Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1223
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | GIARDULO, Eliana de Sousa | - |
dc.creator.ID | 94928487672 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0288507021746192 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GAYDECZKA, Beatriz | - |
dc.contributor.advisor1ID | 02928271996 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8706775402138523 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T17:52:30Z | - |
dc.date.available | 2020-02-20 | - |
dc.date.available | 2022-06-13T17:52:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1223 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, inserida na linha de Propriedade Intelectual, do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, objetivou a criação de um livro para o ensino de produção de textos técnico administrativos, como forma de suprir a necessidade de maior contato de estudantes e profissionais, de áreas técnicas e tecnológicas, com os gêneros textuais mais utilizados em ambientes de trabalho. A fundamentação teórica enfocou a importância da escrita na esfera profissional (BARRASS, 1979; COSTA; PAZ, 2017; NUNES, 2017; ALVES FILHO et al., 2019), a escrita nas engenharias (RIBEIRO et al., 2012), características e tendências do texto técnico-administrativo (MESQUITA, 2004; SCHLITTER, 2006; BEER; MCMURREY, 2009; SCHLICHTING; HEINING, 2012), o formato da comunicação escrita profissional (ZANOTTO, 2002; 2005; NASCIMENTO, 2010; ALVES FILHO et al., 2019;) dentre outros. O livro “Escrita técnico-administrativa no mundo do trabalho” foi desenvolvido mediante a criação de atividades baseadas no princípio da leitura, análise e caracterização dos gêneros específicos de meios empresariais. Também foram desenvolvidas atividades envolvendo situações problema contextuais do dia a dia de uma empresa, com utilização de exemplos coletados das esferas pública e privada. A partir dessa coleta, os materiais foram analisados para escolha dos gêneros a serem usados como textos-base no livro, sendo eles: carta, ofício, pauta de reunião, ata de reunião, relatório e e-mail. O gênero pauta de reunião quase não foi citado pelas empresas, mas considerou-se de relevância pelas leituras realizadas em artigos que abordam a temática. O gênero ofício foi escolhido pela similaridade com o gênero carta e por ser amplamente utilizado na esfera pública assim como em empresas privadas no trato com o setor público. A metodologia utilizada na construção do livro considerou o seguinte esquema: apresentação do gênero, algumas questões gerais para discussão e conhecimento, de modo a analisar a caracterização (observação, comparação e análise do gênero) e uma última parte de análise discursiva, atividades de reescrita, e escrita, envolvendo gramática aplicada ao texto. Em algumas dessas atividades, buscou-se oferecer situações-contexto para desenvolvimento do gênero. O livro está estruturado da seguinte forma: introdução, um capítulo, denominado ponto de partida, quatro capítulos a respeito dos gêneros pauta de reunião, ata de reunião, relatório e e-mail, um capítulo de diferenciação entre redação técnica e redação oficial, um capítulo de complementos formais da escrita, finalizando com um apêndice, contendo as respostas das atividades. No contexto do trabalho, a escrita sempre foi importante para planejar, organizar, registrar e comunicar. Espera-se com esta pesquisa contribuir para o desenvolvimento profissional, habilitando os interessados a se destacarem no contexto técnico e social, ampliando as habilidades e competências de comunicação e escrita. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research, inserted in the Intellectual Property line of the Federal University of Triângulo Mineiro Professional Master Program in Technological Innovation, aimed at the creation of a book for the writing of technical-administrative texts, as a tool to fulfill the need to enhance contact of students, technic and professionals with the text genres most used in the workplace. Theoretical foundation focuses on the importance of writing to the professional environment (BARRASS, 1979; COSTA; PAZ, 2017; NUNES, 2017; ALVES FILHO et al., 2019), the writing in engineering (RIBEIRO et al., 2012), characteristics and tendencies of technical-administrative writing (MESQUITA, 2004; SCHLITTER, 2006; BEER; MCMURREY, 2009; SCHLICHTING; HEINING, 2012), the format of professional written communication (ZANOTTO, 2002; 2005; NASCIMENTO, 2010; ALVES FILHO et al., 2019;) among others. The book “Escrita técnico-administrativa no mundo do trabalho”, was written based on the creation of textual genres analysis and characterization activities, specific to businesses. Furthermore, there were the development of contextual activities based in a day by day company problem-situation, with examples collected from public and private companies. From this collect, the materials were analysed to choose the genres to being used like base-texts in the book. They are: letter, craft, meeting agenda, meeting minutes, report and e-mail. The meeting minutes was almost not cited by the companies, however it had been considered relevant in the readings made about the theme. The craft was chosen for it similarity with the letter and for being widely used as much in the public sphere as much in the private company when in contact with the public sector. The methodology used in the book construction considered the following scheme: presentation of the genre, some general questions for discussion and knowledge so as to analyze its characterization ( observation, comparison and genre analysis), followed by a final part about discursive analysis, rewriting activities and writing activities, involving grammar apllied to the text. In some of these activities it was sought to offer context-situations for the genre development. The book is divided into: introduction, one chapter named started point, four chapters about the meeting agenda, meeting minutes, report and e-mail, a differentiation chapter between technical writing and official writing, one chapter about formal writing complements, and an appendix with the activities answers. In the work context, the writing has always been important to plan, organize, register and to communicate. It is expected from this research to contribute for the professional development enabling the interested to highlight in the technic and social context as well as enlarging the writing and communication skills. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Textos técnico-administrativos. | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais/discursivos. | pt_BR |
dc.subject | Gêneros do mundo do trabalho. | pt_BR |
dc.subject | Habilidades de comunicação. | pt_BR |
dc.subject | Technical–administrative texts. | pt_BR |
dc.subject | Textual/discursive genre. | pt_BR |
dc.subject | Workplace genre. | pt_BR |
dc.subject | Communication skills. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Elaboração de livro sobre escrita no mundo profissional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Eliana S Giardulo.pdf | Dissert Eliana S Giardulo | 1,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.