Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Alcides Mariano-
dc.creator.ID37391939803pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2199932818322128pt_BR
dc.contributor.advisor1BUENO, José Lucas Pedreira-
dc.contributor.advisor1ID00276900677pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0805268924348920pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T12:59:46Z-
dc.date.available2021-08-30-
dc.date.available2022-06-28T12:59:46Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1243-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva investigar as mudanças no currículo e na política educacional para a formação de professores na Licenciatura em Estudos Sociais e em História na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava-SP. Elegemos a abordagem qualitativa de Estudo de Caso Histórico. Para isso, consideramos a dimensão histórica, político-ideológica e legal para realização desta pesquisa. Desse modo, assumimos a perspectiva da História aplicada à Educação, de natureza básica, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados coletados foram analisados pelo método da Análise Documental (ADOC). Primeiramente, discorremos teoricamente o conceito de “Currículo” e “Teoria da Mudança Curricular” na perspectiva de Ivor Goodson. Posteriormente, construímos reflexões sobre a implantação das Políticas de Currículo para o Ensino Superior, a partir do golpe que implantou a Ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) e os desdobramentos na Licenciatura em Estudos Sociais. Posteriormente, discorremos o processo de supressão do curso de Licenciatura em Estudos Sociais e o retorno da Licenciatura em História no processo de Redemocratização (1985) do país. Construímos, por meio do Estudo de Caso Histórico considerações teóricas e analíticas sobre a Faculdade FFCL, relacionando aos objetivos deste trabalho. Como resultados, compreendemos que as Políticas de currículo empreendidas pelo Estado, no contexto da Ditadura civil-militar, foram voltadas a atender aos interesses do capitalismo nacional e internacional. Buscou estruturar currículos prescritivos, a partir de reformas curriculares, adotando modelos externos. O currículo prescritivo da Licenciatura em Estudos Sociais e posteriormente da Licenciatura em História da FFCL nos forneceu elementos para interpretar a formalização resultante da centralização das políticas educacionais no Estado, envolvendo em cada momento histórico disputas, objetivos e aspirações políticas e econômicas relacionadas à educação superior. Concluímos que as mudanças curriculares no curso de Estudos Sociais na FFCL foram realizadas, a partir da “mudança curricular externa” comandada por “grupos externos” à instituição. Por meio de um movimento “de cima para baixo”, elas foram elaboradas e aplicadas “verticalmente” pelo Estado, principalmente na Ditadura civil-militar (1964-1985), atendendo aos interesses nacionais, internacionais ou à combinação dos mesmos. Com a redemocratização, os profissionais da Educação buscaram, por meio de movimentos de contestação, refratar “de baixo para cima” as fracassadas políticas curriculares de formação de professores comandadas externamente.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the changes in the curriculum and in the educational policy for teacher training in the Social Studies and History degrees at the Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava-SP. We elected the qualitative approach of Historical Case Study. For this, we considered the historical, political-ideological and legal dimensions to conduct this research. In this way, we assume the perspective of History applied to Education, with a basic, descriptive, bibliographic and documental nature. The data collected was analyzed using the Documentary Analysis method (ADOC). First, we discuss theoretically the concept of "Curriculum" and "Curriculum Change Theory" in Ivor Goodson's perspective. Afterwards, we reflect about the implementation of the Curriculum Policies for Higher Education after the military coup that implanted the civil-military dictatorship in Brazil (1964-1985) and its unfoldings in the Social Studies Undergraduate Program. Afterwards, we discuss the process of suppression of the Degree in Social Studies and the return of the Degree in History in the process of Redemocratization (1985) of the country. We built, by means of the Historical Case Study, theoretical and analytical considerations about the FFCL Faculty, relating them to the objectives of this work. As results, we understand that the curriculum policies undertaken by the State, in the context of the civil-military Dictatorship, were geared to meet the interests of national and international capitalism. It sought to structure prescriptive curricula based on curricular reforms, adopting external models. The prescriptive curriculum of the Degree in Social Studies and later of the Degree in History of the FFCL provided us with elements to interpret its formalization resulting from the centralization of educational policies in the State, involving in each historical moment disputes, objectives and political and economic aspirations related to higher education. We conclude that the curricular changes in the Social Studies course at the FFCL were made from the "external curricular change" commanded by "external groups" to the institution. By means of a "top-down" movement, they were elaborated and applied "vertically" by the State, mainly during the civil-military Dictatorship (1964-1985), attending national or international interests, or a combination of them. With the re-democratization, the professionals of education sought, through movements of contestation, to refract "from the bottom up" the failed curricular policies of teacher education commanded externally.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo da formação de professores.pt_BR
dc.subjectLicenciatura em Estudos Sociais.pt_BR
dc.subjectLicenciatura em História.pt_BR
dc.subjectPesquisa histórica.pt_BR
dc.subjectDitadura.pt_BR
dc.subjectRedemocratização.pt_BR
dc.subjectTeacher training curriculum.pt_BR
dc.subjectDegree in Social Studies.pt_BR
dc.subjectDegree in History.pt_BR
dc.subjectHistorical research.pt_BR
dc.subjectDictatorship.pt_BR
dc.subjectRedemocratization.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleUm estudo de caso histórico sobre as mudanças curriculares da licenciatura em Estudos Sociais e em Históriapt_BR
dc.title.alternativeA historical case study on the curricular changes of the Degree in Social Studies and Historypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Alcides M Ribeiro.pdfDissert Alcides M Ribeiro1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.