Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1179
Tipo: | Dissertação |
Título: | Interculturalidade crítica na formação inicial de professores de Ciências: saberes sobre a biodiversidade local |
Autor(es): | RÉDUA, Laís de Souza |
Primeiro Orientador: | KATO, Danilo Seithi |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta a formação de professores de ciências e biologia como objeto de estudo, a partir da perspectiva teórica da interculturalidade crítica. Parte-se das representações sobre a biodiversidade como local discursivo sendo expressa e vivenciada pelas contradições entre elementos interculturais e hegemônicos. Utilizou-se da metodologia de estudo de caso, analisando posicionamentos de licenciandos oportunizados por situações problemas em uma oficina pedagógica com temáticas envolvendo questões socioculturais. As relações mais enfatizadas foram: a relação do currículo com questões socioculturais; práticas pedagógicas em estágios supervisionados e a valorização de culturas tradicionais; a diversidade cultural em sala de aula e as controvérsias da hegemonia científica. A análise da materialidade verbal e extra verbal dos sujeitos, ou seja, sentidos e significados sobre a biodiversidade local desses licenciandos na interface com a formação docente. Os resultados foram organizados a partir de três subseções como blocos de significados e sentidos emergentes da análise dos posicionamentos enunciativos, sendo eles: os performáticos, a tensão do discurso, a mobilização e deslocamento discursivo dos sujeitos. Os enunciados da primeira seção mostraram o esforço dos participantes em corresponder a estrutura epistemológica esperada no âmbito de formação de professores, que é resultado de um discurso hegemônico. Na segunda seção, foram analisados momentos em que esse discurso pedagógico hegemônico tensionava pelo contraditório em relação à pluralidade de saberes existente. Ao final, na última seção, por exercícios de tensão dos enunciados durante as interações, foi exteriorizado deslocamentos no posicionamento de licenciandos, rompendo com as estruturas racionalizadas fixas de enunciação. Essa análise e seus respectivos resultados direcionam a interculturalidade crítica como elemento faltante na formação de professores e aponta as oficinas pedagógicas como espaços que oportunizam a multiplicidade de vozes na formação e, com mediação consciente, é possível deslocamentos para cruzamentos interculturais. |
Abstract: | The present research presents the formation of science and biology teachers as object of study, from the theoretical perspective of critical interculturality. Part of the representations about biodiversity as a discursive place is expressed and experienced by the contradictions between the elements of intercultural and hegemonic. The methodology of case study was used, analyzing the positioning of graduates who were given opportunities by problem situations in a pedagogical workshop with themes involving sociocultural issues. The most emphasized relationships were: the relationship of the curriculum with sociocultural issues; pedagogical practices at supervised stages and the valuation of traditional cultures; the cultural diversity in the classroom and the controversies of scientific hegemony. The analysis of verbal and extraverbal materiality of the subjects, that is, meanings and meanings about the local biodiversity of these graduates in the interface with teacher education. The results were organized from three subsections as blocks of meanings and emerging meanings of the analysis of the enunciative positions, being: the performatics, the tension of the discourse, the mobilization and the discursive displacement of the subjects. The statements in the first section showed the participants' effort to correspond to the expected epistemological structure within the framework of teacher training, which is the result of a hegemonic discourse. In the second section, we analyzed moments in which this hegemonic pedagogical discourse strained by the contradictory in relation to the existing plurality of knowledge. At the end, in the last section, by exercises of tension of the statements during the interactions, was externalized displacements in the positioning of licensees, breaking with the rationalized fixed structures of enunciation. This analysis and its respective results point to critical interculturality as a missing element in teacher training and points out pedagogical workshops as spaces that allow the multiplicity of voices in formation and, with conscious mediation, it is possible to move to intercultural crosses. |
Palavras-chave: | Formação inicial de professores de ciências e biologia. Interculturalidade crítica. Saberes sobre a biodiversidade local. Initial formation of science and biology teachers. Critical interculturality. Knowing about local biodiversity. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1179 |
Data do documento: | 19-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Lais S Redua.pdf | Dissert Lais S Redua | 960 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.