Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Larice Nunes-
dc.creator.ID07349346611pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8320076834640825pt_BR
dc.contributor.advisor1MALPASS, Geoffroy Roger Pointer-
dc.contributor.advisor1ID22323530879pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326102798287137pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MALPASS, Ana Claudia Granato-
dc.contributor.advisor-co1ID24699866808pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0584086832551726pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-30T17:44:13Z-
dc.date.available2021-08-27-
dc.date.available2022-05-30T17:44:13Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1176-
dc.description.resumoEste trabalho tem o intuito de explanar a importância do direito à educação como meio de inserção do ser humano numa sociedade mais justa e igualitária, correlacionado à relevância da aplicação das ações afirmativas por parte do Governo Federal nas Instituições de Ensino Superior, tendo como campo de estudo a implantação da Comissão de Heteroidentificação para combate às fraudes no ingresso por cotas na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Trataremos aqui sobre o sistema de cotas historicamente e hodiernamente, percorrendo a Legislação Nacional. Discorreremos sobre especificidades da diferenciação de Cota Social e Cota Racial e a forma de aplicação na Instituição, citando os critérios usados para ingresso, como também, os grupos beneficiados. Faremos um estudo da implementação da Comissão de Heteroidentificação com o intuito de inibir as fraudes no ingresso pelo sistema de cotas na Instituição, traçando todas as medidas que foram tomadas para a concretização e implantação do projeto, prelecionando os atos iniciais das audiências públicas de discussão sobre o seu cabimento na Instituição, até os atos finais, como os critérios utilizados nas entrevistas para o ingresso dos discentes, culminando com a criação de uma Cartilha, que leva esse trabalho a se encontrar dentro da temática Inovação Tecnológica, utilizando-se da experiência vivenciada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) para a implementação de Comissões de Heteroidentificação para auxiliar outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to explain the importance of the right to education as a means of inserting people in a fairer and more egalitarian society. This is correlated with the relevance of the application of affirmative actions by the Federal Government in Higher Education Institutions, having as a field of study the implementation of the Heteroidentification Commission to combat fraud in admission by quotas at the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM). We will consider the historical application of the quota system and the present situation, reviewing Brazilian legislation. We will discuss the specificities of the differentiation of social and racial quotas and the form of application in the institution, mentioning the criteria used for admission, as well as the benefited groups. We will carry out a study of the implementation of the heteroidentification commission in order to inhibit fraud in entering the institution through the quota system, outlining all the measures that were taken to implement and implement the project, prescribing the initial acts of the public hearings on its place in the Institution, until the final acts, as the criteria used in the interviews for the admission of students. This will culminating with the creation of a pamphlet, using the experience of the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) for the implementation of Heteroidentification Committees to assist other Federal Institutions of Higher Education (IFES).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCotas.pt_BR
dc.subjectAções afirmativas.pt_BR
dc.subjectComissão de heteroidentificação.pt_BR
dc.subjectUniversidades públicas.pt_BR
dc.subjectQuota system.pt_BR
dc.subjectAffirmative actions.pt_BR
dc.subjectHeteroidentification commission.pt_BR
dc.subjectPublic universities.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleO direito à educação, a legislação de cotas e a implantação de uma comissão de heteroidentificação: a experiência de uma universidade federal brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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