Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1247
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | KIKUICHI, Vivian Zerbinatti da Fonseca | - |
dc.creator.ID | 05086621682 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6346755982382415 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | KARWOSKI, Acir Mário | - |
dc.contributor.advisor1ID | 78300142991 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0772872573503574 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T16:57:20Z | - |
dc.date.available | 2018-07-13 | - |
dc.date.available | 2022-06-28T16:57:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-13 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1247 | - |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo identificar as percepções e os sentidos compostos pelos sujeitos envolvidos diretamente no processo de inclusão de um estudante Surdo em uma escola pública municipal da cidade de Uberaba, Minas Gerais. Para tal, foi levantado o seguinte problema de pesquisa: Quais as intercorrências causadas pela inclusão de um estudante Surdo na escola regular e quais são as percepções e os diferentes sentidos compostos pelos participantes diretamente envolvidos nesse processo? O trabalho foi realizado com base nos pressupostos da pesquisa de cunho etnográfico, sendo utilizados como instrumento para coleta de dados a observação, questionário aplicado aos estudantes ouvintes, entrevista semiestruturada gravada com os participantes adultos que atuam em diversos setores da escola e entrevista semiestruturada filmada direcionada ao estudante Surdo, com todas as questões realizadas em Língua Brasileira de Sinais, totalizando 32 participantes. Como aporte teórico para o estudo relacionado à educação dos Surdos e suas nuances destacam-se as contribuições de Quadros (1997, 2004), Lacerda e Góes (2000), Goldfeld (2002), Fernandes (2000, 2003, 2012), Skliar (2006), Glat (2007), Machado (2008), Dorziat (2009); para enriquecer as problematizações sobre a inclusão utilizou-se Turetta (2006), Mazzotta (2008), Abramowicz e Rodrigues (2013), Santos e Lacerda (2013) e Carneiro (2017). A análise dos dados coletados na pesquisa foi realizada sob o viés da teoria histórico-cultural de Vygotsky e para a análise de conteúdo foram utilizadas as contribuições de Bardin (2016). Como resultado conclui-se que a pesquisa contribuiu para as discussões que envolvem o tema da inclusão do estudante Surdo. Considera se fundamental refletir sobre os desafios e possibilidades da inclusão do Surdo tendo como ponto de partida as percepções das pessoas que participam efetivamente desse processo, também é importante conhecer as angústias, os medos, as fragilidades, as necessidades, os sentimentos, as representações que surgem nas interações cotidianas, pois poderá possibilitar a reformulação de pressupostos, ressignificação de conceitos, condutas e atitudes que possivelmente apontarão para a existência de uma pluralidade de caminhos em relação à inclusão construídos a partir das diversas percepções dos sujeitos envolvidos nesse processo e não simplesmente pelas imposições da legislação educacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this study is to identify the perceptions and the meanings composed by subjects involved in the process of inclusion of a Deaf student in a public school in the city of Uberaba, Minas Gerais State. In order, to achieve this, we came across the following research problem: what are the situations caused by the inclusion of a Deaf student in the public-school system and what are the perceptions and the different meanings composed by participants involved in this process? This study was based on the theoretical assumptions of ethnographic research, so we used as data collection instruments: observation, questionnaire applied to listening students, semi-structured interview recorded with adult participants who work in several school departments and semi-structured interview filmed with a Deaf student, using the Brazilian Sign Language; summing 32 participants in total. As the theoretical basis for the study related to the Deaf education, we highlight the contributions of Quadros (1997, 2004), Lacerda and Góes (2000), Goldfeld (2002), Fernandes (2000, 2003, 2012), Skliar (2006), Glat (2007), Machado (2008), Dorziat (2009); to enrich the problematization about inclusion, we used Turetta (2006), Mazzotta (2008), Abramowicz and Rodrigues (2013), Santos and Lacerda (2013) and Carneiro (2017). We analyzed the data collected during the research through the Vygotskian cultural historical theory and for the analysis of the content we used the contributions of Bardin (2016). As a result, we conclude that the research contributed to the discussions that involve the inclusion of the Deaf student topic. We understand it is fundamental to reflect about the challenges and possibilities of inclusion of the Deaf by considering the perceptions of the professionals who participate effectively in this process, it is also important to get to know the anguishes, the fears, the weaknesses, the necessities, the feelings, the representations that emerge in the daily interactions, for it could help the reformulation of assumptions, understand better the concepts, the conducts and attitudes that will possibly point towards the existence of plural ways in relation to inclusion developed from varied perceptions of subjects involved in this process and not simply by the impositions of educational legislation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão. | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos. | pt_BR |
dc.subject | Língua de Sinais. | pt_BR |
dc.subject | Inclusion. | pt_BR |
dc.subject | Deaf education. | pt_BR |
dc.subject | Sign Language. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Compondo sentidos sobre a inclusão do aluno surdo: as percepções dos sujeitos envolvidos no processo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Vivian Z F Kikuichi.pdf | Dissert Vivian Z F Kikuichi | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.