Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
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dc.creatorZAGATI, Suzana da Silva-
dc.creator.ID01689794976pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8925660302300367pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Pollyana Cristina dos Santos-
dc.contributor.advisor1ID01406517640pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608992735519165pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-29T17:52:39Z-
dc.date.available2022-02-01-
dc.date.available2022-06-29T17:52:39Z-
dc.date.issued2022-02-01-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1254-
dc.description.resumoComo medida de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública, os servidores de universidades públicas federais puderam executar suas atividades remotamente, quando possível, enquanto perdurasse a situação decorrente do Coronavírus. A presente pesquisa tem como objetivo geral Analisar as características e percepções dos Técnicos Administrativos de Universidades Federais, em relação ao trabalho remoto, durante a pandemia do novo Coronavírus. Participaram 975 Técnicos Administrativos que trabalharam em home office durante o período da pandemia. Trata-se de uma investigação de caráter analítico, transversal e observacional. Os dados foram obtidos por meio de questionário web survey, criado utilizando o Google Gsuite. Os dados foram enviados para uma planilha do Excel e, posteriormente, importados para o software livre R para análise estatística, por meio de frequências absolutas e percentuais para as variáveis categóricas, e medidas de centralidade (média ou mediana) e de dispersão (desvio padrão ou mínimo e máximo) para as numéricas; sendo aplicado o teste quiquadrado. O nível de significância (α) foi de 5%, sendo os testes considerados significativos quando p<0,05. Predominou o sexo feminino, casados, sendo do cargo assistente em administração, possuíam especialização lato sensu e não tinham filhos em idade escolar. Informaram não ter trabalhado, na mesma residência, com outra pessoa de forma remota durante a pandemia e que tinham nenhuma experiência em trabalhar remotamente. O maior percentual mencionou ter utilizado muito frequentemente o notebook ou laptop, smartphone e roteador e nunca terem utilizado equipamentos ergonômicos. Predominaram os servidores muito satisfeitos com a utilização do e-mail, google documentos, google drive, google formulários, google meet, SEI e WhatsApp. Assim como, não realizaram curso de capacitação para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) antes ou durante a pandemia. Relataram ser vantajoso realizar suas atividades de forma remota durante a pandemia, no que se refere a flexibilidade no horário de trabalho, redução de gastos com transporte, diminuição do tempo gasto com deslocamento. Assim como, maior concentração para o desempenho do trabalho, menor interrupção durante o trabalho remoto, poder estabelecer os próprios horários, maior proximidade com familiares, entretanto no que diz respeito a recursos ergonômicos apropriados disseram não ser vantajoso. Consideraram a falta de contato direto, no mesmo ambiente físico, com outras pessoas e realizar atividades além do horário determinado como remoto muito desvantajoso, citaram ainda ser extremamente desvantajoso separar o espaço de trabalho e o ambiente doméstico. As dificuldades com conexão de internet, com o uso das TICs, falta de treinamento específico, conciliar as atividades domésticas com as atividades remotas; além das desvantagens em relação a sobrecarga de trabalho estiveram associadas ao sexo feminino. Bem como à redução de gastos com transporte, menor interrupção durante o trabalho, à satisfação com a realização das atividades laborais de forma remota foram associadas à faixa etária. No que diz respeito a considerarem viável que sua instituição aderisse ao teletrabalho após o período da pandemia, 44% responderam que concordam totalmente e 39% concordam parcialmente. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para ampliar o conhecimento sobre o trabalho remoto desenvolvido por técnicos administrativos de universidades públicas do Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAs a protective measure to face the public health emergency, servers of federal public universities were able to carry out their activities remotely, when possible, while the situation resulting from the Coronavirus lasted. The present research has as general objective to analyze the characteristics and perceptions of Administrative Technicians of Federal Universities, in relation to remote work, during the pandemic of the new Coronavirus. Participated 975 Administrative Technicians who worked from home during the pandemic period. This is an analytical, transversal and observational investigation. Data were obtained through a web survey questionnaire, created using Google Gsuite. Data were sent to an Excel spreadsheet and subsequently imported into the free software R for statistical analysis, using absolute frequencies and percentages for categorical variables, and measures of centrality (average or median) and dispersion (standard deviation or minimum and maximum) for numerical ones; the chi-square test was applied. The level of significance (α) was 5%, and the tests were considered significant when p<0.05. Females predominated, were married, being an assistant position in administration, had a lato sensu specialization and had no school-age children. They reported not having worked, in the same residence, with another person remotely during the pandemic and that they had no experience working remotely. The highest percentage mentioned having used a notebook or laptop, smartphone and router very often and never having used ergonomic equipment. The servers were very satisfied with the use of e-mail, google documents, google drive, google forms, google meet, SEI and WhatsApp. As well as, they did not take a training course for the use of Information and Communication Technologies (ICTs) before or during the pandemic. They reported that it is advantageous to carry out their activities remotely during the pandemic, with regard to flexibility in working hours, reduction of transport costs, reduction of time spent traveling, greater concentration for work performance, less interruption during work remote, being able to establish their own schedules, greater proximity to family members, however, with regard to appropriate ergonomic resources, they said it was not advantageous. They considered the lack of direct contact, in the same physical environment, with other people and carrying out activities beyond the determined time as remote very disadvantageous, they also mentioned that it was extremely disadvantageous to separate the work space and the home environment. Difficulties with internet connection, with the use of ICTs, lack of specific training, reconciling domestic activities with remote activities; in addition to the disadvantages in relation to work overload, they were associated with the female gender. As well as the reduction of transport expenses, less interruption during work, satisfaction with carrying out work activities remotely were associated with the age group. With regard to considering it feasible for their institution to adhere to teleworking after the pandemic period, 44% responded that they fully agree and 39% partially agree. It is expected that the results obtained can contribute to expanding knowledge about remote work developed by administrative technicians from public universities in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração pública.pt_BR
dc.subjectTrabalho remoto.pt_BR
dc.subjectTeletrabalho.pt_BR
dc.subjectUniversidades federais.pt_BR
dc.subjectPublic administration.pt_BR
dc.subjectRemote work.pt_BR
dc.subjectTelework.pt_BR
dc.subjectFederal universities.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.titleTrabalho remoto: análise sobre as características e percepções de técnicos administrativos atuantes durante a pandemia do novo coronavíruspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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