Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1251
Tipo: Dissertação
Título: A in(ex)clusão do estudante surdo em aulas de Ciências: análise de uma proposta didática envolvendo museu e escola com base no método da lembrança estimulada
Título(s) alternativo(s): The in(ex)clusion of the deaf students in Science Classes: analysis of a didactical proposal involving museum and school based on stimulated recall method
Autor(es): BORGES, Ariany Palhares de Oliveira
Primeiro Orientador: OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta
Resumo: Há muito discute-se sobre a inclusão educacional da pessoa com deficiência, porém o diferencial desta pesquisa está em trazer uma reflexão sobre a comunidade surda e como cultura surda e cultura científica se unem em aulas de ciências. Nesta vertente, buscou-se entender como essas duas culturas se cruzam e mais especificamente como o uso de metodologias diferenciadas contribuíram com aprendizado de quatro estudantes surdos do 6º ano do Ensino Fundamental. Nosso objetivo geral consistiu em analisar as interações cultura científica e cultura surda a partir do trabalho com uma unidade didática sobre paleontologia que integrou museu e escola. Assim esta pesquisa se encaixa em uma metodologia qualitativa pautada na observação participante e com base no Método da Lembrança Estimulada (MLE), até então não utilizado com o público surdo em pesquisas no campo da Educação. Portanto, a partir da observação participante nas aulas de ciências e das observações das interações mediador/intérprete/visitantes surdos/visitantes ouvintes/professora de ciências durante a visita ao Museu dos Dinossauros em Peirópolis, Uberaba, Minas Gerais, do material produzido durante a visita ao espaço e da entrevista estruturada realizada com a professora de ciências da turma na qual os estudantes estão incluídos, foi possível levantar hipóteses e possíveis esclarecimentos sobre o objetivo que norteia esta pesquisa e também conhecer um pouco mais sobre a realidade vivenciada na tríade educacional dos surdos, ou seja, estudante surdo, intérprete de Libras e professor. Percebemos a importância de mais estudos e reflexões sobre como vem sendo realizada a in(ex)clusão do estudante surdo nas aulas de ciências, bem como os desafios, as possibilidades e, principalmente, nos alertar sobre a discrepância cultural que permeia as salas de aula, ou seja, o conhecimento da língua de sinais e da língua portuguesa (LP), tendo em vista que, por mais que saibamos da importância de uma educação bilíngue, a forma como surdos são ensinados e avaliados ainda ocorre por meio da língua portuguesa, levando-o ao insucesso em vários conteúdos, por um sistema que carece de um olhar mais humanizado e formativo. Nesta direção, o MLE mostrou-se como ferramenta interessante para avaliação do estudante surdo, uma vez que trabalha predominante com a componente visogestual. Faz-se necessário que a avaliação seja realizada em Libras pois, na comparação com a avaliação em língua portuguesa (LP), a primeira evidenciou o levantamento de conceitos por parte do estudante surdo que a avaliação em LP não levantou. Assim, o MLE mostrou-se como elemento de colaboração para o desenvolvimento dos estudantes surdos, favorecendo a compreensão da unidade didática. Para a análise da entrevista com a professora, nos apropriamos de quatro categorias mapeadas por Tuxi (2009) para finalização de análise do material empírico: (i) entendendo a inclusão, (ii) a importância e reconhecimento da função do intérprete educacional, (iii) língua de sinais e (iv) co-docência. Outras duas categorias foram pensadas para ampliar a melhor análise: (i) materiais didáticos e (ii) importância dos espaços não formais relacionados às ciências para pessoas surdas.
Abstract: We have been discussing the educational inclusion of people with disabilities, but the differential of this research is bring a reflection about the deaf community and as deaf culture and scientific culture can be present in science classes. In this dissertation, we seek to understand how these two cultures intersect and more specifically how four deaf students from the 6th grade of elementary school understand the appropriation of knowledge about paleontology. Our general objective was to analyze the interactions of scientific culture and deaf culture from the work with a didactic unit on paleontology that integrated museum and school. Thus, this research fits into a qualitative methodology based on participant observation and based on the Stimulated Recall Method (SRM), until then unused with the deaf public. Therefore, from the participant observation in the science classes and from the observations of the mediator/interpreter/deaf visitors/hearing visitors/science teacher interactions during the visit to the Dinosaur Museum in Peirópolis, Uberaba, Minas Gerais, the material produced during the visit to the space and the structured interview with the science teacher, it was possible to raise hypothesis and possible explanations about the objective that guides this research and also to know a little more about the reality experienced in the educational triad of the deaf: deaf student, Libras interpreter and teacher. We perceive the importance of further studies and reflections on how the deaf student's (in)exclusion in science classes has been carried out, as well as the challenges, the possibilities and above all warn us about the cultural discrepancy that permeates the classrooms, or knowledge of sign language and the Portuguese Language (LP), considering that, although we know the importance of a bilingual education, the way of deaf people are taught and evaluated still occurs through the Portuguese Language, leading to failure in various contents by a system that lacks a more humanized and formative education. In this direction, the SRM was shown as an interesting tool for the evaluation of the deaf student, since it works predominantly with the visogestual component. It is necessary that the evaluation be carried out in Libras because, in comparison with the evaluation in Portuguese Language (LP), the first one evidenced the survey of concepts by the deaf student that the evaluation in LP did not raise. Thus, SRM proved to be an element of collaboration for the development of deaf students, favoring the understanding of the didactic unit. For the analysis of the interview with the teacher, we have appropriated four categories mapped by Tuxi (2009), to finalize the analysis of the empirical material: (i) understanding the inclusion, (ii) the importance and recognition of the role of the educational interpreter, (iii) sign language and (iv) co teaching. Two other categories were designed to expand the analysis: (i) teaching materials and (ii) importance of non-formal spaces related to the sciences for deaf people.
Palavras-chave: Cultura surda.
LIBRAS.
Inclusão de surdos.
Ensino de Ciências.
Lembrança Estimulada.
Deaf culture.
LIBRAS.
Inclusion for deaf.
Science teaching.
Stimulated recall method.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1251
Data do documento: 26-Fev-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Ariany P O Borges.pdfDissert Ariany P O Borges2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.