Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1155
Tipo: Tese
Título: Avaliação da simulação: estratégia educativa na enfermagem para o rastreamento de risco do pé diabético
Autor(es): ZUFFI, Fernanda Bonato
Primeiro Orientador: PEDROSA, Leila Aparecida Kauchakje
Resumo: A simulação vem sendo destaque nos cursos da área da saúde e na enfermagem. Um importante aspecto a ser discutido é sobre a diabetes mellitus e a classificação de risco das pessoas com pé diabético pelo enfermeiro. OBJETIVO: avaliar a efetividade de uma intervenção educativa por meio de simulação para a prevenção do pé diabético para acadêmicos de enfermagem. METODOLOGIA: estudo com delineamento transversal, prospectivo quase experimental do tipo intervenção antes e depois, com abordagem quantitativa analítica. Os dados foram armazenados em um banco de dados no formato Excel®, importados para o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 27 para processamento e análise. Foram consideradas as variáveis sociodemográficas e acadêmicas com frequências absolutas e relativas, média, mediana e desvio- padrão. Quanto à análise bivariada de variáveis quantitativas, foi utilizado o Teste t pareado para a Competência e Conhecimento. RESULTADOS: participaram do estudo dez alunos de enfermagem com média de idade de 24,5 anos, sendo todos do sexo feminino. Quanto à avaliação do conhecimento, podemos verificar que houve uma melhora no conhecimento, principalmente no que se refere aos exames, tratamento e classificação de risco. Na simulação, ao compararmos as habilidades e o antes e o depois da simulação, houve melhorias significativas em todos. Com ênfase no exame dermatológico, verificamos o exame musculoesquelético relacionado principalmente à mobilidade e verificamos o exame vascular. Já na atitude, podemos observar que a maioria dos acadêmicos tiveram empatia no atendimento e que a metodologia de simulação proporcionou uma situação que pode ser vivenciada nos campos de estágios. CONCLUSÃO: a intervenção educativa neste estudo demonstrou ser eficiente para aumentar o conhecimento cognitivo, as habilidades e as atitudes dos acadêmicos na classificação de risco das pessoas com diabetes mellitus, o que confirma a nossa hipótese.
Abstract: Simulation has been on highlight under health and nursing areas. An important aspect to be discussed is diabetes mellitus and its risk classification of people with foot ulcers by the nurse. GOAL: Evaluate the effectiveness of an educational intervention by the simulation for foot ulcers prevention to nursing students. METHODOLOGY: Study with transversal outline, prospective almost experimental, of the type of intervention before and after, with a quantitative analytical approach. The data was stored in a data bank in Excel® format, imported to the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 27 for processing and analysis. It were considered the sociodemographic and academic variants with absolute and relative frequencies, average, median and standard deviation. As to the bivariate quantitative analysis, the T Test was used paired to Competency and Knowledge. RESULTS: Ten female students with an age range of 24,5 participated on the study. As to the knowledge evaluation, we can verify that there was a knowledge improvement, mainly in regard to the exams, treatment and risk classification. In simulation, as we compare the abilities and the before and after the simulation, there were significant improvements in all. With an emphasis on dermatological exam, we verify the skeletal muscle mainly related to mobility, and we also verify the vascular exam. About attitude, we can see that the majority of academics had empathy in attendance and that the simulation methodology provided a situation that can be experienced in internship fields. CONCLUSION: The educational intervention in this study showed to be effective for expanding cognitive knowledge, the abilities and the academics' attitude on the risk classification of people with diabetes mellitus, which confirms our hypothesis.
La simulación está teniendo éxito en las graduaciones del área de la salud y en la enfermería. Un aspecto importante para debatir es sobre la diabetes mellitus y la clasificación de riesgo de las personas con pie diabético por el enfermero. METAS: evaluar la efectividad de una intervención educativa por medio de simulación para la prevención del pie diabético para académicos de enfermería. METODOLOGÍA: estudio con delineamiento transversal, prospectivo, casi casi experimental, del tipo intervención antes y después, con abordaje cuantitativa analítica. Los datos fueran almacenados en una base de datos en formato Excel®, importados al programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versión 27, para procesamiento y análisis. Fueron consideradas las variables sociodemográficas y académicas con frecuencias absolutas y relativas, media, mediana y desviación estándar. Cuanto al análisis bivariado de variables cuantitativas, se utilizó el test T pareado para la Competencia y Conocimiento. RESULTADOS: participaron del estudio, diez académicos de enfermería, con media de edad de 24, 5 años, siendo todos del sexo femenino. Cuanto a la evaluación del conocimiento, podemos constatar que ha visto una mejora en el conocimiento, principalmente en lo que se refiere a los exámenes, tratamiento y clasificación de riesgo. En la simulación, al comparar las habilidades y el antes y después de la simulación, hubo mejoras significativas en todos. Con énfasis en el examen dermatológico, verificamos el examen musculoesquelético relacionado principalmente con la movilidad y verificamos el examen vascular. Ya en la actitud, podemos observar que la mayoría de los académicos tuvieron empatía en la atención y que la metodología de simulación proporcionó una situación que puede ser vivida en los campos de prácticas. CONCLUSIÓN: la intervención educativa em este estudio demostró ser eficiente para aumentar el conocimiento cognitivo, las habilidades y las actitudes de los académicos en la clasificación de riesgo de las personas con diabetes mellitus, lo que confirma nuestra hipótesis.
Palavras-chave: Enfermagem.
Simulação.
Pé diabético.
Prevenção.
Nursing.
Simulation.
Foot ulcers.
Prevention.
Enfermería.
Simulación.
Pie diabético.
Prevención.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1155
Data do documento: 26-Mai-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Fernanda B Zuffi.pdfTese Fernanda B Zuffi904,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.