pela sociedade. Dentro desse contexto, a comunidade, sobretudo, o entorno do museu, assume um protagonismo por participar nas ações e processos museais, por compartilharem um território, além do que as sociabilidades, vivências, identidades e desenvolvimento local de uma comunidade influi diretamente nas ações do museu e vice e versa. O objetivo desta pesquisa foi investigar as memórias e percepções de moradores do bairro rural de Peirópolis, Uberaba/MG, sobre o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), em especial Museu dos Dinossauros, registrando seus olhares e inquietações frente a relação espaço-comunidade. O referencial teórico utilizado fundamentou-se nas discussões da museologia social, e mais especificadamente na relação museu-comunidade. Em relação a metodologia de pesquisa e análise, adotamos as premissas da história oral para a construção de narrativas, arquitetadas com participantes que tem trajetórias longínquas com o CCCP, sendo moradores da comunidade e servidor da UFTM. Por fim, essas narrativas foram interpretadas a partir de dimensões de análise construídas a priori para atingir o objetivo deste estudo, sendo: vertente cultural e o resgate histórico; sentimento de (in)(ex)clusão e o empoderamento participativo; e perspectivas futuras. Depreende-se com o trabalho que partilhar território envolve questões de pertencimento, lutas, tensões, disputas pelo espaço, laços de afetividade, outras histórias e memórias, muitas vezes silenciadas, contudo, importantes para compreender o museu enquanto espaço de valorização dos diferentes saberes, desenvolvimento de criticidade e agente de transformação social.
Abstract: The importance of museums as an institution that acts in society, values different memories, articulates different practices and actions for social, cultural and educational development has been gradually implemented in museum institutions. Within this context, the community, especially the neighborhood, have a leading role in participating in the actions and processes of museums, in sharing a territory, in addition to the sociability, experiences, identities, local development of a community that directly influences the presence of the museum and vice-versa. The aim of this research is to investigate the memories and perceptions of Peirópolis residents about the Centro Cultural e Científico de Peirópolis, recording their views and concerns regarding the space-community relationship. The theoretical framework used was based on the discussions of social museology, and more specifically museum - community relationship. Regarding the methodology of research and analysis, we used the premises of oral history for the construction of narratives, built with participants who have distant trajectories with the CCCP, being residents of the community and UFTM server. Finally, these narratives were interpreted from dimensions of analysis built a priori to achieve the objective of this study, namely: cultural aspect and historical rescue; feeling of (in) (ex) inclusion and participatory empowerment; and future perspectives. It appears from the work that sharing territory involves issues of belonging, struggles, tensions, disputes for space, ties of affection, other stories and memories, often silenced, however, important to understand the museum as a space for valuing different knowledge, development of criticality and agent of social transformation.
Palavras-chave: Museu e comunidade.
Partilhar territórios.
Museologia social.
História oral e memória.
Museum and community.
Share territories.
Social museology.
Oral history and memory.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1141
Data do documento: 16-Dez-2019
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