Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
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dc.creatorGONÇALVES, Amanda Ribeiro-
dc.creator.ID37659140884pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2676458972644547pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Leiner Resende-
dc.contributor.advisor1ID02593466677pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8882541485706961pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-01T17:56:35Z-
dc.date.available2021-02-05-
dc.date.available2022-06-01T17:56:35Z-
dc.date.issued2021-02-05-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1185-
dc.description.resumoO envelhecimento populacional é uma realidade atual nos diferentes países. Com isso, o aumento da população idosa tornou-se tema de debate entre pesquisadores, gestores sociais e políticos. As situações vivenciadas no contexto hospitalar e em grupos de convivência podem produzir nos idosos, alterações físicas e mentais em diferentes níveis. Infere-se que a hospitalização pode trazer a vivência do sofrimento na dimensão biopsicossocial e espiritual podendo ser um gatilho para a aproximação e reflexão sobre a finitude e a importância da crença e esperança. Nesta vertente a participação em grupos de convivência favorece o desenvolvimento de sentimentos de pertencimento e os programas da terceira idade parecem contribuir para o status cognitivo e para a satisfação com a vida dos participantes. Dessa forma, este estudo objetivou descrever a percepção sobre espiritualidade e sua influência na saúde em idosos inseridos em um centro de convivência e em situação de hospitalização. Trata-se de um estudo qualitativo/quantitativo, de corte transversal. O estudo foi realizado em um Hospital de Clínicas do interior de Minas Gerais e em uma Unidade de Atenção ao Idoso (UAI). A população foi composta por idosos com 60 anos ou mais de ambos os sexos. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de quatro instrumentos: dados sociodemográficos; Mini Exame de Estado Mental (MEEM); entrevista Semiestruturada e Escala de Espiritualidade de Pinto e Pais Ribeiro. Para os dados qualitativos foi realizada análise através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e os dados quantitativos foram analisados pelo aplicativo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 26.0, para processamento e análise estatística descritiva das variáveis nas quais estão apresentadas através de frequência absoluta e relativa. Participaram do estudo 261 idosos, dos quais 87 (33,33%) estavam inseridos na Unidade de Convivência e 174 (66,67%) hospitalizados, dos quais 59 estavam internados na Clínica médica e 115 na Clínica cirúrgica. A amostra foi composta por 112 (42,91%) mulheres e 149 (57,09%) homens. Do total de idosos houve a prevalência da faixa etária entre 60-69 anos 126 (48,27%), casados 124 (47,50%), possuem religião 225 (86,20%), renda de 1 salário mínimo 126 (48,27%), escolaridade 1 ├ 4 anos 106 (40,61%). Em relação aos dados qualitativos observou-se as ideias centrais e foram estabelecidas as categorias de análise: contemplação; desconhecimento; religiosidade como caminho para espiritualidade; espiritualidade como religião; fé/crença como apoio as necessidades de saúde; espiritualidade como fator não influenciador como da saúde e espiritualidade como subsídio para saúde. Em relação aos dados quantitativos 229 (87,73%) não apresentaram declínio cognitivo, houve maior prevalência do domínio crença entre os idosos em centro de convivência, quantos aos idosos em situação de hospitalização houve prevalência do domínio crença esperança/otimismo. Percebe-se pelos recortes dos discursos que os idosos mesmo não conseguindo estabelecer uma conceituação para espiritualidade, expressam a valorização da busca pelo sagrado, possibilitando a (re)construção do relacionamento consigo mesmo, com o outro e com Deus. A devoção, meditação e oração propiciam um ambiente de energias positivas nas quais podem servir como estimuladores para o manejo e enfrentamento das doenças.pt_BR
dc.description.abstractPopulational aging is a reality throughout many countries. Therefore, the increase in the elder population became a theme of debate between researchers, social managers, and politicians. The situations experienced in the context of hospitals and social groups can produce, in the elders, physical and mental changes in different levels. It can be inferred that hospitalization leads them experience suffering in the biopsychosocial and spiritual dimension and can trigger the approximation and reflection about finitude, as well as the importance of belief and hope. From this perspective, participating in social groups favors the development of feelings of belonging, and third age programs seem to contribute for the cognitive status and for participant’s satisfaction with their lives. The objective of this study was to describe the perception of hospitalized elders inserted in social centers about spirituality and its influence in their health. This is a cross-sectional qualitative/quantitative study. The study was carried out in a General Hospital on inland Minas Gerais, in an Elder Attention Unit (UAI). The population was made up by 60-year-old or older elders, from both sexes. Data collection was carried out through the application of four instruments: sociodemographic data; Mini-Mental State Examination (MEEM); semistructured interview and the Spirituality Scale by Pinto and Pais-Ribeiro. For the qualitative data, an analysis, was carried out using the Discourse of the Collective Subject (DCS), while the quantitative data was analyzed using the software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 26.0, for the processing and descriptive statistical