Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFRANCO, Rúbia Amanda Guimarães-
dc.creator.ID39533686804pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6533689222656681pt_BR
dc.contributor.advisor1KATO, Danilo Seithi-
dc.contributor.advisor1ID21568438800pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8887588890591886pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T13:36:46Z-
dc.date.available2018-02-21-
dc.date.available2022-06-30T13:36:46Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1259-
dc.description.resumoNo contexto de um cursinho popular que trabalha com métodos alternativos de ensino no interior de São Paulo, esta pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira ocorre o processo de mediação dos professores e de que maneira no decorrer deste processo emergem discussões acerca da Biodiversidade. Para estabelecer essas discussões, partimos dos referenciais que discutem a Educação popular e a abordagem intercultural de educação, os currículos elaborados sob a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, com ênfase na utilização de questões sociocientíficas como ferramenta metodológica para aulas, com a finalidade de promover interações verbais entre alunos e professores e aproximar a realidade dos estudantes, nessa perspectiva na abordagem intercultural a aprendizagem se dá por meio dessas interações de modo que se estabeleça a negociação entre o conhecimento científico com o cotidiano. A mediação do professor nesse contexto é vista numa proposta dialógica. Em relação aos procedimentos metodológicos, adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa, em uma perspectiva etnográfica, com ênfase na análise do cotidiano escolar, em que foram realizadas observações das aulas e dos processos pedagógicos, das elaborações das aulas e produções dos materiais didáticos e também reuniões do corpo docente e em grupos do WhatsApp, no decorrer deste processo foi elaborado um caderno de campo. Utilizamos também uma entrevista de grupo focal. Para a construção dos dados, foram utilizados os registros do caderno de campo, trechos de interações verbais entre alunos e professores e a transcrição das entrevistas. Os resultados evidenciam de que maneira ocorre o processo de mediaçao sobre o conceito em foco, a partir da interações entre os professores- professores e professores- alunos. Foi possivel identificar em vários momentos do currículo, as dimensões acerca do conceito de Biodiversidade.pt_BR
dc.description.abstractIn the context of a popular course that works with alternative teaching methods in the interior of São Paulo, this research aims to understand how the mediation of teachers in classes based on socio-scientific issues can promote dialogues about the concept of Biodiversity. In order to establish these discussions we start with the references in Popular Education and Intercultural education, Science Teaching that discuss the curricular approach Science, Technology and Society and the use of socio-scientific questions as a methodological tool for classes, with the purpose of promoting discursive interactions between students and teachers and approaching Students' reality, in this perspective the interculturalism learning takes place through these interactions to establish the negotiation between scientific knowledge and personal experiences. The teacher's mediation in this context is seen in a dialogical proposal. Regarding the methodological procedures, we adopted the ethnographic perspective with an emphasis on the analysis of daily school, in which observations were about of classes and pedagogical processes, classrooms and productions of didactic materials, teacher meetings and WhatsApp groups and elaborated a field notebook. We also used a focus group interview method to obtain information about elements that are related to classroom mediation. For the construction of the data, the records of the field book, excerpts of discursive interactions between students and teachers and the transcription of interviews. The results show how the process of mediation on the concept in focus occurs through the interactions between teachers-teachers and students-teachers. And it was possible to identify at various times in the curriculum the dimensions about the concept of Biodiversity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação científica.pt_BR
dc.subjectInterculturalidade.pt_BR
dc.subjectMediação de professores.pt_BR
dc.subjectQuestões sociocientíficas.pt_BR
dc.subjectBiodiversidade.pt_BR
dc.subjectScientific education.pt_BR
dc.subjectInterculturality.pt_BR
dc.subjectTeacher mediation.pt_BR
dc.subjectSocio-scientific issues.pt_BR
dc.subjectBiodiversity.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleMediação do professor em sala de aula: a abordagem do conceito de biodiversidade no contexto da educação popularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Rubia A G Franco.pdfDissert Rubia A G Franco2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.