Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARDUINI, Raphael Ilidio-
dc.creator.ID08954338690pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8869325943423848pt_BR
dc.contributor.advisor1ANGELOTTI, Wagner Fernando Delfino-
dc.contributor.advisor1ID25693806871pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1543974936493533pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T19:15:26Z-
dc.date.available2021-02-25-
dc.date.available2022-06-15T19:15:26Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1231-
dc.description.resumoEste estudo descreve o processo de criação de três vídeos educativo sobre o uso de questionários on-line na pesquisa com seres humanos. A realização do trabalho ocorreu no contexto de um comitê de ética em pesquisa como forma de desenvolvimento de instruções a pesquisadores que intentam utilizar questionários on-line como instrumento de coleta de dados na pesquisa com seres humanos. Inicialmente foi realizada uma introdução sobre a ética em pesquisa e o questionário como instrumento de pesquisa. O processo de criação do vídeo foi desenvolvido por meio da metodologia de pesquisa-ação, conforme proposto por Michel Thiollent, com um grupo de membros de um comitê de ética em pesquisa. A pesquisa respeitou o ciclo de investigação-ação, cumprindo as etapas de identificação do problema, planejamento, ação, descrição e avaliação. O problema identificado era a ausência de orientações para o uso de questionário on-line. A elaboração do vídeo foi estruturada em etapas, sendo essas a elaboração e aprovação do roteiro, gravação e edição do vídeo e avaliação do vídeo pelos participantes da pesquisa, sendo essas etapas realizadas nas fases de planejamento, ação e avaliação respectivamente. O primeiro vídeo apresenta a ética em pesquisa e o sistema CEP-CONEP; o segundo vídeo aborda o processo de consentimento/assentimento; e o terceiro vídeo, orienta a elaboração de um questionário on-line com o registro do consentimento/assentimento. Os resultados mostraram que os vídeos possuem adequação quanto ao objetivo proposto, a forma e ao conteúdo, e aptidão suficiente para serem utilizados, apontando um caminho para novas produções educativas referentes à ética em pesquisa no futuro.pt_BR
dc.description.abstractThis study describes the process of creating of three educational videos on the use of online questionnaires in research with human beings. This study was carried out in the context of a Research Ethics Committee as a way of developing instructions for researchers who intend to use online questionnaires as an instrument of data collection in research with human beings. Initially, an introduction was made about research ethics and the questionnaire as a research tool. The video creation process was developed using action research methodology, as proposed by Michel Thiollent, with a group of members of a research ethics committee. The research respected the action-research cycle, fulfilling the stages of problem identification, planning, action, description and evaluation. The problem identified was the lack of guidelines for the use of an online questionnaire. The preparation of the video was structured in stages, which are the preparation and approval of the script, recording and editing of the video and evaluation of the video by the research participants, these stages being carried out in the planning, action and evaluation phases respectively. The first video presents research ethics and the CEP-CONEP system; the second video addresses the consent/assent process; and the third video, guides the preparation of an online questionnaire with the registration of consent/assent. The results showed that the videos have adequacy as to the proposed objective, form and content, and sufficient aptitude to be used, pointing a way for new educational productions regarding research ethics in the future.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉtica em pesquisa.pt_BR
dc.subjectQuestionário on-line.pt_BR
dc.subjectVídeo educativo.pt_BR
dc.subjectPesquisa-ação.pt_BR
dc.subjectResearch ethics.pt_BR
dc.subjectOnline questionnaire.pt_BR
dc.subjectEducational video.pt_BR
dc.subjectAction research.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleConstrução de vídeos educativos sobre o uso de questionário on-line na pesquisa com seres humanospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT RAPHAEL I ARDUINI.pdfDISSERT RAPHAEL I ARDUINI1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.