Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Produção e análise de MOOC para professores do Ensino Médio: estudando manifestações da Semana de Arte Moderna com abordagens da Mídia-educação e recursos educacionais abertos
Autor(es): SEBASTIÃO, Ana Paula Ferreira
Primeiro Orientador: SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de
Resumo: Documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (PCN+), geram diversas demandas referentes ao uso crítico das mídias em sala de aula, porém, não informam aos professores como estas poderão ser atendidas. Em uma tentativa de auxiliar os professores em relação a estas questões, este estudo tem como objetivo geral produzir e avaliar um MOOC que atenda às demandas referentes às mídias, constantes nos PCN+. Ao trabalhar a Semana de Arte Moderna, por meio de abordagens mídia-educativas e do uso de recursos educacionais abertos, tem-se como objetivos específicos: identificar as configurações de MOOCs existentes e seus principais atributos; selecionar os aplicativos necessários para o funcionamento do MOOC; adaptar e/ou criar materiais que atendam à concepção de um curso do tipo MOOC; produzir o modelo do curso; e analisar o esboço de curso. O ponto de partida para a criação deste modelo de curso foi um experimento realizado em uma escola pública, que envolveu o uso de abordagens mídia-educativas no ensino da Língua Portuguesa. A pergunta que guiou este trabalho foi: “Como utilizar a tecnologia dos MOOC para a formação inicial e continuada do professor, por meio da integração das abordagens mídia educativas ao ensino sobre a Semana de Arte Moderna, em consonância com as demandas propostas pelos PCNEM e pela cultura midiática que os jovens trazem para a escola?”. O percurso para alcançar os objetivos propostos foi realizado por meio das metodologias de design da informação, atômico e de Bonsiepe. A fundamentação teórica teve, dentre outros autores: PCN+ (2002); para o assunto MOOC: Bates (2015), Conole (2016), Mattar (2013), Siemens (2012a,2012b); Mídia educação: Buckingham (2007, 2010, 2012, 2013), Fantin (2011, 2012), Siqueira (2008, 2013, 2014, 2016); Recursos Educacionais Abertos: Comunidade REA Brasil (2014), Okada (2013), Santos (2009, 2012, 2014), Wiley ([20--]); Metodologias de Design: Bonsiepe (1984), Frost (2013, [2015?]) e Redish (2000). Como resultado deste estudo tem-se um modelo de curso que se apresenta como uma possibilidade de integrar as abordagens mídia-educativas, não apenas a um tópico da disciplina de Língua Portuguesa, mas, também, a outras disciplinas, além de ser um possível incentivo para que outros professores também construam os seus próprios MOOCs.
Abstract: Official documents such as the Curriculum Parameters for High School (PCN +) generate several demands regarding the critical use of the media in the classroom, but do not inform the teachers how they can serve them. In an attempt to assist teachers in these issues, this study has the general objective of producing and evaluating a MOOC that meets the media demands of NCPs in working the Modern Art Week through media- And the use of open educational resources and as specific objectives: to identify the configurations of existing MOOCs and their main attributes; Select the applications required for MOOC operation; Adapt and / or create materials that fit the design of a MOOC course; Produce the course template; And analyze the course outline. The starting point for the creation of this course model was an experiment carried out in a public school that involved the use of media-educational approaches in the teaching of the Portuguese Language and the question that guided this work was: "How to use MOOC technology to The initial and continued formation of the teacher, through the integration of media-educational approaches to teaching about the Week of Modern Art, in line with the demands proposed by the PCNEM and the media culture that young people bring to school? " To reach the proposed objectives was accomplished through the methodologies of information design, atomic and Bonsiepe. The theoretical basis had among other authors: PCN + (2002); For the subject MOOC: Bates (2015), Conole (2016), Mattar (2013), Siemens (2012a, 2012b); Media-education: Buckingham (2007, 2010, 2012, 2013), Fantin (2011, 2012), Siqueira (2008, 2013, 2014, 2016); Open Educational Resources: Community REA Brazil (2014), Okada (2013), Santos (2009, 2012, 2014), Wiley ([20- -]); Design Methodologies: Bonsiepe (1984), Frost (2013, [2015?]) and Redish (2000). As a result of this study, there is a course model that presents itself as a possibility to integrate the media-educational approaches not only to a topic of the Portuguese Language discipline but also of other disciplines and a possible incentive for other teachers to construct Their own MOOCs.
Palavras-chave: MOOC.
Mídia-educação.
Semana de Arte Moderna.
Capacitação a distância.
Mídias.
MOOC.
Media-education.
Week of Modern Art.
Distance training.
Media.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1252
Data do documento: 23-Ago-2017
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