Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIEIRA, Eliane Cristina Elias-
dc.creator.ID03007647665pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373873022668343pt_BR
dc.contributor.advisor1GAYDECZKA, Beatriz-
dc.contributor.advisor1ID02928271996pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8706775402138523pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T17:49:38Z-
dc.date.available2020-10-20-
dc.date.available2022-06-06T17:49:38Z-
dc.date.issued2020-10-20-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1195-
dc.description.resumoO ensino, utilizando a tecnologia do paciente virtual como ferramenta educacional para estudantes de graduação em saúde, assim como sua dinamização no processo educativo, tem trazido grandes desafios e possibilidades. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso do paciente virtual para treinamento por simulação visando obtenção de conhecimento e melhor desempenho dos estudantes da área de saúde, priorizando o treinamento para atendimento clínico. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura, utilizando-se os seguintes descritores em inglês: “virtual patient”, “simulation training”, “medical education”, com busca aplicada nas bases de dados da LILACS, MEDLINE/PubMed, SCOPUS, Web of Science, no limite temporal de 2015 a julho de 2020, visando contemplar o estado atual do uso do paciente virtual, relacionado ao treinamento por simulação. Foram encontrados 236 artigos, sendo selecionada uma amostra com 23 estudos para análise de conteúdo. Os resultados foram apresentados de forma narrativa, considerando as informações relativas aos artigos e sintetizados em quatro categorias temáticas: a) utilização do paciente virtual e sua dinamização no processo educativo; b) aplicações no uso do paciente virtual; c) eficácia no uso do paciente virtual; d) limitações e desafios no uso do paciente virtual. Concluiu-se que o treinamento em simulação utilizando o paciente virtual é eficaz, em conjunto com o ensino ofertado pelas instituições de educação superior, demonstrando um aumento na atenção, confiança, raciocínio lógico, tomada de decisão e motivação dos estudantes, sendo essencial o feedback do próprio simulador e/ou do educador.pt_BR
dc.description.abstractTeaching, using virtual patient technology as an educational tool for undergraduate health students, as well as its dynamization in the educational process, has brought great challenges and possibilities. In this context, the present research aims to analyze the use of virtual patients for training in simulation in order to obtain knowledge and better performance of students in the health area, prioritizing training for clinical care. The methodology used for narrative literature review, using the following descriptors in English: “virtual patient”, “simulation training”, “medical education”, with search applied in the LILACS, MEDLINE/PubMed, SCOPUS, Web of Science databases, in the time limit from 2015 to July 2020 aiming to contemplate the current state of use of the virtual patient, related simulation training. A total of 236 articles were found, with a sample of 23 studies selected for content analysis. The results were presented in a narrative form, considering the information related to the articles and summarized in four thematic categories: a) use of the virtual patient and their dynamization in the educational process; b) applications in the use of the virtual patient; c) effectiveness in using the virtual patient; d) limitations and challenges in the use of the virtual patient. It was concluded that the simulation training using the virtual patient is effective, in conjunction with the teaching offered by higher education institutions, demonstrating an increase in attention, confidence, logical reasoning, decision making and student motivation, with feedback being essential the simulator itself and / or the educator.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaciente virtual.pt_BR
dc.subjectTecnologia.pt_BR
dc.subjectTreinamento por simulação.pt_BR
dc.subjectRevisão.pt_BR
dc.subjectVirtual patient.pt_BR
dc.subjectTechnology.pt_BR
dc.subjectTraining.pt_BR
dc.subjectSimulation training.pt_BR
dc.subjectReview.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePaciente virtual para treinamento por simulação: uma revisão narrativa de literaturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT ELIANE C E VIEIRA.pdfDISSERT ELIANE C E VIEIRA3,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.