Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1253
Tipo: | Dissertação |
Título: | Curso de reciclagem de condutores infratores novas perspectivas na educação a distância |
Autor(es): | MOLINA, Breno Lopes |
Primeiro Orientador: | GAYDECZKA, Beatriz |
Resumo: | O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) determina que a abordagem dos Cursos de Reciclagem de Condutores Infratores deve ser dinâmica e participativa, voltada a revisão de valores e atitudes (CONTRAN, 2004), entretanto, os cursos existentes, principalmente na modalidade à distância, são apenas reproduções do conteúdo apresentado na primeira habilitação. Sendo assim, esta pesquisa se dedica à elaboração de um Curso de Reciclagem de Condutores que, aliando novas tecnologias e gamificação, consiga tornar o processo de aprendizagem mais eficaz. Diferentes mídias foram articuladas aos Recursos H5P para se produzir conteúdo e atividades interativas. A estrutura de gamificação foi pensada de forma a motivar o aluno, elaborada a partir da abordagem de design de games Mechanics Dynamics Aesthetics (MDA) (WERBACH; HUNTER, 2015) que aborda elementos como as emoções envolvidas no processo de aprendizagem, a progressão do aprendiz ao longo do curso, desafios e sistemas de pontuação e recompensa. O curso foi estruturado na plataforma Moodle, de acordo com os módulos determinados pelo CONTRAN (2004), sendo que cada módulo contém um livro interativo, três desafios em diferentes níveis – fácil, médio e difícil – e uma avaliação do módulo. O conteúdo, por ser apresentado de forma interativa, se mostra mais atraente para o aluno e as atividades, por serem apresentadas na mesma página do conteúdo, permitem feedback imediato sobre os erros e acertos do aluno. Dentro de cada nível da estrutura de gamificação foram estabelecidas premissas básicas como a intencionalidade de produzir o Estado de Fluxo (CSIKSZENTMIHALYI, 1999) a partir da determinação de objetivos claros ao aluno, do feedback imediato sobre a situação da aprendizagem e do ajuste da dificuldade dos desafios com a habilidade do aluno. O Curso de Reciclagem de Condutores tem aplicação direta em empresas do setor de formação de condutores, bem como, a metodologia utilizada em sua elaboração pode ter aplicações nas mais diversas áreas educacionais. |
Abstract: | The Brazilian National Traffic Council (CONTRAN) determines that the approach of the Offender Driver Recycling Courses must be dynamic and participatory, aimed at revising values and attitudes (CONTRAN, 2004), however, the existing courses, mainly in the distance education modality, are only reproductions of the content presented in the courses for the first qualification. Therefore, this research aims to elaborate a Driver Recycling Course that, combining new technologies and gamification, can make the learning process more effective. Different media were articulated to the H5P Resources to produce content and interactive activities. The gamification structure was designed to motivate the student, elaborated from the game design approach Mechanics Dynamics Aesthetics (MDA) (WERBACH; HUNTER, 2015) that addresses elements such as the emotions involved in the learning process, the progression of the learner throughout the course, challenges and scoring and reward systems. The course was structured on the Moodle platform, according to the modules determined by The Brazilian National Traffic Council (2004), with each module containing an interactive book, three challenges at different levels - easy, medium, and difficult - and an evaluation of the module. The content is presented interactively, which makes it more attractive to the student, and the activities, as they are presented on the same page as the content, allow immediate feedback on the student's mistakes and successes. Within each level of the gamification structure, basic premises were established, such as the intention to produce the State of Flow (CSIKSZENTMIHALYI, 1999) based on the determination of clear objectives for the student, immediate feedback on the learning situation, and adjustment of the difficulty of challenges with the student's skill. The Driver Recycling Course has direct application in companies in the driver training sector, as well as the methodology used in its elaboration may have applications in the most diverse educational areas. |
Palavras-chave: | Formação de condutores. Educação a distância. Gamificação. Moodle. Drivers training. E-learning. Gamification. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1253 |
Data do documento: | 11-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERT BRENO L MOLINA.pdf | DISSERT BRENO L MOLINA | 1,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.