analysis of the variables presented through absolute and relative frequencies. The study included 261 elders, 87 (33.33%) of which were inserted in the Social Unit and 174 (66.67%) who were hospitalized, 59 in the medical clinic and 115 in the surgical clinic. The sample was made up by 112 (42.91%) women and 149 (57.09%) men. Most elders were from 60-69 years old (136, 48.27%) married (124, 47.50%), religious (225, 86.20%), had income of 1 minimum wage (126, 48.27%), and educational level of 1 ├ 4 years 106 (40.61%). Regarding qualitative data, the central ideas were observed to establish categories for analysis: Contemplation; lack of knowledge; religiosity as a path to spirituality; spirituality as religion; faith/belief as a support to health needs; spirituality as a factor that does not influence health; and spirituality as a subsidy for health. Regarding quantitative data, 229 (87.73%) did not show cognitive decline, and the belief domain was more prevalent in elders who were in the Social Centers; with regard to hospitalized elders, the domains belief hope/optimism were prevalent. Excerpts from the discourses show that the elders, despite not being able to conceptualize spirituality, value the search for the sacred, making it possible to (re)build the relations with themselves, the other, and with God. Devotion, meditation, and prayer lead to an environment of positive energy which can stimulate the management and coping with diseases.pt_BR
dc.description.abstractEl envejecimiento de la población es una realidad actual en los diferentes países. Así, el aumento de la población anciana es tema de debate entre investigadores y gestores sociales y políticos. Situaciones vivenciadas en el contexto del hospital y en grupos de convivencia pueden producir en los ancianos cambios físicos y mentales en diferentes niveles. Así, la hospitalización puede llevar al sufrimiento en las dimensiones biopsicosociales y espirituales, quizá funcionando como gatillo para la proximidad y para reflexiones sobre finitud y la importancia de creer y tener esperanza. Desa manera, la participación en grupos de convivencia favorece el desarrollo de sentimientos de participación y pertenencia, y programas para la tercera edad parecen contribuir para el estado cognitivo y la satisfacción de los participantes con sus vidas. Como resultado, ese estudio objetivó describir la percepción de ancianos hospitalizados e insertados en un centro de convivencia sobre espiritualidad y su influencia en la salud. Es un estudio cualitativo/cuantitativo y trasversal, realizado en un hospital de clínicas en el interior de Minas Gerais, en una Unidad de Atención al Anciano (UAI). La populación incluyó ancianos con 60 años o más de los dos sexos. Se colectó a los datos aplicando cuatro instrumentos: datos sociodemográficos; Mini Prueba del Estado Mental (MPEL); una entrevista semiestructurada; y la Escala de Espiritualidad de Pinto y Pais-Ribeiro. Se analizó a los datos cualitativos con la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo (DSC) y a los cuantitativos con la aplicación Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versión 26.0, para procesar y analizar con estadística descriptiva las variables presentadas por frecuencia absoluta y relativa. Participaron 261 ancianos, (33.33%) insertados en la Unidad de Convivencia y 174 (66.67%) hospitalizados, 59 en la clínica médica y 115 en la quirúrgica. La muestra incluyó 112 (42.91%) mujeres y 149 (57.09%) hombres. La mayoría de los ancianos estaban entre 60-69 años (126, 48,27%), casados (124, 47,50%), tenían religión (225, 86,20%), renta de un salario mínimo (126, 48,27%), escolaridad de 1 ├ 4 años (106, 40,61%). Con respecto a los datos cualitativos, se observó las ideas centrales y estableció las categorías de análisis: contemplación; desconocimiento; religiosidad como camino para la espiritualidad; espiritualidad como religión; fe/creencia como apoyo a las necesidades de salud; espiritualidad como factor no influenciador de la salud; y espiritualidad como subsidio para la salud. Considerando los datos cuantitativos, 229 (87.73%) no presentaban declinación cognitiva, el dominio creencia fue más prevalente entre ancianos del centro de convivencia, y el dominio creencia esperanza/optimismo fue más prevalente en los ancianos hospitalizados. Recortes de los discursos muestran que los ancianos, aunque no consigan conceptualizar espiritualidad, expresan una valorización de la búsqueda por el sagrado, tornando posible la (re)construcción del relacionamiento consigo mismos, con el otro, y con Dios. Devoción, meditación y oración ofrecen un ambiente de energías positivas que pueden servir como estímulos para el manejo y enfrentamiento de las enfermedades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdoso.pt_BR
dc.subjectEspiritualidade.pt_BR
dc.subjectHospitalização.pt_BR
dc.subjectCentros de convivência e lazer.pt_BR
dc.subjectSaúde.pt_BR
dc.subjectOlder adults.pt_BR
dc.subjectSpirituality.pt_BR
dc.subjectHospitalization.pt_BR
dc.subjectCenter of coexistence..pt_BR
dc.subjectHealth.pt_BR
dc.subjectAnciano.pt_BR
dc.subjectEspiritualidad.pt_BR
dc.subjectHospitalización.pt_BR
dc.subjectCentros de convivencia y ocio.pt_BR
dc.subjectSalud.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleEspiritualidade e saúde: percepção dos idosos em situação de hospitalização e inseridos em centro de convivênciapt_BR
dc.title.alternativeSpirituality and health: the perception of hospitalized elders inserted in a social centerpt_BR
dc.title.alternativeEspiritualidad y salud: percepción de ancianos hospitalizados e insertados en un centro de convivenciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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