Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Bruno Ribeiro e-
dc.creator.ID06951026645pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8772207271721610pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Ariana de-
dc.contributor.advisor1ID02214022929pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140273888034151pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-20T14:15:06Z-
dc.date.available2020-02-20-
dc.date.available2022-06-20T14:15:06Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1233-
dc.description.resumoCom a chegada dos dispositivos móveis, tem surgido novas possibilidades que facilitam as tarefas realizadas no cotidiano, inclusive no processo de ensino e aprendizagem. O mobile learning e a gamification têm se mostrado como recursos eficazes neste processo. Porém, algumas instituições de ensino ainda não usufruem desses benefícios. Neste contexto, com o intuito de colaborar no processo de ensino e aprendizado, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um ambiente que permita o aluno estudar através de jogos educativos em dispositivos móveis. O conteúdo abordado nesta aplicação foi inteligência artificial, por se tratar de um tema que tem se destacado na tecnologia. Para alcançar esse objetivo foi desenvolvido um aplicativo Android, uma aplicação web para usuários que preferem usufruir desses recursos sem a necessidade de instalação em seu dispositivo e um web service que irá responder as requisições dessas aplicações. Foi adotado a utilização de infraestrutura na nuvem para adequar os requisitos do governo para novas aplicações em instituições públicas e assim, ser possível usufruir de recursos presentes neste ambiente. O desenvolvimento da aplicação foi feito utilizando tecnologias em evidencias no mercado, e ao término do trabalho, foi analisado a performance e qualidade da aplicação, conseguindo obter 99 de 100 pontos possíveis no site PageSpeed Insight, do Google.pt_BR
dc.description.abstractWith the arrival of mobile devices, new possibilities have emerged that facilitate the tasks performed in everyday life, including the process of teaching and learning. Mobile learning and gamification have proven to be effective resources in this process. However, some educational institutions still do not enjoy these benefits. In this context, in order to collaborate in the teaching and learning process, this work aims to develop an environment that allows the student to study through educational games on mobile devices. The content addressed in this application was artificial intelligence, as it is a topic that has stood out in technology. To achieve this goal an Android application was developed, a web application for users who prefer to enjoy these resources without the need for installation on your device and a web service that will answer the requests of these applications. It was adopted the use of cloud computing to adapt the government requirements for new applications in public institutions and thus be able to take advantage of resources present in this environment. The development of the application was carried out using technologies in evidence in the market and, at the end of the work, the application's performance and quality were analyzed, obtaining 99 out of 100 possible points on the Google PageSpeed Insight website.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamification.pt_BR
dc.subjectMobile Learning.pt_BR
dc.subjectMicroservices.pt_BR
dc.subjectServerless.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma aplicação serverless para estudo utilizando mobile learning e gamificationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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