Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1229
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROSA, Meiv Sene-
dc.creator.ID74369601649pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993854379233798pt_BR
dc.contributor.advisor1MALPASS, Ana Claudia Granato-
dc.contributor.advisor1ID24699866808pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0584086832551726pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T19:08:47Z-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2022-06-15T19:08:47Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1229-
dc.description.resumoA realização desta pesquisa, em atendimento aos requisitos para conclusão do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (PMPIT) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), justifica-se diante da percepção da pesquisadora sobre as fragilidades e dificuldades no desempenho diário de secretários de cursos em IES. O problema desta pesquisa foi: Como o conhecimento e as competências do profissional de Secretariado Executivo podem auxiliar no desempenho diário de servidores técnico-administrativos que atuam nas secretarias de cursos da UFTM? A este problema se apresentou a hipótese de que os conhecimentos, as competências e as atitudes do profissional de Secretariado Executivo são ferramentas essenciais à criação de um guia de orientações aos servidores técnico-administrativos da UFTM. O objetivo central desta pesquisa foi identificar todas as dificuldades dos secretários dos cursos de graduação da UFTM, no desenvolvimento de suas funções, para embasar a elaboração de um guia de ações para o desempenho profissional e de um curso de capacitação para a Instituição sobre o mesmo tema. A metodologia envolveu as pesquisas bibliográfica, qualitativa, exploratória e documental, além da aplicação de um questionário. A partir disso foi possível criar um guia norteador no qual se discute a elaboração de Ofícios, Atas, tudo o que envolve o secretariado, além do arquivamento de documentos. Ainda a partir deste trabalho foi possível criar um projeto de curso de capacitação aos servidores da UFTM sobre o mesmo tema. Assim, pode-se concluir que com a utilização do guia criado neste trabalho e da realização do curso de capacitação que será oferecido pela pesquisadora na UFTM, os secretários de curso terão um melhor desempenho de suas funções dentro da UFTM e de qualquer outra Instituição de Ensino Superior.pt_BR
dc.description.abstractThis research, in compliance with the requirements for the completion of the Professional Master's Program in Technological Innovation (PMPIT) at the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), is justified in view of the researcher's perception of how weaknesses and difficulties in the performance of secretaries of IES courses. The question asked in the current study was: How can the knowledge and skills of the executive secretariat help in the daily performance of public servants who work in the UFTM as course secretaries? This problem was presented with the hypothesis that the knowledge, skills and attitudes of the executive secretariat are essential tools for the creation of a guide for public servants at the UFTM. The main objective was to identify all the difficulties of the secretaries of undergraduate courses at UFTM, in the development of their functions, to support the elaboration of an action guide for professional performance and a training course. The methodology involved bibliographical, qualitative, exploratory and documentary research, in addition to the application of a questionnaire. From this, it was possible to create a guide in which the preparation of memoranda, minutes, everything that involves the secretariat, in addition to the filing of documents is discussed. Additionally, it was possible to create a training course for the employees of the UFTM. Thus, it can be concluded that with the use of the guide created in this work and the realization of the training course that will be offered by the researcher, the course secretaries will be better able to perform their functions within the UFTM or at any University.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGuia.pt_BR
dc.subjectAções.pt_BR
dc.subjectSecretariado.pt_BR
dc.subjectServidores.pt_BR
dc.subjectGuide.pt_BR
dc.subjectActions.pt_BR
dc.subjectSecretariat.pt_BR
dc.subjectServers.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpt_BR
dc.titleEstudo e proposição de ações para melhoria do desempenho de secretários de cursos em IESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT MEIV S ROSA.pdfDISSERT MEIV S ROSA8,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.