Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1235
Tipo: | Dissertação |
Título: | (Re) Pensando uma formação antirracista para o século XXI: desafios e possibilidades para docentes do ensino médio |
Autor(es): | ROCHA, Anna Carolina de Carvalho |
Primeiro Orientador: | MARQUES, Lúcio Álvaro |
Resumo: | Esse estudo objetiva levantar os desafios enfrentados por docentes do Ensino Médio durante seu percurso de formação para preparar cidadãos e cidadãs do século XXI considerando a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e a Lei nº 10.639/03 como instrumentos pedagógicos para construir uma escola antirracista. Entendendo as dimensões da ERER como ações sistemáticas que contribuem para o desvelamento e ressignificação do ideário preconceituoso o qual constituiu uma cultura escolar que invisibilizou a diversidade sociocultural e racial brasileira. Posto isto, os objetivos específicos desta pesquisa foram: (1) Identificar quais percursos formativos e acervos bibliográficos disponíveis aos docentes sobre Educação das Relações Étnico Raciais; (2) Elencar como docentes que já participaram de formações relativas à Educação para as Relações Étnico-Raciais enfrentaram e/ou enfrentarão desafios para desenvolver suas práticas pedagógicas usando a Lei nº 10.639/03 como referência no intuito de efetivar uma educação antirracista. A pesquisa foi desenvolvida com o professor do Ensino Médio participante do curso “Educação, Currículo, Africanidades e Brasilidades: saberes e fazeres para uma educação antirracista” ofertado e ministrado pela Professora Mestre Rosa Margarida de Carvalho Rocha entre outubro de 2020 e janeiro de 2021. A pergunta que pauta o problema desta pesquisa é: de que maneira fazer face à implementação da Lei nº 10.639/03 por meio de formação consistente sobre a temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) pensando os docentes e as especificidades do Ensino Médio? Foi possível constatar, a partir deste estudo, que as formações para os docentes desta etapa da educação básica necessitam observar: conhecimentos sócio-históricos sobre o povo negro; acesso a bibliografia renovada sobre o trato das questões raciais; domínio de estratégias didáticas para tratar do tema curricularmente em diálogo com os conhecimentos das várias áreas, além de reflexões sobre conceitos e preconceitos. Assim, a pesquisa mostrou que os desafios enfrentados pelos docentes estão relacionados a: falta de tempo e qualificação adequados para elaboração de atividades práticas interdisciplinares relativas ao tema, falta de apoio da gestão educacional e institucional no sentido de não abrir espaço para debates e capacitações em serviço, falta de trabalho coletivo para que projetos não sejam pontuais ou secundários no calendário escolar. As possíveis soluções para a prática laboral no intuito de incitar a construção de uma escola antirracista para e pela comunidade escolar, estão baseadas nos oito princípios da Professora Rosa Margarida Rocha que, em suma, estão ligados a: multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, valorização do povo negro, diversidade étnica no cotidiano, combate ao etnocentrismo, cultura e currículo escolar, extensão de materiais estereotipados, linguagem e letramento racial, soluções pedagógicas e formação docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como qualitativa quanto à sua abordagem que se justifica na medida em que foi possível levantar opiniões e concepções dos professores do Ensino Médio pesquisados quanto ao trato das relações étnico-raciais na sua prática pedagógica. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário com perguntas semiestruturadas utilizando o aplicativo de formulários 7 Google Forms online em função do momento pandêmico pelo qual o mundo passa. A perspectiva epistemológica deste estudo trouxe os pensadores Marco de Almeida, Livia Saches, Mariléia Cruz e Surya Barros. No intuito de explicitar sobre os impactos dos tipos de racismos presentes na escola e a busca pela equidade educacional, Kabengele Munanga e Miguel Arroyo. Complementando o diálogo teórico, trouxemos para refletir acerca dos desafios enfrentados pelos professores para formar-se em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Nilma Lino Gomes, Eliane Cavalleiro e Rosa Margarida. Além de apresentar as diretrizes jurídicas e educacionais que formam o arcabouço normativo que fundamentam a Lei nº 10.639/03, como o Estatuto da Igualdade Racial e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação para as relações étnico-raciais. |
Abstract: | This study aims to raise the challenges faced by high school teachers during their training course to prepare citizens of the 21st century considering Education for Ethnic-Racial Relations (ERER) and Law nº 10.639/03 as pedagogical instruments to build a anti-racist school. Understanding the dimensions of the ERER as systematic actions that contribute to the unveiling and resignification of the prejudiced ideology which constituted a school culture that made Brazilian sociocultural and racial diversity invisible. That said, the specific objectives of this research were: (1) To identify which training paths and bibliographic collections are available to teachers on Ethnic-Racial Relations Education; (2) List as teachers who have already participated in training related to Education for Ethnic-Racial Relations faced and/or will face challenges to develop their pedagogical practices using Law nº 10.639/03 as a reference in order to effect an anti racist education. The research was developed with the high school teacher participating in the course “Education, Curriculum, Africanities and Brazilianities: knowledge and practices for an anti-racist education” offered and taught by Professor Mestre Rosa Margarida de Carvalho Rocha between October 2020 and January 2021. The question that guides the problem of this research is: how to face the implementation of Law No. Medium? It was possible to verify, from this study, that the training for teachers at this stage of basic education needs to observe: socio-historical knowledge about the black people; access to renewed bibliography on the treatment of racial issues; mastery of didactic strategies to deal with the subject curricularly in dialogue with the knowledge of the various areas, in addition to reflections on concepts and prejudices. Thus, the research showed that the challenges faced by teachers are related to: lack of time and adequate qualifications for the elaboration of interdisciplinary practical activities related to the theme, lack of support from educational and institutional management in the sense of not opening space for debates and training in service, lack of collective work so that projects are not punctual or secondary in the school calendar. The possible solutions for the work practice in order to incite the construction of an anti-racist school 8 for and by the school community, are based on the eight principles of Professor Rosa Margarida Rocha which, in short, are linked to: multidisciplinarity and interdisciplinarity, appreciation of the black people , ethnic diversity in daily life, combating ethnocentrism, school culture and curriculum, extension of stereotyped materials, language and racial literacy, pedagogical solutions and teacher training. As for the methodological procedures, the research is characterized as qualitative in terms of its approach, which is justified insofar as it was possible to raise opinions and conceptions of the high school teachers surveyed regarding the treatment of ethnic-racial relations in their pedagogical practice. The research instrument used was the questionnaire with semi-structured questions using the Google Forms online form application due to the pandemic moment the world is going through. The epistemological perspective of this study brought the thinkers Marco de Almeida, Livia Saches, Mariléia Cruz and Surya Barros. In order to explain the impacts of the types of racism present in the school and the search for educational equity, Kabengele Munanga and Miguel Arroyo. Complementing the theoretical dialogue, we brought Nilma Lino Gomes, Eliane Cavalleiro and Rosa Margarida to reflect on the challenges faced by teachers to train in Education for Ethnic-Racial Relations. In addition to presenting the legal and educational guidelines that form the normative framework that underlie Law No. 10,639/03, such as the Racial Equality Statute and the National Curriculum Guidelines for education for ethnic-racial relations. |
Palavras-chave: | Educação antirracista. Lei nº 10.639/03. Formação Docente. Ensino médio. Anti-racist education. Law 10.639/03. Teaching training. High school. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1235 |
Data do documento: | 18-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Anna C C Rocha.pdf | Dissert Anna C C Rocha | 1,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.