Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1180
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Carla Madalena | - |
dc.creator.ID | 86893645600 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7068907598394142 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete | - |
dc.contributor.advisor1ID | 28620501801 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7794002724280806 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T19:20:10Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18 | - |
dc.date.available | 2022-05-30T19:20:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1180 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa em tela aborda questões relacionadas à interdisciplinaridade e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na sala de aula. É fato que os conteúdos trabalhados na maioria das escolas públicas brasileiras oferecem aos estudantes conhecimentos fragmentados que nem sempre são suficientes para uma visão global dos conteúdos em estudo. Em outro viés, apesar do crescente uso de tecnologias no cotidiano dos alunos, elas não se fazem presentes nas salas de aula e na prática docente. Este contexto nos levou a questionar: “De que forma a interdisciplinaridade e o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação podem ser utilizados para fomentar o ensino de Ciências e Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental II e que mudanças propiciam à prática docente?”. Dessa maneira, o objetivo proposto neste trabalho foi investigar de modo teórico e prático, aspectos da interdisciplinaridade e do uso das TIC no ensino integrado de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental II (em especial, o 9º ano) com especial atenção no papel do professor neste processo. Logo, os participantes da pesquisa configuram-se uma professora de Ciências e um professor de Matemática do 9° ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública da cidade de Araxá-MG. Em uma perspectiva metodológica, adotamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, com estudos bibliográficos, análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola parceira e dos planejamentos anuais dos professores envolvidos. Realizamos também, em parceria com os professores, a construção e a aplicação de uma Sequência Didática Interdisciplinar (SDI) e duas entrevistas semiestruturadas – uma antes e outra após a aplicação da sequência desenvolvida. Adotamos como ferramenta de discussão dos achados da pesquisa a Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2011). Os resultados apontam que a construção e SDI propiciou aos professores participantes uma reflexão sobre sua prática docente, passando a atuarem como mediadores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Observamos ainda que a abordagem interdisciplinar dos conteúdos permitiu uma inovação emancipatória na prática docente, fugindo as amarras do tradicional trabalho solitário e desarticulado. Ligado a este fato, a SDI aumentou a participação e o envolvimento dos alunos em sala de aula, propiciando momentos ricos em socialização e construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | The survey approaches issues related to interdisciplinarity and the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the classroom. It is a fact that the subjects studied in most Brazilian public schools offer students fragmented knowledge, which might not be always suitable for a global view of the subjects under study. In another bias, in spite of the increasing use of technologies in students' daily lives, they are not present in classrooms and in teaching practice. This context led us to question: "In what way can interdisciplinarity and the use of Information Technology and Communication be used to foment the teaching of Science and Mathematics in the 9th year of Elementary School II and what changes are conducive to teaching practice? Therefore, the proposed objective of this work was to investigate in a theoretical and practical way, aspects of interdisciplinarity and the use of ICT in the integrated teaching of Science and Mathematics in Elementary School II (especially the 9th grade) with particular emphasis to the position of the teacher in this process. In this way, the research attendees are a Science teacher and a Mathematics teacher of the 9th grade of Elementary School II of a public school in the city of Araxá-MG. In a methodological perspective, we assumed a qualitative research approach, with bibliographic studies, documentary analysis of the Pedagogical Political Project of the partner school and the annual plans of the teachers engaged. We also accomplished, in partnership with the teachers, the construction and application of an interdisciplinary didactic sequence (IDS) and two semi structured interviews - one before and another after the application of the developed sequence. We used as a discussion tool of the findings of the research to Content Analysis, according to Bardin (2011). The results show that the construction and SDI provided the participating teachers with a reflection on their teaching practice, and they act as mediators in the teaching and learning process of the students. We also observe that the interdisciplinary approach of the subjects allowed an emancipatory innovation in the teaching practice, breaking away the ties of the traditional solitary and disjointed work. Due to this fact, SDI increased participation and involvement of students in the classroom, providing rich moments in socialization and knowledge construction. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental II. | pt_BR |
dc.subject | Inovação emancipadora. | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática interdisciplinar. | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e da Comunicação. | pt_BR |
dc.subject | Elementary School II. | pt_BR |
dc.subject | Emancipating innovation. | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technologies. | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary didactic sequence. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A interdiciplinaridade e o uso das TIC fomento para o ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Carla M Santos.pdf | Dissert Carla M Santos | 3,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.