Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Maria Clara Nangi dos Santos e-
dc.creator.ID09281881675pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3854114260812472pt_BR
dc.contributor.advisor1MALPASS, Geoffroy Roger Pointer-
dc.contributor.advisor1ID22323530879pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326102798287137pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MALPASS, Ana Claudia Granato-
dc.contributor.advisor-co1ID24699866808pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0584086832551726pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T19:05:43Z-
dc.date.available2022-04-11-
dc.date.available2022-06-15T19:05:43Z-
dc.date.issued2022-04-11-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1227-
dc.description.resumoDentre os deveres e direitos previstos nas leis que regem o ensino superior, um dos mais importantes é a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão elencada diretamente na Constituição Federal Brasileira. Além dessas atividades previstas, os professores da rede federal de ensino superior também dedicam tempo às atividades administrativas das instituições em que trabalham. Através de análise de dados dos currículos disponíveis na plataforma Lattes do CNPq do corpo docente dos cursos de engenharia de três universidades federais, foi feito um estudo quantitativo comparativo da distribuição de atividades dos docentes entre ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas entre as três instituições. A partir dos resultados obtidos neste trabalho ficou clara a discrepância que o Brasil apresenta em suas universidades, por não possuir ordenamento jurídico que determine a forma ideal de distribuir a atividade docente, assim como por não oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento adequado e satisfatório da atividade docente em todas as áreas necessárias e previstas na legislação brasileira.pt_BR
dc.description.abstractAmong the duties and rights provided for in the laws that govern higher education, one of the most important is the inseparability of the teaching, research and outreach triad, which is directly listed in the Brazilian Federal Constitution. In addition to these planned activities, federal higher education professors also dedicate time to the administrative activities of the institutions in which they work. Through the analysis of data from the curricula available on the CNPq Lattes platform, a comparative quantitative study of the faculty of engineering courses from three federal universities, was carried out. The distribution of professors' activities between teaching, research, extension and administrative activities among the three institutions was examined. From the results obtained in this work, it became clear the discrepancy that Brazil presents in its universities, for not having a system that determines the ideal way to distribute the teaching activities, as well as for not offering the necessary conditions for their adequate and satisfactory development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade docente.pt_BR
dc.subjectEnsino-pesquisa-extensão.pt_BR
dc.subjectUniversidade federal.pt_BR
dc.subjectEnsino superior.pt_BR
dc.subjectTeaching activity.pt_BR
dc.subjectTeaching-research-extension.pt_BR
dc.subjectFederal university.pt_BR
dc.subjectUniversity education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleReflexões sobre ensino, pesquisa, extensão e administrativo de docentes em cursos de engenharia de três universidades federaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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