Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1167
Tipo: | Dissertação |
Título: | Autoconhecimento, identidade e realização pessoal: histórias de vidas de educadores de Uberaba/MG |
Autor(es): | VALLONE, Juliana Martins de Souza |
Primeiro Orientador: | PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi conhecer a realidade da autoestima, do autoconceito, da realização pessoal de professores do Ensino Fundamental II e Médio da Educação Básica, que atuam em realidades diferentes (escola particular, estadual, municipal e federal) da cidade de Uberaba, MG e ainda perceber se a realidade em que estão inseridos por ocasião de seus trabalhos interfere em suas subjetividades. Justificou-se pela necessidade de promover espaços para que os docentes refletissem e expressassem suas subjetividades e, a partir de então, analisar o conceito que o professor tem de si mesmo enquanto profissional, e levar estes apontamentos para a sociedade, no intuito de voltar o olhar para os docentes, sensibilizando para a urgência de mudanças. Esta pesquisa se insere na temática Epistemologia da Prática, pois, se refere ao reconhecimento e análise do trabalho docente, bem como ao envolvimento docente em reflexão sobre a prática mas também, margeia a Teoria Crítica. Teoricamente sustenta-se principalmente pelas contribuições de: Cunha (2010, 2013), Formosinho (2009), Tardif e Lessard (2009), Marcelo Garcia (2009), Mosquera (2009) e Nóvoa (2004, 2007, 2009). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, envolvendo quatro professores, sendo um representante de cada uma das realidades (municipal, estadual, particular e federal), utilizando-se da técnica de história de vida temática e analisados pela Análise de Conteúdo, inspirada por Bardin (2010) e Franco (2005). Para a realização da análise dos dados empíricos foram criadas cinco categorias temáticas: Tornar-se professor; A construção da identidade profissional; Como sentem que são vistos pela sociedade; Como se veem; Sentimento de realização pessoal. Foi estabelecido também um estudo de caso coletivo, o que permitiu elaborar comparações tanto entre as subjetividades dos depoentes como com relação à realidade profissional nas quais estes docentes estão inseridos. Respondendo aos objetivos da pesquisa, é possível sim, afirmar que a realidade de trabalho do docente interfere em sua identidade e nas suas formas de sentir e de se perceber como docente e pessoa. Porém, cada um dos participantes trouxe elementos de diversas realidades e experiências vividas como docente, não só da que representa na pesquisa. Trata-se de uma categoria que recebe um olhar de indiferença e de menos valia da sociedade, que sente dificuldade em perceber sua dimensão profissional, humana e suas subjetividades. De forma geral, possuem um sentimento de realização pessoal não estabelecido. |
Abstract: | The research objective was to find out more about the quality of self-esteem, self-concept, as well as personal realization on Intermediary and Fundamental II Schools’ Basic Education’s teachers that profess in different realities (private schools, state, municipal, and federal schools) in the city of Uberaba MG, and notice if the different realities they face due to their work environment interfere in their own subjectiveness. Justified by the need to promote a space in which the teachers could reflect upon, and express their own subjectiveness and, from there, be able to analyze the concept a teacher has of self as the professional, taking the points discovered to society, with the intention of subsequently calling the attention back to the teacher as the subject, and bringing awareness to how urgently a change is needed. This research was done using the Epistemologia da Pratica research analysis style due to the focus on the teacher’s work recognition and analysis, as well as the involvement of the teacher in the assessment about the practice. Data in the research was obtained via interviews involving 4 teachers, being everyone a representative of the different realities in the profession (municipal, state, private and federal), utilizing the technique life story theme, and analyzed by the Content Analysis proposed by Bardin. Posterior to the data analysis, a collective case study was established, which allowed the elaboration of comparisons between the subjectiveness of the individuals in relation to the professional realities in which these teachers have been inserted in, as a form of reflective and developmental intervention of the teacher’s self-awareness. In response to the research objectives, it is possible to affirm that the work reality of a teacher does interfere with their identity, thoughts, feelings, and awareness as both a person and an educator. However, each of the subjects brought elements of a variety of realities and experiences as a teacher, not only the ones expressed in the research. It is fair to say that educators are a category that has always been looked at indifferently by society, having difficulties realizing its professional and human dimension and its own subjectiveness. In general, teachers have a feeling of non-established personal and professional realization. |
Palavras-chave: | Formação docente. Autoconhecimento. Autoestima. Identidade profissional docente. Realização pessoal. Cuidado. Teachers training. Self-knowledge. Self-esteem. Professional identity. Personal realization. Care. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1167 |
Data do documento: | 19-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Juliana M S Vallone.pdf | Dissert Juliana M S Vallone | 721,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.