Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Cristiane Monteiro dos-
dc.creator.ID04032628602pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9620324637828655pt_BR
dc.contributor.advisor1KATO, Danilo Seithi-
dc.contributor.advisor1ID21568438800pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8887588890591886pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-26T12:15:00Z-
dc.date.available2018-02-26-
dc.date.available2022-05-26T12:15:00Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1165-
dc.description.resumoEste trabalho pauta-se nas dificuldades de se romper com os processos educativos tradicionais na educação do Campo bem como as barreiras que dificultam o ensino de Ciências nas Escolas do Campo. Para esta investigação, usou-se a metodologia do tipo etnográfica com a técnica de observação participante. Propõe-se a discussão do processo de elaboração de uma Investigação Temática freireana (IT), que envolve o conceito de Biodiversidade (BD), com a coparticipação dos estudantes do Ensino Médio regular noturno de uma escola do Campo do Município de Uberaba-MG. A partir da aplicação da Investigação Temática, que é composta por cinco etapas: “Levantamento Preliminar”, “Codificação”, “Descodificação”, “Redução Temática” e “Implementação” torna-se possível identificar por meio dos diálogos entre alunos-professora-pesquisadora e professora-pesquisadora-aluno as contradições vividas pela comunidade rural. Assim, foi possível identificar cinco possíveis temas geradores: maus tratos na linha de produção, uso de agrotóxico, contaminação do solo pelo descarte inadequado de resíduos sólidos, solo infértil e desigualdade social na distribuição de terra (reforma agrária). Esses foram utilizadas para desenvolvimento de uma Intervenção Didática (ID) no mesmo grupo escolar. Por fim, os resultados encontrados neste trabalho são relevantes para uso do conceito de Biodiversidade, com objetivo de investigar o processo de elaboração de uma proposta didático-pedagógica no contexto de uma escola do campo, analisando os principais problemas percebidos pelos sujeitos, criando uma situação hipotética de audiência pública e verificando a aplicabilidade da Investigação Temática nesse contexto.pt_BR
dc.description.abstractThis work is based on the difficulties of breaking with the traditional educational processes in the field education as well as the barriers that impede the teaching of science in the field schools. For this research, ethnographic methodology was used with the participant observation technique. It is proposed to discuss the process of elaborating a Didactic Intervention (ID), based on the Freirean Thematic Research (IT), which involves the concept of Biodiversity (BD), with the participation of regular high school students from Uberaba-MG. From the application of the Thematic Research, which is composed of five stages: "Preliminary Survey", "Codification", "Decoding", "Thematic Reduction" and "Implementation", it becomes possible to identify through the dialogues between student teacher and teacher-student the contradictions lived by the rural community. Through the thematic investigation privileged by the didactic intervention, discursive movements were enabled, which led to the discussions of the identified limit situations. Thus, it was possible to identify five possible limiting situations: maltreatment in the production line, use of agrochemicals, soil contamination by inappropriate waste disposal, infertile soil and social inequality in land distribution (agrarian reform). These limiting situations were used to develop a Didactic Intervention (ID) in the same school group. Finally, the results found in this work are relevant to the use of the concept of Biodiversity, aiming to investigate the process of elaboration of a didactic-pedagogical proposal in the context of a rural school, analyzing the main problems perceived by the subjects, creating a situation (jury-simulated) and verifying the applicability of Thematic Research in this context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campo.pt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências.pt_BR
dc.subjectInvestigação temática.pt_BR
dc.subjectIntervenção didática.pt_BR
dc.subjectRural Education.pt_BR
dc.subjectScience Teaching.pt_BR
dc.subjectThematic research.pt_BR
dc.subjectDidactic intervention.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProposta didática para abordar o conceito de biodiversidade em uma escola do campo do município de Uberaba-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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